Journal Special Nurs Care Edtorial

Por Que Pós-Graduação em Enfermagem em Cuidado de Alta Complexidade & Colaborativo Centrado n@ Cliente?

Isabel Cruz, RN, PhD

1.    Para aglutinar os conhecimentos e habilidades de enfermagem sobre cuidado de alta complexidade dispersos.

O senso comum sobre o cuidado intensivo, mesmo no meio profissional, o considera como um cuidado dirigido para o cliente inconsciente, em coma. Por esta razão pouco se investe na qualidade do profissional que irá cuidar do cliente enquanto pessoa, com uma família, uma história e uma cultura.

Contudo, a realidade da alta complexidade é outra e há uma grande demanda por enfermeiras/os com conhecimentos e habilidades especializadas, de modo a recuperar o cliente no menor espaço de tempo possível e com o menor custo, sem prejuízo da humanização do atendimento.

2.    Para implantar e implementar o cuidado colaborativo, baseado em evidência e centrado n@ cliente/família

A qualidade da assistência em saúde implica em avaliação continuada dos cuidados prestados. Dentre os modelos administrativos preconizados para a saúde, destacamos o cuidado colaborativo resultante do trabalho efetivo em equipe, baseado em evidência, que permite uma atenção holística, bem como a otimização dos recursos materiais e humanos necessários ao cuidado do cliente/família em determinado espaço de tempo, conforme seu problema de saúde, para o alcance dos objetivos terapêuticos previamente estabelecidos.

3.    Para desenvolver n@ enfermeira a autonomia resultante da prática baseada em evidência.

O cenário no qual se desenrolam as ações terapêuticas de alta complexidade subentende a necessidade de um enfermeir@ com habilidades de pesquisa para que possa decidir com autonomia de modo a recuperar ou manter a saúde do cliente.

A prática de enfermagem baseada em evidência ainda não é muito freqüente no nosso cotidiano e, no curso de especialização, trabalhamos para o desenvolvimento desta competência imprescindível ao cuidado centrado no cliente de alta complexidade.

Em síntese, os porquês da pós-graduação em enfermagem nesta área justificam-se pela necessidade de integrar conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como pela urgência em implantar novos modelos assistenciais baseados em interdisciplinaridade e evidência científica, com profissionais capazes de negociar as decisões sobre o melhor cuidado com o @ cliente e sua família .





JSNCARE
Share |