Journal of Specialized Nursing Care

Nursing care in the immediate postoperative period of cardiac surgery - systematized review of literature

 

Cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca - revisão sistematizada da literatura  

 

Carine dos Santos de Souza, Enfermeira. Pós-graduando em Enfermagem em Cuidados Intensivos Adulto e Idoso pela Universidade Federal Fluminense (UFF). souza.carine@gmail.com

Isabel Cruz, Doutora em Enfermagem. Titular na Universidade Federal Fluminense. isabelcruz@uol.com.br  

 

 

Abstract. This study aimed to know the nursing care of patients undergoing cardiac surgery in their immediate postoperative, what is the importance of nursing prescription prevention and management of postoperative complications of surgery cardiac. Observed intensify the need nursing care in immediate postoperative period of cardiac surgery because of cardiovascular complications in the postoperative period are associated with high morbidity and mortality, postoperative pain e nausea and to avoid pain, the nursing staff should evaluate if possible the patient regarding their level of pain does not only in the immediate postoperative period, but also in the long term. Thus, this study proposes a reflection on the importance of using themselves as the nursing staff must be able to perform a careful evaluation of cardiac risk after surgery, postoperative handling, location and intensity of postoperative care and detection early cardiac complications, in order to prevent complications to the patient in the immediate postoperative cardiac surgery.  

Key-words: intensive care, nursing care, cardiac surgery.

 

Resumo. O presente estudo objetivou analisar os cuidados de enfermagem em pacientes  submetidos a cirurgia cardíaca no seu pós operatório imediato, qual a importância da prescrição de enfermagem e o gerenciamento de prevenção as complicações que ocorrem nesse período.Observou -se a necessidade intensificar os cuidados de enfermagem no período pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca devido complicações cardiovasculares; e as associam-se a elevadas morbi-mortalidade; e a  dor  e náuseas pós-operatória   para evitar a dor, as equipe enfermagem devem avaliar caso possível o paciente quanto ao seu grau de dor não só no período pós-operatório imediato, mas também, a longo prazo. Desta forma, este estudo propõe uma reflexão sobre a importância de utilizar-se na forma a equipe de enfermagem deve estar apta para realizar uma avaliação cuidadosa do risco cardíaco pós-operatório, manuseio e local e intensidade dos cuidados e detecção precoce de complicações cardíacas, com objetivo de prevenir as complicações ao paciente no pós operatório imediato cirurgia cardíaca.  

Palavras-chave: Terapia intensiva, cuidados de enfermagem, cirurgia cardíaca

 

Problema:

A implicações no pós-operatório e os fatores de risco na cirurgia cardíaca pode ser significante para pacientes submetidos a uma cirurgia de grande complexidade de tempo prolongando.Durante o pós-operatório (PO), os pacientes são acometidos por diversas alterações orgânicas, em decorrência da exposição aos efeitos tissulares provocados pelo desgaste cirúrgico.

Estudos observam que um cuidados no pós-operatório bem sucedido diminui o tempo de internação e as complicações decorrentes a cirurgia e os pacientes tem uma alta hospitalar sem readmissão.Uma preocupação  frequentemente dublado por pacientes que a consentir um procedimento cirúrgico é a prevenção de pós-operatório náuseas e vômitos (NVPO), que são angustiantes e temida1. Uma outra preocupação a dor ocorre como uma dessas principais manifestações, considerada como determinante do quadro clínico imposto pelo procedimento operatório, são um dos  fatores de risco para de um pós operatório de cirurgia cardíaca que pode resultar um desequilíbrio de fluidos e eletrólitos,instabilidade hemodinâmica,desconforto,tensão da sutura,dentre outras complicações.

 

Utiliza-se de muitas práticas que podem ser realizadas para prevenir as complicações do pós-operatório cardíaco como avaliação escala de dor,controle de ingestão e infusão de líquidos através de balanço hídrico, monitorização hemodinâmica de horário nas primeiras horas do pós operatório,observar ferida operatória,e na mas simples que a lavagem das mãos antes de realizar qualquer procedimento no paciente.

 

Teve-se como objetivo conhecer as complicações do pós operatório imediato em cirurgia cardíaca,realizar prevenção e realizar uma prescrição de enfermagem no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca.

 

Justificativa

 

Com vistas a prevenir e controlar as complicações pós-operatórias e garantir uma recuperação sem sofrimento.

Tendo em vista contribuir: para ampliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem a respeito dos riscos no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca.

 

 Questão Clínica

 

No cliente de alta complexidade submetido à cirurgia cardíaca no seu pós-operatório imediato, qual a importância da prescrição de enfermagem e o gerenciamento de prevenção às complicações do pós-operatório de cirurgia cardíaca?

 

Com o estudo pretendeu-se identificar na produção cientifica de enfermagem, utilizando a estratégia PICO a melhor evidencia disponível para o cuidado do cliente de alta complexidade submetidos à cirurgia cardíaca prevenir as complicações do pós operatório imediato.  

Foram utilizados operadores booleanos (AND e OR) e combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O). Sendo (P), referente ao paciente adulto em terapia intensiva submetido à intervenção de cirurgia cardíaca (I) medidas preventivas utilizadas no paciente em pós operatório de cirurgia cardíaca imediata momentos dos cuidados de enfermagem, doa fatores de complicação do paciente critico, avaliar rigorosamente as primeiras horas de pos operatório imediato de cirurgia cardíaca; (C) padronizar as medidas preventivas nos cuidados de enfermagem e; (O) diminuir o desconforto da dor e prevenir as complicações, conforme tabela 1.

A busca de evidências científica a respeito do tema teve como objetivo conhecer as complicações do pós operatório imediato em cirurgia cardíaca a fim de realizar uma prevenção de tais complicações e uma prescrição de enfermagem no pós operatório imediato de cirurgia cardíaca. Com esse conhecimento,sendo aplicado pelo enfermeiro na sua unidade de forma confiável melhoram os resultados dos  pacientes, proporcionando uma redução das complicações e melhorando os cuidados e bem-estar dos pacientes internados.

 

Tabela 1 – Desmembramento da estratégia PICO

 

 

Definição

Descrição

P

Paciente ou diagnóstico de enfermagem

 

 Paciente adulto terapia intensiva submetido a intervenção de cirurgia cardíaca.

 

I

 Gerenciamento das complicações.

 

 

 

cuidados de enfermagem dos fatores de complicação do paciente critico,avaliar pós operatório imediato de cirurgia cardíaca.

 

 

 

C

Controle ou comparação

 Não ha controle

 

O

 Resultado

 

Diminuir o desconforto da dor e prevenir as complicações.

 

Metodologia  

Pesquisa bibliográfica computadorizada nas bases de dados On Line Brasilian Journal of Nursing; Texto Contexto de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem da USP; Acta Paulista de Enfermagem e American Journal Of Critical Care, utilizando os descritores extraídos do DeCS/MeSH da Bireme.A busca dos artigos foi realizada com palavras-chaves:Terapia intensiva,cuidados de enfermagem,cirurgia cardíaca, diminuir infecção e prevenção.

Destacaram os termos "terapia intensiva" e "cuidados de enfermagem" apresentaram grande quantidade de artigos referentes ao objeto de estudo,mas havia obras repetidas em bases diferentes,esta forma eliminadas,pois considerou seu primeiro registro.Outros termos utilizados foram "cirurgia cardíaca",diminuir infecção" e "prevenção" foi identificados os artigos para o estudo com todos os descritores.Para o refino da pesquisa foi realizada a associação dos descritores,em busca de artigos que atendessem ao propósito do estudo,do material selecionado foi realizado pré- leitura,assimilando as ideias principais para realização da leitura seletiva.Esta segunda leitura abrangeu todo o artigo,selecionado o mais adequado de acordo com propósito do estudo.

 

Identificar a produção científica de enfermagem, utilizando a estratégia PICO para determinar melhor evidência disponível para o cuidado do paciente nos cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato de enfermagem.

 

No presente estudo, foram identificados as informações presentes nas publicações localizadas nas bases de dados (Tabela 2), referente à força de evidência, principais achados e conclusões dos autores.

   

 

Tabela 2 - Publicações localizadas nas bases de dados. Niterói, 2012.

Autor (es),  Data e País

Objetivo da pesquisa

Força da evidência

Tipo do estudo e instrumentos

Principais achados

Collins AS,2011.EUA

Náusea pós-operatória e vômitos em Adultos:Implicações para a Critical Care.

Tipo II

estudo descritivo-exploratório

 Pesquisa sobre como náuseas e vómitos que ocorre dentro da primeira

24 horas após a cirurgia.

Pereira LV, Sousa FAEF,2007

Brasil

Determinar a incidência da dor pós operatório imediato

Tipo II

 

 

Pesquisa experimental,

 

foram avaliados descritores da dor pós-operatória,

considerando o grau de adequação de cada um deles para descrevê-la.

Miranda AFA,Silva LF, Caetano JA, Sousa AC, Almeida  PC-2011

Brasil

Analisar as alterações de pacientes em

pós-operatório de cirurgias cardíacas, mediante intensidade de dor referida.

Tipo I

 

estudo descritivo-exploratório

Avaliar a dor no pós operatório de cirurgia cardíaca.

Assis CC,Barros ALBL,Ganzarolli MZ,2007.Brasil

 

Analisar e comparar as intervenções de enfermagem.

Tipo III

Estudo quase experimental

Desenvolver uma assistência sistematizada para alcançar resultados baseados em evidencias clinicas.

Rompaey BV, Schuurmans MJ ,Shortridge-Baggett LM, Truijen S, Bossaert L.-2007

EUA

Avaliar os riscos de delirio que no paciente de terapia intensiva se torna comum devido a dor.

Tipo IV

 

Estudo Prospectivo.

Observar os riscos e avaliar um um tratamento ou

ação preventiva para delírio nos cuidados intensivos

unidade.

 

Cavalcanti ACD; Coelho MJ.-2007 Brasil

 Avaliar a abordagem  com paciente a traves da linguagem como ferramenta do cuidado do enfermeiro em cirurgia cardíaca.

Tipo III

Estudo retrospectivode campo,

Quantitativo.

Os métodos da linguagem utilizada por enfermeiros em unidade de terapia intensiva cardíaca,para se comunicar com os pacientes.

Torrati FG,Dantas RAS-2012 Brasil

Comparar a frequência de complicações apresentadas pelos pacientes, durante o pós-operatório imediato.

Tipo I

  Estudo  quantitativa, descritivo.

 

O  avalia quais são as complicações mais comuns, apresentadas

nas primeiras 24 horas de pós-operatório imediato.

 

Grittem L,Meier MJ,Peres MA.2008

EUA

 

 

 

Identificar terminologia aplicada assistência doa paciente pós-operatório.

Tipo V

 

Pesquisa Bibliográfica

 

Descrevem seus respectivos sistemas de classificação para ajudar enfermeiros para tomar decisões sobre o seleção de uma terminologia de enfermagem.

Kabes AM, Graves JK, Norris J-2009

EUA

 

 

 

 

A avaliação da dor é dificuldade, mas vital para sedado pacientes que receberam  ventilação  mecânica em UTI.

Tipo III

Estudo revisado de campo

Artigo clínica Validação adicional da Escala de Dor não-verbal em Pacientes de cuidados intensivos

Miller JN, Drew BJ-2007 EUA

Determinar as práticas correntes sobre eletrocardiograma atrial.

 

 

Tipo II

Estudo pesquisa semi estruturado

O estudo ressalta a importância do uso de eletrocardiograma apical para identificar as arritmias.

Linch GFC, Guido LA,Pitthan LO,Lopes LFD- 2008 Brasil

A identificação de alguns estressores, na perspectiva dos pacientes doenças cardiovasculares quando submetidos a CRM e a ACTP.

Tipo III

Estudo de campo, descritivo, exploratório com abordagem quantitativa.

A pesquisa traz uma analise, período pós intervenção, foi respondida pelos sujeitos da pesquisa a Escala de Estressores em Terapia Intensiva  sobre os fatores estressores que acometem aos pacientes submetidos a cirurgia CRM ou ACTP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Síntese das evidências científicas:  

Discussão dos resultados sobre as evidências científicas:

Os grandes avanços tecnológicos ocasionaram um aumento do número de cirurgias cardíacas nos últimos dez anos. Isto se deve, entre outros fatores, à participação e colaboração da equipe de enfermagem que presta cuidado direto e indireto ao cliente. O enfermeiro, que tem domínio técnico e científico, exerce funções de cuidado, controle e observação, considerando a complexidade da cirurgia que é realizada6.E com o aumento das doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial,a insuficiência coronariana e a insuficiência cardíaca apresentam alta prevalência na população,devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo são as condições de aumentam o índice de aparecimento de doenças cardíacas jovens adultos com caráter progressivo,e com passar dos anos atingem um estagio terminal da doença antes da meia idade,e dependendo dos danos não e possível um tratamento clinico e sendo indicado uma intervenção cirúrgica.A cirurgia cardíaca e realizada quando a probabilidade de uma vida útil é maior com o tratamento cirúrgico do que com tratamento clinico. Com isso, diversas pesquisas têm sido realizadas na área da cardiologia, no intuito de favorecer avanços científicos e tecnológicos. A cada ano surgem novos métodos diagnósticos, por vezes mais rápidos e precisos, técnicas cirúrgicas eficientes visando menores riscos para o paciente, além da criação de laboratórios de hemodinâmica e unidades de terapia intensiva especializadas em cardiologia11.

Iniciar-se- à uma descrição e discussão dos dados coletados que os riscos mais comuns que decorrem no pós operatório de cirurgia cardíaca.

No primeiro estudo que foi analisado o autor ressaltou  avaliação sobre cuidados da náusea em pacientes pós-operatórios podem ter diferentes fatores de risco e saber identificar de pacientes de alto risco,vigilância por prestadores de cuidados de saúde,e intervenções multimodais pode diminuir a incidência e gravidade de náuseas e vômitos após cirurgia1. Na prática clínica e de pesquisa,náuseas e vômitos são freqüentemente tratada como um fenômeno único.No entanto, eles são entidades separadas e distintas que podem ocorrer tanto de forma independente ou em conjunto. Náusea devem ser avaliadas de forma independente de vômitos, de modo que pode ser náusea mais claramente delimitada1.Pois sabemos que após um cirurgia de longa duração e devido os anestésicos e possível que ocorra a presença de vômitos,e o enfermeiro deve estar atento para avaliar sinais clínicos, pois essa primeiras horas do pós operatório imediato são importante para o desenvolvimento do quadro evolutivo do paciente estará atento as prescrição medica para realizar uma intervenção de enfermagem imediata, seja medicamentosa ou não medicamentosa.

Segundo este estudo foi observado que a avaliação dos pacientes no pós-operatório de grandes cirurgias é um importante aspecto da assistência de enfermagem visando à identificação das condições clínicas e a monitorização de complicações que podem ocorrer, sobretudo, nas primeiras 24 horas. Com relação às complicações, a dor foi a mais frequente .Observou -se no estudo também que a  dor aguda,e comum após cirurgias cardíacas, está relacionada a outras complicações, sobretudo de natureza respiratória e também com o desencadeamento de arritmias. Ela costuma ser maior no primeiro e segundo dias de pós-operatório7 .Observar que acerca das relações entre intensidade da dor e sinais vitais no pós-operatório, foram encontrados poucos estudos realizados com eixo temático aproximado a este trabalho, dentre eles, destaca-se a pesquisa realizada com pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, que foi importante condutora na discussão dos achados referentes a dor e sinais vitais3.Quando relacionada PAS à dor, observou-se que os resultados foram insuficientes para conferir associação significativa entre as variáveis, entretanto, demonstram importantes modificações na apresentação de valores pressóricos quanto à intensidade dolorosa, por haver significativa redução da classificação álgica após a realização dos curativos (do número de seis para dois eventos) e, com isso, diminuir a quantidade de pessoas com PAS considerada hipertensão leve a moderada. Foi possível esclarecer que a intensidade álgica interfere precisamente nos valores pressóricos, pois houve redução da dor e, consequentemente, redução dos níveis de PAS3. As habilidades e competências clínicas dos enfermeiros nesse período são de extrema importância uma vez que estão diretamente voltadas ao estabelecimento do equilíbrio hemodinâmico,alívio da dor e prevenção de complicações.

No nono estudo traz uma avaliação a ser implantada através  de escalas requerem pacientes para poder cognitivamente indicar uma posição sobre um linha de nenhuma dor a pior possível dor, selecionar uma imagem que expressa seu nível de dor, ou selecionar um número entre 1 e 10 para representar a sua nível de dor. Ultimamente vem se utilizando e bem utilizada mais em outros países escala FLACC foi projetado de indicadores da taxa de dor que a escala FLACC ,foram utilizados em doentes adultos como uma escala de dor observacional, principalmente para a avaliação da dor de todos os pacientes e a dificuldade em verbalizar/identificar a dor.Como a importante as  classificações da intensidade da dor com base em pacientes auto-relatos de dor comportamento escalas de gravidade e dor que listar um número de observáveis ​​características  que só pode indicar o presença ou ausência aparente de dor em pacientes que não podem se auto-relato9. A fim de avaliar a confiabilidade da escala  o enfermeiro  será o responsável pela aplicabilidade  diária da escala do paciente,pois cada prescrição de enfermagem devera ser traçada de acordo com essa avaliação e as condutas a serem orientadas para equipe de enfermagem.

Com o intuito de minimizar esse estressor a equipe deve estar atenta aos sinais dos pacientes, buscando medidas eficazes a fim de proporcionar melhor analgesia e conforto ao paciente. Dentre as principais medidas estão: a administração de medicação conforme a prescrição, para a manutenção da analgesia; cuidado e atenção a fatores que podem provocando maior dor, como desconforto do leito, acesso venoso precário. E ainda, disponibilizar de algum tempo para conversar e orientar esse paciente, pois em alguns momentos a “dor” pode ser uma manifestação da carência e fragilidade do próprio paciente em relação à situação vivenciada11.

Ao reconhecer tais diagnósticos é possível planejar a assistência de enfermagem de forma mais efetiva. Reduzindo as atividades deste cliente, atentando para medidas básicas de prevenção às infecções e ás atividades de orientação ao cuidado para a plena reabilitação deste cliente. Ao sistematizar a assistência de enfermagem, alcançamos resultados favoráveis em suas evidências clínicas.4

O enfermeiro, tem que considerando a complexidade da cirurgia que é realizada, e a realizar uma prescrição de enfermagem no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca que visam as seguintes intervenções:Investigar sinais de desconforto respiratório;Ensinar o paciente a tossir de forma eficaz, quando necessário; Caso paciente esteja entubado acoplado a ventilação mecânica avaliar volume corrente adaptação a prótese.Na presença de marcapasso avaliar amplitude e sensibilidade,avaliar a pressão arterial e a frequência cardíaca, comparando com os resultados pré-operatórios; Monitorar a temperatura do paciente e do ambiente; Comunicar valores de temperatura axilar abaixo de 35ºC; Avaliar drenos e sitio do dreno diariamente;Realizar balanço hídrico rigoroso;Avaliar sinais de infecção/sinais flogísticos (dor, calor, rubor e edema);Monitorar com rigor monitorização hemodinâmica invasiva (PAM, PVC)Manter o paciente em posição confortável; Avaliar a localização e intensidade da dor; Mensurar a dor utilizando escalas. Fornecer explicações ao paciente e à família, a fim de esclarecer dúvidas. Diante de toda essa assistência realizada, quando o paciente tiver uma total recuperação.

 

As ações medidas preventivas, pela equipe interdisciplinar que atua na unidade de terapia intensiva, que descreva práticas para prevenção,para evitar as complicações de pós operatório e realizando um cuidado de enfermagem de qualidade.  


Conclusão

 

Destaca-se nesse presente estudo uma  revisão que, em unidades de terapia intensiva,a importância do enfermeiro intensivista presente no gerenciamento dos cuidados,pois por menor que seja, o tipo da cirurgia cardíaca pode existir risco de complicações. Esse estudo que tem como objetivo investigar as melhores práticas baseadas em evidência para prevenção destas, no período pós-operatório gera rápida convalescença, reduz gastos e tempo, ansiedades, reduz a dor e aumenta a sobrevida. Avaliar, diagnosticar problemas e alterações, prescrever e realizar cuidados,proporcionam à enfermagem um melhor reconhecimento da profissão, motivando ainda mais o trabalho do enfermeiro do intensivista. Desta maneira deve-se desenvolver uma avaliação de saúde sistemática e de programas e intervenções no cuidado no pós-operatório imediato submetido à cirurgia cardíaca, evitando, desta forma o sofrimento, desnecessário, com consequente melhoria da qualidade de vida destes. O enfermeiro deve se manter atualizado e realizar treinamentos constantes e orientações deve ser realizada pelo enfermeiros à sua equipe,que o treinamento deve ser seguido pela exposição dos resultados, que tem a intenção de incentivar o cuidado aos pacientes.

        

Dentre os desafios enfrentados para realização desse artigo, a escassez de publicações específica de enfermagem sobre o tema foi uma grande barreira enfrentada. Considera-se de suma importância que os profissionais e acadêmicos de enfermagem aprofundem-se nesse estudo visando sua maior divulgação e maior compreensão desse tema proposto.

 

Referências :

 

1. Collins AS. Postoperative Nausea and Vomiting in Adults: Implications for Critical Care.

Crit Care Nurse 2011 American Association of Critical-Care Nurses doi: 10.4037/ccn2011470© 2011 American Association of Critical-Care Nurses. Disponível em: http://ccn.aacnjournals.org/content/31/6/36.full.pdf+html. acesso Dez 2012.

 

2. Pereira LV,Sousa FAE. Pyschophysical evaluation of the descritores of pain the postoperative. Rev Latino-am Enfermagem maio-junho;200715(3):474-9.Disponível em :http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000200011. acesso Nov.2012.

 

3. Miranda AFA,Silva LF, Caetano JA, Sousa AC, Almeida  PC. Avaliação da intensidade de dor e sinais vitais no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(2):327-33 Disponível em:www.ee.usp.br/reeusp. acesso Dez.2012.

 

4.Assis CC, Barros ALBL, Ganzarolli MZ. Avaliação das intervenções e dos resultados esperados para o diagnóstico de enfermagem fadiga, em portadores de insuficiência cardíaca. Acta Paul Enferm 2007 jul./set; 20 (3): 357-61 Enfermagem [periódico na internet].Disponível em :http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n3/a19v20n3.pdf. acesso Nov/Dez 2012.

 

5. Rompaey BV, Schuurmans MJ ,Shortridge-Baggett LM, Truijen S, Bossaert L.Risk factors for intensive care delirium: A systematic review, Intensive Critical Care Nursing (2007).Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.iccn.2007.08.005.acesso Dez 2012.

6 .Cavalcanti ACD; Coelho MJ. A linguagem como ferramenta do cuidado do enfermeiro em cirurgia cardíaca.versão impressa ISSN 1414-8145 Esc. Anna Nery v.11 n.2 Rio de Janeiro jun. 2007.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000200006.acesso Out 2012. 

 

7. Torrati FG,Dantas RAS. Circulação extracorpórea e complicações no período pós-operatório imediato de cirurgias cardíacas. Acta Paul Enferm. 2012;25(3):340-5. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n3/v25n3a04.pdf. acesso Set.2012

8. Grittem L, Meier MJ ,Peres MA. Sistematization of perioperative care - a qualitative research. Online Journal of Nursing Informatics. 6-1-2008 Enfermagem [periódico na internet].Disponível em: http://ir.uiowa.edu/nursing_pubs/645. acesso Nov.2012.

 

 9. Kabes AM, Graves JK, Norris J. Further Validation of the Nonverbal Pain Scale in Intensive Care Patients. Crit Care Nurse © 2009 American Association of Critical-Care Nurses. doi: 10.4037/ccn2009992 2009;29:59-66.Disponivel em: http://ccn.aacnjournals.org/content/29/1/59.full.pdf+html .acesso Dez 2012.

10.Miller JN, Drew BJ. Atrial electrograms after cardiac surgery: survey of clinical practice.  Am J Crit Care Nurs 2007; 16 (4): 350-9.Disponivel em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17595365 .acesso Nov.2012.

 

11. Linch GFC, Guido LA,Pitthan LO,Lopes LFD. Estressores identificados por pacientes submetidos à revascularização do miocárdio e angioplastia coronária transluminal percutânea - estudo quantitativo.Online Brazilian Journal of Nursing;Disponivel em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2008.1432/371. acesso Dez.2012.

 





JSNCARE
Share |