Journal of Specialized Nursing Care

Linha do cuidado Mãe-Bebê - uma homenagem a Rosalda Paim

Isabel Cruz

Profa. Dra. Rosalda PaimEm 13 de agosto de 2011, completarei 30 anos de profissão. Terei o prazer de celebrar esta data tão importante para mim, com uma pessoa que me preparou para ser enfermeira: Profa. Dra. Rosalda Paim, na celebração de seus 83 anos de vida! E hoje, quando faço este trabalho na linha Mãe-Bebê, reconheço nele as sementes plantadas pela minha mestra (enfermeira atuando no alojamento conjunto, amamentação, puericultura, etc). E a reverencio pelo que ela é.

Em 2012, serão estabelecidas as diretrizes de enfermagem para a atenção básica em saúde. Convido você a relatar aqui a iniciativa da sua instituição de saúde quanto ao desenvolvimento da linha do cuidado Mãe-Bebê. Para ajudar na organização do seu relato, apresento a seguir uma ementa sobre o que deve conter em termos de atividades profissionais esta linha do cuidado.

Linha de Cuidado Mãe-bebê
Respeitando os princípios de humanização e integralidade da atenção à pessoa, é preciso garantir a criação de uma ação articulada e solidária com a rede de saúde do seu município por meio da Linha de Cuidado Mãe-Bebê.

Um programa desta natureza deve assegurar às gestantes a realização do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, assim como a educação sistematizada em saúde quanto ao preparo para o Parto Ativo e Natural e Aleitamento Exclusivo.

Deve assegurar também às gestantes o atendimento para o parto em uma das maternidades do município (com encaminhamento desde a última consulta de pré-natal), assim como a assistência no pós-parto e o encaminhamento , após a alta hospitalar, para a continuidade dos cuidados na Unidade de Saúde mais próxima de suas residências (articulação entre as instituições de saúde em prol da qualidade da linha de cuidado).

amamentação na sala de partoA Linha de Cuidado Mãe-Bebê deve garantir a amamentação na primeira hora do parto e o alojamento conjunto para mães e bebês durante o período de internação. Igualmente deve assegurar um Programa de Aleitamento Materno, que incentive e proteja este modelo de alimentação por seis meses.

Não basta ser pai, tem que participar!Vinculado à Linha de Cuidado Mãe-Bebê, deve-se garantir a iniciativa Pai Participando do Nascimento, o que possibilita a integração do pai no processo de gestação , parto e puerpério. Esta participação deve começar ainda no período pré-natal, com o pai participando das consultas (o horário deve ser pensado para pais que trabalham e estudam: consultas em períodos noturnos, em finais de semana), assitindo a palestras e realizando visitações ao centro obstétrico, unidade neonatal e alojamento conjunto. A possibilidade de assistir ao nascimento do filho é um direito que dá segurança e conforto à mãe, além de promover a coesão familiar tão importante para o desenvolvimento da criança.

gestantes negras com maior vulnerabilidadeA linha do Cuidado Mãe-Bebê deve assegurar o acesso e o cuidado de qualidade das mulheres sob qualquer tipo de discriminação: cor/raça, idade, classe social, opção sexual, etc.

- Agora responda, como é ou como será a linha do cuidado mãe-bebê no seu município? O seu papel nisso?

Fonte: Grupo Hospitalar Conceição http://www.ghc.com.br/default.asp?idmenu=3

Nota:

Visite o memorial interativo Rosalda Paim em http://www.rosaldapaim.uff.br/





JSNCARE
Share |