NEPAE-NESEN

“O técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico durante o clássico Flamengo x Vasco, ficou três horas na mesa de cirurgia, na noite deste domingo (28/08). Os médicos que cuidam do comandante vascaíno, que tem 46 anos de idade, dizem que o procedimento cirúrgico foi um sucesso, considerando o estado grave do paciente quando chegou ao hospital.”

A cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral.

Isso, no entanto, é mais do que uma estatística de saúde pública. Estas são pessoas que, ao mesmo tempo, eram irmãs de alguém, irmãos, esposa, marido, filha, filho, parceiro, mãe, pai ... amigo. Eles existiam e eram amados. Atrás dos números são vidas reais. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization -WSO) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa e lançou no ano passado a campanha de 2 anos "Um em cada seis" no Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro.

O objetivo da campanha é colocar a luta contra o Acidente Vascular Cerebral como tema central da agenda global de saúde. O tema "Um em cada seis" foi escolhido pelos líderes da WSO para destacar o fato de que no mundo de hoje, um em cada seis pessoas no mundo inteiro terá um AVC durante a sua vida. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia.

A campanha "Um em cada seis" comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com os cuidados e apoio adequados a longo prazo. A campanha de dois anos tem o objetivo de reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto.
2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
4. Limite o consumo de álcool.
5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
6. APRENDA A RECONHECER RÁPIDO (FAST) OS SINAIS DE ALERTA DE UM AVC .
FASTF= face flácida em um dos lados
A= braço(s) não se eleva(m)
S= Fala empastada
T= Registre a hora do início dos sintomas e ligue para 192 (SAMU) ou leve a pessoa para um hospital com tomógrafo. Tempo perdido é cérebro perdido

O AVC é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a quinta causa principal causa dos 15 aos 59 anos. O AVC também afeta crianças, incluindo recém-nascidos (geralmente por doença falciforme). A cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de acidente vascular cerebral. Na verdade, o AVC é responsável por mais mortes anualmente do que os atribuídos à Aids, tuberculose e malária juntos - três doenças que foram referências de sucesso em campanhas de saúde pública, capturando a atenção da mídia mundial e que, consequentemente, provocou líderes mundiais , governos e diversos setores da sociedade civil para agir.

No Brasil o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade, com um enorme impacto econômico e social. A Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia estão unidas nesta luta e de 23 a 29 de outubro de 2011 farão campanhas de alerta para a população em todo o país. Participe das ações desta campanha conosco fazendo contato pelo email contato@redebrasilavc.org.br. A Rede Brasil AVC fornecerá o material para a campanha.
Fonte: http://www.redebrasilavc.org.br/





JSNCARE
Share |