A Dieta como estratégia para o controle de peso: Relato de experiência sobre a elaboração de um vídeo aula para portadores de hipertensão arterial.

Margareth Caetano da Silva Freitas, Isabel CF da Cruz

Resumo


A Hipertensão arterial é uma condição clinica multifatorial caracterizada por níveis da pressão arterial igual ou maior que 140 mmHg por 90 mmHg. Os principais fatores de risco que podem levar a hipertensão estão ligados ao estilo de vida. A predisposição genética e os fatores de risco tendem a contribuir para complicações como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e insuficiência renal. Uma dieta, rica em frutas, fibras, hortaliças, leite e derivados com baixos teores de gordura, auxiliam na perda de peso e na redução da pressão alta. Por isso é importante incluir esses alimentos na refeição diária. Este estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a vivência de uma aluna de enfermagem na construção de uma vídeo-aula de educação em saúde para adultos e idosos, cujo tema é “Hipertensão arterial: a dieta como estratégia para o controle de peso”, uma proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III realizada pelo sistema de Educação à distância (EAD); no segundo semestre de 2012. A utilização de recursos tecnológicos durante a prática de ensino como facilitador do aprendizado vem sendo cada vez mais utilizada. Deste modo, vídeo-aulas se caracterizam como um recurso que pode ajudar o profissional de saúde a proporcionar aos seus clientes uma melhor compreensão do conteúdo em questão, tornando-se necessário repensar as estratégias de ensino utilizadas na educação em saúde como as tradicionais palestras, que não apresentam nenhum atrativo, sendo mais prazerosa uma aula interativa, com auxílio de vídeos e imagens animadas.


Palavras-chave


Hipertensão, aprendizagem por associação, educação em saúde, avanços tecnológico.

Texto completo:

HTML

Referências


Ministério da Saúde. ( Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial da Saúde. Hipertensão arterial. [Internet] [acesso em 2013 Fev 20]. Disponível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=397&Itemid=539

Cozer C, Pisciolaro F. Os Pilares do Tratamento Contra a Obesidade. Revista da ABESO 2012 [Internet]. Acesso em 2013 fev 20 60 (Ano XII): [aproximadamente 2 p.] Disponível em: http://www.abeso.org.br/pdf/revista60/pilares_tratamento.pdf .

Fonseca RM. Estilo de vida apropriado para pacientes com hipertensão sistêmica essencial [Internet] Acessado em: 2013 Fev 10 Disponível em: http://www.fmc.br/tcc23.pdf

VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet]. 2010 [cited 2013 jan 20]; 17(1): 57-60. Available from: http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA_6485.pdf

Sady M. As Estratégias utilizadas no processo de ensino aprendizagem:concepções de alunos e professores de ciências contábeis. [Internet] [Acesso em 2013 Fev 10] [aproximadamente 8 p.] Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos92009/283.pdf

BRASIL. LEI 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.1996. Web site for the program available at: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf. in: mar/ 2013.

Vialli A, Motta RAM, Oliveira AS, et al. Gestão do Enriquecimento da Elaboração de Vídeo-aulas: uma Proposta de Aumento da Interatividade Entre Professor e Estudante. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2011. Web site for the program available at: http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf. in: mar /2013.

Kenski V M.; Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).