Vídeo aula sobre alimentação saudável: estratégia do enfermeiro para ensinar pacientes hipertensos

ana gallo, Isabel CF da Cruz

Resumo


As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira e a hipertensão arterial é um dos fatores de risco para essas doenças. Como umas das causas da hipertensão é a má alimentação, este artigo busca relatar a experiência da elaboração de uma vídeo aula sobre alimentação saudável para pacientes hipertensos. Esse processo foi realizado através de duas etapas: Planejamento e Implementação. Na primeira foi feita a leitura, coleta de dados e o plano de aula, já na segunda a gravação da vídeo aula e sua publicação. A vídeo aula é um recurso que pode ser mais explorado pelo enfermeiro, visto que é uma estratégia de ensinar que considero envolver mais os indivíduos, sendo um meio atraente e um estimulador audiovisual. Além de ser capaz de fornecer informações importantes inseridas num contexto próximo da realidade da qual se encontra um determinado grupo.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Enfermagem, Vídeos, Alimentação, Hipertensão.

Texto completo:

HTML

Referências


- Brasil. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: Manual de hipertensão arterial e diabetes mellitus / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

- Campanha eu sou 12 por 8. Disponível em: < http://www.eusou12por8.com.br/2013/> Acessado em: 07/08/2013.

- Brunner & Suddarth. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Suzane C. Smeltzer, Brenda G. Bare, e mais 50 colaboradores; [revisão técnica Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral, Marcia Tereza Luz Lisboa; tradução José Eduardo Ferreira de Figueiredo]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

- Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica para Atenção Primária em Saúde. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2009. 54 p.

- Sociedade Brasileira de Cardiologia. Dieta controla a pressão alta. Disponível em:

Acessado em: 07/06/2013.

- Olmos R.D., Benseñor I.M. Dietas e hipertensão arterial: Intersalt e estudo DASH. Rev Bras Hipertens 8: 221-4, 2001.

- Camacho, A. C. L. F. Educação a Distância na Disciplina de Legislação, Ética e Exercício de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 jan-fev; 62(1): 151-5.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).