J Special Nurs Care 2716

Implications of decreased cardiac output nursing diagnosis in postoperative cardiac surgery: systematic literature review

 

Implicações do diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído no pós-operatório de cirurgia cardíaca: revisão sistematizada da literatura

 

Janine Gomes Timótheo. Enfermeira. Aluna do Curso de Cuidados Intensivos / Universidade Federal Fluminense (UFF).  janinegomesti@hotmail.com

Profa. Dra. Isabel  Cruz. Titular da UFF. isabelcruz@uol.com.br

 

Resumo

Introdução: As alterações fisiológicas do pós-operatório de cirurgia cardíaca estão relacionadas à anestesia, trauma cirúrgico e circulação extracorpórea. A diminuição do débito cardíaco configura uma ameaça ao prognóstico do paciente. Pergunta clínica: Para o cliente de alta complexidade com o diagnóstico débito cardíaco diminuído no pós-operatório de cirurgia cardíaca qual intervenção mais eficaz para sua resolução? Metodologia: Revisão sistematizada da literatura nas bases MEDLINE, CINAHL, LILACS e Web of Science. Síntese das evidencias científicas: A identificação de débito cardíaco diminuído não depende exclusivamente de métodos invasivos, quanto mais rápida detecção maior prognóstico do paciente. Discussão: São necessários mais estudos que apresentem evidências científicas sobre intervenções de enfermagem para o paciente com débito cardíaco diminuído, a maioria dos estudos resume-se em identificar fatores e características definidores deste diagnóstico. Contribuições para prática clínica: A enfermeira intensivista deve ter a habilidade de detectar e interpretar precocemente sinais de insuficiência de fluxo sanguíneo através de sinais clínicos.
Palavras-chave: Enfermagem baseada em evidências. Cuidados intensivos. Monitorização hemodinâmica.

Abstract
Introduction:
The physiological changes of the cardiac surgery postoperative period are related to anesthesia, surgical trauma and cardiopulmonary bypass. The decrease in cardiac output constitutes a threat to the patient's prognosis. Question clinic: For high complexity clients with cardiac output diagnosis decreased postoperative cardiac surgery which more effective intervention for their resolution? Methods: A systematic review of the literature. Summary of scientific evidence: The cardiac output decreased not only linked to identification of invasive methods, the faster detection largest prognosis. Discussion: More studies are needed to present scientific evidence on nursing interventions for patients with decreased cardiac output, most of the studies summarized in identifying factors and defining characteristics of this diagnosis. Contributions to clinical practice: The intensive care nurse must have the ability to detect and interpret blood flow early signs of failure by clinical signs.

Key words: Evidence-Based Nursing. Intensive care. Hemodynamic monitoring.

Introdução

O cliente em pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca apresenta como principal cuidado manter estabilidade hemodinâmica além da recuperação a partir da anestesia geral, sendo o período pós-operatório imediato do cliente desafiador para equipe de saúde. O enfermeiro deve ter senso crítico para identificar as possíveis complicações, levantar soluções e estabelecer prioridades das ações de enfermagem. Neste sentido, a sistematização da assistência de enfermagem é uma ferramenta importante para organização deste processo, a fim de garantir melhores resultados, aperfeiçoando e garantindo cada vez mais a qualidade da assistência oferecida, portanto quanto maior o número de necessidades apresentadas pelo cliente maior é a importância de se planejar uma sistematização das ações apresentadas por este profissional(1).

As alterações fisiológicas do pós-operatório de cirurgia cardíaca estão relacionadas à anestesia, trauma cirúrgico e circulação extracorpórea (CEC), fatores estes que destacam a singularidade destes clientes em relação a outros. O longo período de CEC resulta em edema miocárdico, perda de fosfatos de alta energia e acúmulo de radicais livres de oxigênio que levam a disfunção miocárdica, determinante do baixo débito no pós-operatório(2).

A monitorização do débito cardíaco é utilizada como adjunto no tratamento de pacientes críticos, é a medida hemodinâmica mais importante para avaliar o status da perfusão do paciente, pois outras medidas circulatórias podem ser influenciadas por outros fatores que não necessariamente indicam deterioração hemodinâmica.

A diminuição do débito cardíaco configura uma ameaça ao prognóstico do paciente, podendo ser oriunda de diversas alterações, sejam da pré-carga, pós-carga, frequência cardíaca, contratilidade ou sangramento. Invasivamente o débito cardíaco é mensurado pelo método de Fick e termodiluição,no entanto existem sinais clínicos os quais estão relacionados com a queda desta variável, a qual é de extrema importância seres interpretados pela enfermeira de cuidados intensivos. A peculiaridade e complexidade do paciente submetido a cirurgia cardíaca justifica a importância desse estudo.

 

Pergunta clínica

Para o cliente de alta complexidade com o diagnóstico débito cardíaco diminuído no pós-operatório de cirurgia cardíaca qual intervenção mais eficaz para sua resolução?

Quadro 1 – PICO da pergunta clínica, Niterói, 2014

Acrônimo

Definição

Descrição

Descritores

P

Paciente ou diagnóstico de enfermagem ou diagnóstico médico

Paciente no pós-operatório de cirurgia cardíaca com diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído

Cardiac output
Nursing
Nursing diagnosis
Cardiac surgery
Decreased Cardiac Output
Heart surgery

I

Prescrição

Monitorar débito cardíaco

Cardiovascular Nursing
Advanced Practice Nursing
Evidence-Based Nursing
Haemodinamic monitoring

C

Controle ou comparação

Não se aplica

 

O

Resultado

Manutenção da estabilidade hemodinâmica

Cardiac Output

 

Metodologia
Pesquisa bibliográfica nas bases eletrônicas LILACS, MEDLINE (via PUBMED), CINAHL (via EBSCO), Web of Science (via Portal Capes). Critérios de inclusão: Artigos cujo tema vai ao encontro da pesquisa, nos idiomas português, inglês ou espanhol; publicados entre os anos de 2009 a 2014. Critérios de exclusão: editoriais, resumos e cartas ao editor.

Foram utilizados os operadores boolenanos AND e OR. Foram realizadas diversas combinações com os elementos (P) e (I), (P) e (O) e (P), (I) e (O).

Alguns cruzamentos realizados foram: Cardiac output AND Nursing OR Critical Care Nursing OR Cardiovascular Nursing OR Advanced Practice Nursing OR Evidence-Based Nursing/ Nursing diagnosis AND Cardiac surgery NOT Children/ Decreased Cardiac Output AND nursing intervention classification / Haemodinamic monitoring AND Cardiac Surgery.
Os descritores foram combinados com os operadores booleanos, os artigos encontrados foram selecionados primariamente de acordo com o título. Após essa fase, realizou-se leitura crítica dos resumos para nova seleção dos artigos.

Na base LILACS retornaram 53 artigos dos quais apenas 2 elegíveis. Na base MEDLINE retornaram 117 artigos, dos quais 5 foram selecionados para a amostra. Na base CINAHL 8 artigos retornaram como resultados, sendo eleitos 6 artigos. Na base Web of Science, 83 artigos retornaram da busca, apenas 1 elegível o qual foi excluído por estar repedido. No total, com a busca foram encontrados 261 artigos, selecionados total de 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa.

Os resultados foram dispostos em um quadro sinóptico e os artigos classificados de acordo com o grau de recomendação e nível de evidência por tipo de estudo, segundo Oxford Centre Evidence-Based Medicined (3) disposto na Figura 1 e as revistas de acordo com sua classificação no Web Qualis (4).

 

Figura 1 - Grau de recomendação e nível de evidência por tipo de estudo, segundo Oxford Centre Evidence-Based Medicined

https://lh3.googleusercontent.com/k_j0JXpYg7OGcac8d-3qIG04hr8SzF9qbApIXSD0isp6VjvJOJo8nc1DiWb2CwlSrlf5341VdoMvx0PzqgGQ9b6O3I7kCLLz3i5293biRBl35YEkx45I7aYMhlAesjtWXQ

Fonte: Adaptado de Levels os evidence of the Oxford Centre for Evidence-Based Medicine(3)

Síntese das evidências científicas

 

Quadro 2 – Síntese das Evidências Científicas nas bases LILACS, MEDLINE, CINAHL e Web of Science, Niterói, 2014

Autores, Ano, País

Tipo de estudo

Objetivo

Principais achados

Conclusão

Base

Revista/QUALIS

Nível de evidência

Corley, A; Barnett, AG; Mullany, D; Fraser, JF. 2009. Austrália(5)

Estudo descritivo

Comparar a mensuração do débito cardíaco de um dispositivo de ultra-som não-invasivo (USCOM), realizada por uma não ecocardiografista enfermeira registrada de cuidados intensivos de UTI com o cateter de artéria pulmonar convencional (CAP) usando tanto termodiluição quanto métodos de Fick.

Em 80% das mensurações de débito cardíaco os métodos USCOM, PAC e Fick mostraram
acordo clinicamente aceitável e a curva de aprendizado para a operação do USCOM por uma RN UTI foi satisfatoriamente curto. São necessários mais trabalhos em pacientes submetidos à ventilação de pressão positiva.

O USCOM pode ser segura e eficazmente operada por um enfermeira de cuidados críticos sem treinamento formal de ultra-som, a curva de aprendizagem associada à sua utilização é curta. Este descoberta tem o potencial para estender o papel clínico da RN UTI, além de fornecer uma avaliação mais rápida de débito cardíaco e tratamento mais seguro para nossos pacientes.

MEDLINE

Inter J Nursing Studies.A1

2C

Martins, QC; Aliti, G; Rabelo, ER. 2010. Brasil(6)

Estudo descritivo

Validar clinicamente, segundo o modelo proposto por Fehring, as características definidoras do diagnostico de enfermagem (DE) débito cardíaco diminuído (DCD) em 29 pacientes com insuficiência cardíaca congestiva descompensada

Características com R > 0.50 e 1 foram validadas para o diagnóstico débito cardíaco diminuído (DCD).

As características definidoras consideradas primarias (R 0.80) foram fadiga, dispnéia, edema, ortopneia, dispnéia paroxística noturna e pressão venosa central aumentada; e características secundárias foram ganho de peso, hepatomegalia, distensão da veia jugular, palpitações, crepitações, oliguria, tosse, pele fria e pegajosa e mudanças na cor da pele.

CINAHL

Inter J Nursing Terminologies and Classifications. A1

2C

Pivoto, FL; Lunardi Filho, WD; Santos, SSC; Almeida, MA; Silveira, RS. 2010. Brasil(7)

Pesquisa Convergente Assistencial

Identificar, em conjunto com enfermeiras de uma Unidade de Tratamento Intensivo Pós-Operatória Cardiológica, diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes no período pós-operatório de cirurgias cardíacas, com vistas à futura implementação do processo de enfermagem nessa unidade

Foram selecionados 13 artigos, identificando 50 características definidoras, sendo dez com maior frequência: alteração da frequência/ritmo cardíaco, dispneia, labilidade da pressão arterial, estertores, oligúria/anúria, edema, pele fria, fadiga/fraqueza, diminuição dos pulsos periféricos e diminuição da perfusão periférica.

Identificar diagnósticos de enfermagem comuns em pacientes no pós-operatório de cirurgias cardíacas permite um direcionamento da assistência de enfermagem e subsidia o estabelecimento de intervenções fundamentadas e adequadas às necessidades individuais apresentadas por esses pacientes.

CINAHL

Acta Paulista de Enfermagem. A2.

2C

Brandão, SMG; Altino, DM; Silva, RC; Lopes, JL. 2011. Brasil(2)

Revisão bibliográfica

Realizar uma revisão da literatura das características definidoras (CD) do Débito Cardíaco Diminuído (DCD)

Foram estabelecidos 15 diagnósticos, segundo a Taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association, corroborados por outros autores.

Foram identificadas 79 CD. Dentre estas, 28 já estavam contidas na classificação de diagnósticos da NANDA-I. Alguns dados referentes à avaliação da microcirculação como os níveis de lactato aumentados e diminuição da saturação venosa de oxigênio foram identificados como indicadores deste diagnóstico

CINAHL

Inter J Nursing Terminologies and Classifications.A2.

5

Melo, R; Lopes, MVO; Araujo, TL; Silva, LF; Sampaio, AA; Santos, F; Sue, M. 2011.Brasil(8)

Estudo de validação

Verificar a validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem de risco para débito cardíaco diminuído baseada no julgamento de enfermeiros especialistas .

Fatores de risco críticos foram disfunção miocárdica, perda de sangue, aumento da pressão intrapericárdica, arrtimias, o volume de fluido deficiente, perda de plasma , a perfusão tecidual ineficaz e desequilíbrio eletrolítico.

O conceito de “Risco de débito cardíaco diminuído” foi considerado como representativo diagnóstico de enfermagem definido como "risco de desenvolver um estado de saúde caracterizado por uma quantidade insuficiente de sangue bombeado pelo coração para atender às demandas metabólicas físicas”

MEDLINE

Nursing in Critical Care.A1.

2C

Souza, V; Zeitoun, SS; Barros, ALBL. 2011. Brasil(9)

Revisão bibliográfica

Caracterizar os artigos científicos relacionados ao diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído. Verificar os artigos que descrevem o comportamento das características definidoras deste diagnóstico, identificando aquelas que ocorrem com maior frequência

Foram selecionados 13 artigos, identificando 50 características definidoras, sendo dez com maior frequência: alteração da frequência/ritmo cardíaco, dispneia, labilidade da pressão arterial, estertores, oligúria/anúria, edema, pele fria, fadiga/fraqueza, diminuição dos pulsos periféricos e diminuição da perfusão periférica.

As evidências encontradas fornecem dados para a precisão de novos estudos que fundamentem a inclusão na NANDA de CD obtidas por meio de instrumentos menos invasivos, pois cada vez mais a hemodinâmica minimamente invasiva mostra-se presente na prática clínica, pela necessidade de redução dos custos hospitalares e risco infeccioso ao paciente ocasionado pelos cateteres altamente invasivos.

MEDLINE

Acta Paulista de Enfermagem. A2..

5

Lira, ALBC; Araújo, WM; Souza, NTC; Frazao, CMQ; Medeiros, BA. 2012. Brasil(10)

Estudo descritivo

Identificar os cuidados realizados pelos enfermeiros em unidade de terapia intensiva aos pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca e compará-los ao que é evidenciado na literatura

As ações de enfermagem identificadas neste estudo estão de acordo com as diversas práticas recomendadas pela literatura.

Os cuidados de enfermagem identificados foram agrupados em sete categorias: manutenção do débito cardíaco, da integridade tecidual, do equilíbrio hidroeletrolítico, da ventilação e oxigenação, prevenção e tratamento da dor, prevenção e controle da infecção e apoio psicológico

LILACS

Revista da rede de enfermagem do nordeste. B2.

2C

Jesus, DF ;Marques, PF. 2013. Brasil(11)

Revisão bibliográfica

Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem na alta hospitalar após cirurgia cardíaca

Foram selecionados dez artigos que mostrou a necessidade de desenvolver um plano de alta de enfermagem com foco na prevenção de complicações e lidar com limitações físicas decorrentes de uma cirurgia cardíaca.

A alta deve ser considerada a partir do momento da admissão, com ações cuidadosamente planejadas envolvendo paciente e da família.

CINAHL

Revista brasileira de cirurgia cardiovascular.B1.

5

Santos, ER; Souza, MF; Gutiérrez, MGR; Maria, VLR; Barros, ALBL. 2013. Brasil(12)

Estudo de validação

Validar o conceito de risco de débito cardíaco diminuído

Os dados obtidos permitiram inferir que o fenômeno risco de débito cardíaco diminuído pode se constituir num diagnóstico de enfermagem e, por meio do seu refinamento, contribuir para o avanço das classificações de enfermagem nesse contexto

O débito cardíaco diminuído teve como atributo principal a deficiência de bombeamento cardíaco e o risco, o atributo de probabilidade. Analisados os usos e os atributos definidores dos conceitos de "débito cardíaco diminuído" e "risco", seus eventos antecedentes e consequentes, construiu-se a definição de risco de débito cardíaco diminuído, que foi validada por 100% dos especialistas.

MEDLINE

Revista Latino-Am. Enfermagem. A1.

2C

Souza, V. ;Zeitoun, SS. ;Lopes, CT. ;Oliveira, AP. ;Lopes J, L. ;vBarros, AL. 2014. Brasil(13)

Estudo de validação

Realizar a validação consensual das definições operacionais dos diagnósticos de enfermagem Intolerância à atividade, Volume de líquidos excessivo e Débito cardíaco diminuído em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada

A validação consensual melhora a interpretação das respostas humanas, embasando a seleção de intervenções de enfermagem e contribuindo para melhorar os resultados.

Foram encontradas 38 características definidoras para os diagnósticos de enfermagem. Suas definições operacionais foram desenvolvidas e seu conteúdo validado

CINAHL

International Journal of Nursing Knowledge. B2.

2C

Leegaard, M. ;Watt-Watson, J ;McGillion, M.; Costello, J.;Elgie-Watson, J.;Partridge, k. 2011. USA (14)

Grupos focais

Objetivo geral é desenvolver uma intervenção de educação dor para os enfermeiros que trabalham com pacientes de cirurgia cardíaca.

Os enfermeiros identificados desafios de gerenciamento de dor no hospital, especialmente em relação à idade dos pacientes , as preocupações do paciente sobre o uso de opióides , a necessidade de utilizar várias estratégias de gestão e preparar os pacientes para controlar a dor em casa.

Os participantes identificaram as lacunas de conhecimento dor mais comuns para pacientes antes e após a alta hospitalar após cirurgia cardíaca. Estes dados serão utilizados para desenvolver uma intervenção de educação para enfermeiras para ajudar seus pacientes de cirurgia cardíaca com estratégias de gestão mais eficazes dor antes e depois a alta para casa.

CINAHL

Journal of cardiovascular nursing. A1.

2C

Veronovici, N. R. ;Lasiuk, G. C. ;Rempel, G. R. ;Norris, C. M. 2014. Canadá (15)

Revisão integrativa

Realizar revisão da literatura de pesquisas publicadas sobre a educação de alta para pacientes em pós operatório de cirurgia cardíaca para informar as diretrizes para educar estes pacientes.

Três estudos relataram diminuição estatisticamente significativa na ansiedade e depressão e relataram aumento da saúde subjetiva . Quatro estudos tiveram resultados mistos com ambos os resultados positivos e neutros . Não há estudos relataram resultados negativos em relação à educação pré-operatória.

Pacientes e equipe identificaram que a educação do paciente é essencial. Ferramentas educacionais padronizados são apropriados como eles podem poupar recursos, mas só são eficazes se usado em conjunto com o ensino individualizado.

MEDLINE

European Journal of Cardiovascular Nursing. A1.

5

 

Discussão

Foram selecionados 12 (doze) artigos, dos quais 50% (5) publicados em periódicos internacionais. Quanto a recuperação dos artigos, 40% foram obtidos da base Medline, 40% CINAHL e 20% LILACS. Na base Web of Science não foram recuperados artigos pois os que foram elegíveis já haviam sidos selecionados em outras bases. Quatro dentre os 10 artigos estamos no estrato de maior qualificação Qualis, A1.

Em relação ao tipo de estudo, 30% são estudos descritivos, 30% revisão bibliográfica. 30% estudos de validação e 10% pesquisa convergente assistencial. Brasil teve expressiva participação em 90% dos artigos, mesmo sendo 50% de revistas internacionais, o que aponta uma grande participação brasileira nas publicações sobre diagnóstico de enfermagem.

Indicou-se a mudança no método de avaliação do débito cardíaco, a fim de diminuir riscos (2, 5, 9). Com isso, a utilização do cateter de artéria pulmonar tem sua frequência de instalação reduzida em pacientes internados em unidades críticas, portanto, as CD relacionadas a este cateter listado pela NANDA tendem a não serem identificadas na prática clínica. A abordagem clínica desses pacientes tem utilizado outros parâmetros para verificação da adequação do débito cardíaco, como a saturação central de oxigênio, verificação da pressão de pulso, medidas da pressão parcial de oxigênio, aumento dos níveis séricos de lactato e o excesso de base, que são obtidos por meio de acesso venoso arterial e acesso venoso central da veia cava superior ou átrio direito(9).

Destaca-se como relevante as características definidoras a diminuição dos pulsos periféricos e diminuição da perfusão periférica, pois tanto o enfermeiro que atua em unidade de terapia intensiva com modernos recursos tecnológicos quanto o enfermeiro intensivista que não dispõe dos mesmos recursos, identificarão o diagnostico DCD por meio das técnicas propedêuticas (2, 9, 14).

Artigos demonstraram a validação o diagnóstico de risco para débito cardíaco diminuído, ainda não existente nos diagnósticos NANDA (8, 12). O mesmo é caracterizado pelo "risco de desenvolver um estado de saúde caracterizado por uma quantidade insuficiente de sangue bombeado pelo coração para atender às demandas metabólicas físicas”(8).

Ao que concerne aos cuidados com o paciente submetido a cirurgia cardíaca os estudos foram bastantes heterogênios. Os estudos revelam que os cuidados de enfermagem para manutenção do débito cardíaco consistem em: o controle e observação das alterações de ausculta, da frequência e ritmo cardíaco, parâmetros ventilatórios, oximetria de pulso, pressão arterial sistêmica, pressão venosa central (PVC), balanço hidroeletrolítico, débito urinário, drenagem torácica, perfil de coagulação, coloração da pele, enchimento capilar e ocorrência de sangramentos, assim como o controle da infusão de medicamentos vasoativos são cuidados de enfermagem inerentes ao paciente cirúrgico(10,7). São medidas gerais e descritivas, nenhum estudo testou eficácia destas para solução do problema que seria o baixo débito cardíaco.
Artigos destacaram a importância da enfermeira para o planejamento de alta e educação no pré-operatório, pois são diversas adaptações a serem feitas pelos pacientes e familiares e o planejamento da alta deve ser realizado desde admissão, um em específico em relação ao manejo da dor(11, 14), uma revisão integrativa(15) encontrou resultados estatisticamente significantes em relação a diminuição da
ansiedade e depressão e relataram aumento da saúde subjetiva para os pacientes que receberam educação em saúde do pré-operatório.

 

 

Resposta Baseada em Evidência Científica

Devido baixo nível de evidencia dos artigos, heterogeneidade das populações, não foi possível indicar a intervenção de enfermagem mais eficaz para o paciente com débito cardíaco.

No entanto, entende-se que a enfermeira intensivista deve ter a habilidade de detectar e interpretar precocemente sinais de insuficiência de fluxo sanguíneo através de sinais clínicos como alterações do pulso, diminuição de perfusão tissular periférica, débito urinário, nível de consciência entre outros fatores, além de correlacioná-los com variáveis hemodinâmicas não invasivas como pressão arterial, invasivas (pressão de artéria pulmonar, pressão venosa central, índice cardíaco), resultados laboratoriais e de imagens para juntamente com a equipe multidisciplinar intervir de acordo com os fatores identificados. Resultados importantes encontrados são em relação à importância da enfermeira na educação do paciente, reduzindo ansiedade, depressão e no manejo na dor.

 

Conclusões

Este estudo pode contribuir para a enfermagem em cuidados intensivos, pois explicitou uma lacuna no conhecimento, que são intervenções de enfermagem para pacientes com diagnóstico de enfermagem débito cardíaco diminuído. Apesar de ser louvável a participação brasileira sobre este diagnóstico, os artigos são heterogêneos e de baixa evidência. Nenhum artigo testou intervenções, limitaram-se a descrever quais seriam os cuidados de forma geral e inespecífica para a população em questão.

Pontos importantes destacados foram a detecção clínica deste diagnóstico por métodos não invasivos, conduzidos pela enfermeira, embora não esta prática não seja uma realidade das enfermeiras brasileiras. Logo, reforça-se a importância da detecção clínica, a beira leito, com os recursos disponíveis de sinais de débito cardíaco insuficiente em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Em relação a intervenções gerais para o paciente no pós-operatório de cirurgia cardíaca, destacou-se a educação no pré-operatório, planejamento de alta e manejo da dor.

 

Referências

 

1.         Galdeano LE, Rossi LA, Santos CB, Dantas RAS. Diagnósticos de enfermagem no perioperatório de cirurgia cardíaca. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2006;40:26-33. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342006000100004&script=sci_arttext.

2.         Brandão SMG, Altino DM, Silva RCG, Lopes JL. Defining Characteristics of Decreased Cardiac Output: A Literature Review. International Journal of Nursing Terminologies and Classifications. 2011;22(2):92--102. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-618X.2010.01174.x/abstract;jsessionid=A8F8FD8A34990AD74633111CAB09E78F.f02t01  

3.         Van Tulder M, Furlan A, Bombardier C, Bouter L. Updated method guidelines for systematic reviews in the cochrane collaboration back review group. Spine (Phila Pa 1976). 2003 Jun 15;28(12):1290-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12811274  

4.         WebQualis. Sistema Integrado CAPES [cited 2014 nov 29]. Available from: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam  

5.         Corley A, Barnett AG, Mullany D, Fraser JF. Nurse-determined assessment of cardiac output. Comparing a non-invasive cardiac output device and pulmonary artery catheter: a prospective observational study. Int J Nurs Stud. 2009 Oct;46(10):1291-7. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19423107  

6.         Martins QC, Aliti G, Rabelo ER. Decreased cardiac output: clinical validation in patients with decompensated heart failure. Int J Nurs Terminol Classif. 2010 Oct-Dec;21(4):156-65. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1744-618X.2010.01174.x/abstract;jsessionid=A8F8FD8A34990AD74633111CAB09E78F.f02t01  

7.         Pivoto FL, Lunardi Filho WD, Santos SSC, Almeida MA, Silveira RSd. Diagnósticos de enfermagem em pacientes no período pós-operatório de cirurgias cardíacas. Acta Paulista de Enfermagem. 2010;23:665-70. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000500013 

8.         Melo RP, Lopes MVO, Araujo TL, Silva LF, Sampaio AA, Santos F, et al. Risk for decreased cardiac output: validation of a proposal for nursing diagnosis. Nursing in Critical Care. 2011;16(6):287--94. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21999419   

9.         Souza V, Zeitoun SS, Barros ALBL. Débito cardíaco diminuído: revisão sistemática das características definidoras. Acta Paulista de Enfermagem. 2011; 24:114-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000100017&nrm=iso 

10.       Lira ALBC, Araújo WM, Souza NTC, Frazao CMQ, Medeiros ABdA. Mapeamento dos cuidados de enfermagem para pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. RENE. 2012;13(5):1171-81. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/241  

11.       Jesus DF, Marques PF. Nursing assistance at the hospital discharge after cardiac surgery: integrative review. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. 2013;28:538-44. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76382013000400020&nrm=iso 

12.       Santos ER, Souza MF, Gutiérrez MGR, Maria VLR, Barros ALBL. Validation of the concept Risk for Decreased Cardiac Output. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2013;21:97-104. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692013000700013&script=sci_arttext&tlng=pt 

13.       Souza V, Zeitoun SS, Lopes CT, Oliveira APD, Lopes JdL, Barros ALBL. Content Validation of the Operational Definitions of the Nursing Diagnoses of Activity Intolerance, Excess Fluid Volume, and Decreased Cardiac Output in Patients With Heart Failure. International Journal of Nursing Knowledge. 2014;25(2):85-93. PubMed PMID: 2012608287. Language: English. Entry Date: 20140620. Revision Date: 20140801. Publication Type: journal article. Available from: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=c8h&AN=2012608287&lang=pt-br&site=ehost-live

14. Leegaard M, Watt-Watson J, McGillion M, Costello J, Elgie-Watson J, Partridge K. Nurses' educational needs for pain management of post-cardiac surgery patients. A qualitative study. Journal of Cardiovascular Nursing. 2011;26(4):312-20. Avaliable from: http://link.periodicos.capes.gov.br.ez24.periodicos.capes.gov.br/sfxlcl41?url_ver=Z39.88-2004&url_ctx_fmt=fi/fmt:kev:mtx:ctx&ctx_enc=info:ofi/enc:UTF-8&ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info:sid/sfxit.com:azlist&sfx.ignore_date_threshold=1&rft.object_id=954927696971&svc.fulltext=yes

15. Veronovici NR, Lasiuk GC, Rempel GR, Norris CM. Discharge education to promote self-management following cardiovascular surgery: an integrative review. Eur J Cardiovasc Nurs. 2014 Feb;13(1):22-31. PubMed PMID: 24042728. Avaliable from: http://cnu.sagepub.com/content/13/1/22.long.






JSNCARE
Share |