Como eu posso manter meu peso saudável de forma saudável: um relato de experiência de uma vídeo aula.

Cíntia Raquel da Costa, Isabel CF da Cruz

Resumo


esse artigo é um relato de experiência sobre a produção de uma videoaula cujo objetivo é informar sobre como manter o peso de forma saudável, sendo este quando alterado torna-se um dos fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).  O controle do peso constitui um dos tratamentos não farmacológicos da HAS o qual está relacionado a mudança comportamental como, moderação no consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, prática de atividades físicas e a adesão a um plano alimentar saudável com redução do sal, gorduras trans, enlatados, incluindo mais verduras, legumes, carboidratos, proteínas.  No entanto o papel do enfermeiro vai além do cuidar sendo também um educador, capaz de orientar e modificar as ações de seus pacientes. A vídeoaula foi elaborada em duas etapas: planejamento e implementação. Na primeira etapa, foi feito a coleta de dados e o plano de aula. Na segunda, foi realizado um roteiro pré- estabelecido, a gravação do vídeo, e a publicação, tendo como metodologia a exposição audiovisual, com falas e figuras. A elaboração da vídeoaula foi com dificuldades, pois é uma estratégia que poucos profissionais inserem em seu processo de ensinar nos ambientes com pacientes, entretanto, quando bem elaborada torna-se uma forma eficaz no processo de educação em saúde. 


Palavras-chave


Alimentação saudável

Texto completo:

HTML

Referências


- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

- Salve, M. G. C. Obesidade e Peso Corporal: riscos e consequências Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.6, n.8, jan./jun. 2006.

- Yamada, A. T. T.; Lavras, C.; Salete, M.. Manual de orientação clinica: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). SÃO PAULO: SES/SP, 2011.

- Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.

- Como montar um prato saudável. Disponível em:

Acessado em: 20/11/2013.

- Camacho, A. C. L. F. Educação a Distância na Disciplina de Legislação, Ética e Exercício de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2009 jan-fev; 62(1): 151-5.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).