Vídeo aula sobre o ensino da técnica de meditação para controle do stress para clientes com Hipertensão arterial Sistêmica: Um relato de experiência.

Amanda Zanata Davel, Isabel CF da Cruz

Resumo


Este artigo trata de um relato de experiência sobre uma vídeo aula desenvolvida para clientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. Tem-se com o objetivo, o ensino de uma técnica de meditação para controle do stress para clientes portadores de HAS.A proposta da disciplina Prática e Pesquisa em ensino III, do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, foi desenvolvida uma vídeoaula para auxiliar e ajudar o cliente no controle do seu stress. 

Palavras-chave


Descritores: Enfermagem; Autocuidado; Hipertensão;Meditação;Stress.

Texto completo:

HTML

Referências


BRASIL, Hipertensão Arterial Sistêmica; Ministério da Saúde. 2006. Disponível em:www.saúde.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23616. Acesso em 20 Novembro 2013

Zuardi,Atonio Waldo.Fisiologia do stress e sua influência na saúde,Disponível em:http://rnp.fmrp.usp.br/~psicmed/doc/Fisiologia%20do%20estresse.pdf

Nogueira,Maria Izabel dos Santos.A teoria do autocuidado e sua aplicabilidade para a enfermagem no programa saúde da família.(PSF) Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/70/2012_70_4028.pdf

Menezes,Carolina Baptista Por que meditar? A experinência subjetiva da prática de meditação .Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 3, p. 565-573, jul./set. 2009

Tarouco LMR. Plataformas para suporte a educação a distância. Revista Informática para a Educação: teoria e prática, Porto Alegre (RS) 2001 dez;4(2):7-13.

Mehlecke QTC, Tarouco LMR. Ambientes de suporte para educação a distância: a mediação para a aprendizagem colaborativa. Porto Alegra (RS). Disponível emhttp://www.cinted.ufrgs,br/eventos/cicloartigosfev2013/palestras03.html. Acesso em 22nov 2013.

Tarouco LMR. Ambiente virtual de aprendizagem. Porto Alegre (RS). Disponível em URL:http://penta2.ufrgs.br/edu/ambvirt/ambvirt2t/sld013.htm. Acesso em 23 nov 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).