Construção de vídeo-aula sobre a automedida da pressão arterial para hipertensos: relato de experiência

Monyque Silva, Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação são um recurso a serviço do processo de educação em saúde. A proposta da disciplina de prática e pesquisa em ensino III, do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense é proporcionar ao licenciando bases teorias e práticas para o planejamento e realização de uma vídeo-aula de sete minutos tendo como público o paciente hipertenso, inserindo este aluno em uma nova visão e desenvolvimento de estratégias de ensino diferentes da comumente utilizadas. Trata-se de um relato de experiência para descrição da construção da vídeo-aula intitulada: Automedida da pressão arterial.


Palavras-chave


Educação em saúde, Enfermagem, Hipertensão.

Texto completo:

HTML

Referências


Lessa I. Hipertensão arterial sistêmica no Brasil: tendência temporal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(8):1470-1471, ago, 2010. Avaliable from: http://www.scielo.br/pdf/csp/v26n8/01.pdf

Brasil (Ministério da Saúde). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Cadernos de Atenção Básica; 16. Brasília : Ministério da Saúde; 2006.

Cruz I. Vídeo-aulas - recurso de ensino-aprendizagem para empoderamento do paciente. 10(2). Avaliable from: http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/article/view/2422/555

Spanhol GK, Spanhol FJ. Processos de produção de vídeo-aula. CINTED-UFRGS. 2009; 7 (1), Julho. Avaliable from: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13903/7812

Azevedo Jr DP, Ramos MS. Roteirização de videoaulas para a educação on-line. Avaliable from: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABKMAAE/roteirizacao-video-aulas-a-.educacao-on-line

VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet]. 2010 [cited 2013 jan 20]; 17(1): 57-60. Available from: http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA_6485.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).