Relato de experiência: elaboração de uma videoaula sobre a importância da redução ou cessação do consumo de álcool para pacientes hipertensos.

Luiza de Lima Beretta, Isabel CF da Cruz

Resumo


A Hipertensão Arterial (HAS) é caracterizada por níveis pressóricos elevados sustentados, iguais ou maiores a 140 mmHg por 90 mmHg. Constitui um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Seu tratamento inclui medidas medicamentosas e mudanças no estilo de vida; dentre elas encontra-se a redução ou cessação do consumo de álcool. O álcool é uma substância tóxica, seu consumo elevado e frequente está associado à elevação da pressão arterial, maior risco de infarto do miocárdio e doenças cerebrovasculares. Este estudo trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a vivência de uma aluna de enfermagem na elaboração de uma vídeoaula para idosos hipertensos, com foco na redução ou cessão do consumo de álcool. Este relato consiste em uma proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, onde é preconizado o uso de novas tecnologias no ensino como forma de contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, as videoaulas podem auxiliar o enfermeiro e os demais profissionais da área de saúde na realização de educação em saúde de seus pacientes, principalmente idosos e adultos, por permitir uso de imagens e outros recursos que facilitam a aprendizagem dos mesmos, segundo a andragodia.

Palavras chave: Hipertensão, Educação em Saúde, Aprendizagem, Idoso, Tecnologia Educacional.


Palavras-chave


Hipertensão, Educação em Saúde, Aprendizagem, Idoso, Tecnologia Educacional.

Texto completo:

HTML

Referências


VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet]. 2010 [acesso em: 2013 fev 02]; 17(1): 57-60. Disponível em: http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RD

HA_6485.pdf

Sousa F.F.A. et al. Pessoas em recuperação do alcoolismo: avaliação dos fatores de risco cardiovasculares. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. [Internet]. 2009 [ acesso em mar 2013]; 5(2): 1-14 . Disponível em: .

Souza L; Silva M. Nursing consultation to elderly people based on andragogy: a review article. Online Brazilian Journal of Nursing [Internet], 2009; 8(1). [acesso em 12 fev 2013]. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br//index.php/nursing/article/view/2119


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).