Construção de videoaula para a prática regular de exercícios físicos: relato de experiência

Rafael da Silva Soares, Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Resumo


Indivíduos hipertensos devem realizar exercícios físicos de forma regular, pois além de diminuir a pressão arterial, tais exercícios podem reduzir consideravelmente o risco de doença arterial coronária, de acidentes vasculares cerebrais e a mortalidade geral, facilitando ainda o controle do peso. Cabe aos profissionais de saúde orientar e incentivar os sujeitos hipertensos quanto à prática regular de exercícios físicos, sobretudo no tocante aos parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de um acadêmico do curso de graduação em enfermagem e licenciatura durante a elaboração do projeto e gravação de uma videoaula cujo escopo é incentivar a prática de exercícios físicos regulares para indivíduos portadores de hipertensão. Todo o processo de elaboração desta videoaula evidenciou a importância do enfermeiro buscar novos métodos de ensino específicos para que os sujeitos portadores de hipertensão sejam capazes de ter sua qualidade de vida aprimorada.


Texto completo:

HTML

Referências


Sociedade Brasileira de Hipertensão. VI Diretrizes Brasileira de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010 Supl 1; 95: 1-68.

Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Reis SM, Ferreira VRF, Prado FL, Lopes AMC. Análise da resposta pressórica mediante exercício físico regular em indivíduos normotensos, hipertensos e hipertensos-diabéticos. Rev Bras Cardiol 2012; 25 (4): 290-298.

Reza CG, Nogueira MS. O estilo de vida de pacientes hipertensos de um programa de exercício aeróbio: estudo na cidade de Toluca, México. Esc Anna Nery Rev Enferm 2008; 12 (2): 265-270.

Chaves ES, Lúcio IML, Araújo TL, Damasceno MMC. Eficácia de programas de educação para adultos portadores de hipertensão arterial. Rev Bras Enferm 2006; 59 (4): 543-547.

Moura DJM, Bezerra STF, Moreira TMM, Fialho AVM. Cuidado de enfermagem ao cliente com hipertensão: uma revisão bibliográfica. Rev Bras Enferm 2011; 64 (4): 759-765.

Bezerra STF, Coelho MMF, Silva LF, Freitas MC, Guedes MVC. Ações de enfermagem identificadas no projeto Cipesc® e encontradas na prática educativa de pacientes hipertensos. Online Braz J Nurs 2006; 5 (2).

Ruivo JA, Alcântara P. Hipertensão arterial e exercício físico. Rev Port Cardiol 2012; 31 (2): 151-158.

Prado C, Casteli CPM, Lopes TO, Kobayashi RM, Peres HHC, Leite MMJ. Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores. Rev Esc Enferm USP 2012; 46 (1): 246-251.

Seixas CA, Mendes IAC, Godoy S, Mazzo A, Trevizan MA, Martins JCA. Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online. Rev Bras Enferm 2012; 65 (4): 660-666.

Camacho ACLF. Análise das publicações nacionais sobre educação à distância na enfermagem. Rev Bras Enferm 2009; 62 (4): 588-593.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).