Construção de videoaula como estratégia de educação em saúde para pacientes hipertensos: relato de experiência

Ana Paula Tavares, Isabel CF da Cruz

Resumo


A educação em saúde é um campo de práticas e de conhecimento do setor Saúde que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação assistencial e o pensar e fazer cotidiano da população. A educação em saúde é fundamental para o desenvolvimento do autocuidado do paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica. O presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência vivenciada na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III durante o período de construção da vídeoaula de 7 minutos. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a construção de uma vídeoaula de 7 minutos para pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica. Esta atividade foi proposta pela disciplina de PPE III, do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. A aprendizagem adquirida durante a elaboração desta vídeoaula foi um dos objetivos alcançados pela disciplina de PPE III. A construção da videoaula permitiu promover a educação em saúde através de outro veículo de ensino. A utilização do recurso audiovisual é uma estratégia pouco explorada atualmente, apesar de ser facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Hipertensão, Enfermagem, Educação em Saúde

Texto completo:

HTML

Referências


- Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília (DF); 2007. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/caderno_de_educacao_popular_e_saude.pdf

- Organização Mundial da Saúde. Cuidados inovadores pra condições crônicas: componentes estruturais de ação. Relatório anual. Brasília: OMS; 2003.

- VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet]. 2010; 17(1): 57-60. Disponível em:http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA_6485.pdf Acessado em: 28/11/13)

- Fonseca TC, Isabel CFC. Produção de uma videoaula para inserção de exercício físico regular na rotina de hipertensos: um relato de experiência. BNN - ISSN 1676-4893. Universidade Federal Fluminense. 2013. Disponível em:http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/article/view/2577/590

- Kurcgant P, Ciampone MHT, Melleiro MM. O planejamento nas organizações de saúde: análise da visão sistêmica. Rev Gaúcha Enferm. 2006;27(3):351-5.

- Leal, R. B. (2005). Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educação, 49/7, pp.1-6. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf

- Kenski VM.; Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

- Serafim, ML; Sousa, RP; Multimídia na Educação: O vídeo Digital Integrado ao contexto escolar, IN:Tecnologias digitais na educação. EDUEPB. Campina Grande-PB,2011.p.17-48.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).