J Special Nurs Care

Enfermagem baseada em evidência no ponto do cuidado do paciente - o que é preciso?

Isabel CF da Cruz - coordenadora dos cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e Métodos Dialíticos e Transplante

As tecnologias de comunicação e informação (TIC) são os novos instrumentos de trabalho da enfermeira do século XXI para a prestação do cuidado direto ao paciente de forma compassiva & baseada em evidências científicas.

Hoje quase tudo em termos de comunicação, ensino, aprendizagem e conhecimento científico passa pela rede mundial de computadores e está à disposição para o profissional de saúde.

Todavia, ainda é preciso de maiores incentivos para que toda a informação e conhecimento contidos na rede web seja efetivamente inseridos no cotidiano profissional, propiciando um cuidado de enfermagem efetivo com menor custo.

A cada dia as TIC estão cada vez mais fáceis de serem utilizadas pelo usuário comum e mais acessíveis. Equipamentos móveis como celulares e tablets com acesso à internet tornam o "ficar online” é mais fácil e o acesso ao conhecimento mais rápido.

Neste número do Journal of Specialized Nursing Care publicamos os trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos (adulto/idoso). Estas publicações representam o esforço desta Coordenação de Curso em aproximar as enfermeiras destes novos instrumentos de trabalho: bibliotecas virtuais de saúde e portais de evidência científica em saúde.

Novas tecnologias contudo exigem muito mais das velhas habilidades cerebrais: localização de fontes de informações científicas, leitura crítica, raciocínio crítico e síntese redacional.

Bom não esquecer!

Bibliografia recomendada:

Cruz, I.C.F. da ; Neves, E. P. Towards an international network of nursing research based on digital technology. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285), 1(3) 2002 [Online]. Available at: www.uff.br/nepae/objn103cruzneves.htm





JSNCARE
Share |