Boletim NEPAE-NESEN

Atualizando a anlise da educao de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem.

Isabel Cruz. Professora Titular/UFF

Contexto

 

Partimos desta referncia para realizar este breve estudo.

MELLES, A.M.; ZAGO, M.M.F. Anlise da educao de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeiro Preto, v. 7, n. 5, p. 85-94, dezembro 1999.

Embora o objetivo original fosse o de identificar os aspectos conceituais e operacionais da educao de clientes/pacientes na
literatura brasileira de enfermagem, buscamos apenas identificar os descritores na base de dados online fornecida pelo Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual de Sade (em 29/05/2013).

Percurso

 

Nenhuma referncia foi identificada com os descritores: "ensino de paciente" ou "ensino de cliente", "orientao de paciente" ou "orientao de cliente".
Para o descritor "atividade educativa", sem limite de data, foram identificado foram identificadas 87 referncias (cabe observar que o nmero no preciso porque este Portal repete referncias). Para este descritor, foram associados como "assunto principal" alguns destes termos:

Educao de Pacientes como Assunto (13)
Educao em Enfermagem (8)
Promoo da Sade (7)
Sade Bucal (6)
Sade da Famlia (6)
Enfermagem (6)
Unidades de Queimados (5)
Gestantes (5)
Processos de Enfermagem (5)

No perodo entre 2012-2010, para o descritor "atividade educativa", encontramos 22 referncias(?). Destas, apenas 1 tinha "Educao do paciente" como assunto:

Conhecimento do paciente com diabetes mellitus sobre o cuidado com os ps / Knowledge of foot care among patients with diabetes mellitus / El conocimiento del paciente con diabetes mellitus en cuidado de los pies.
Martin, Viviane Thomazine; Rodrigues, Cla Dometilde Soares; Cesarino, Claudia Bernardi. Rev. enferm. UERJ; 19(4): 621-625, out.-dez. 2011. .
Artigo em Portugus | LILACS | ID: 645066

Outro aspecto que merece destaque na nossa avaliao, a identificao de um nico artigo sobre "prtica educativa" a partir de um ensaio clnico controlado, a saber:

Custo-efetividade da escovao dental supervisionada convencional e modificada na preveno da crie em molares permanentes de crianas de 5 anos de idade / Cost-effectiveness of conventional and modified supervised toothbrushing in preventing caries in permanent molars among 5-year-old children
Frazo, Paulo. Cad Saude Publica; 28(2): 281-290, fev. 2012. tab.
Artigo em Portugus | LILACS | ID: 613458.

Concluso

 

Com estes dados brutos nos reportamos pergunta final do artigo que motivou este estudo na qual as autoras interpelavam as enfermeiras para a seguinte deciso: ou repensem sobre a sua prtica educativa com
o cliente/paciente buscando estratgias de ensino que promovam a educao do paciente ou continuem a "orient-
lo". Obviamente que sem a leitura crtica de cada artigo encontrado no recomendvel afirmar qual deciso foi tomada. Mas, diante de resultados teraputicos adversos apresentados pelos clientes portadores de doenas crnicas,por exemplo, podemos inferir que nossa "prtica educativa" ainda est restrita "orientao do paciente".

Este nmero do BNN apresenta o trabalho da disciplina Pesquisa e Prtica de Ensino no sentido de sair do lugar comum da "orientao do paciente" e alcanar o ensino ao paciente.

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).