J Spec Nursing Care

Cuidados Intensivos acontecem em todo SUS – uma pandemia confirma

Profa. Dra. Isabel Cruz

Uma vez que 8o% das ações no Sistema Único de Saúde - SUS - acontecem na Atenção Básica, cabe à Atenção Especializada atender a pessoa com demanda de cuidados complexos, por vezes intensivos, e isto não acontece estritamente numa área física da instituição de saúde denominada Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No momento em que escrevo este breve editorial, estamos tanto implementando ações preventivas, não farmacológicas (os tais 80%) para reduzir a demanda sobre a Atenção Especializada, quanto estamos, de forma emergencial, nos capacitando ou atualizando para atuar com uma epidemia que torna 5 a 15% das pessoas infectadas, pacientes de alta complexidade, dependentes de cuidados intensivos pela(o) enfermeira(o) por conta da CoVID-19.

Que a pandemia possa nos ensinar finalmente que Atenção Básica & Atenção Especializada em Saúde são uma coisa só.

Neste número do Journal of Specialized Nursing Care, publicamos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos(as) profissionais que concluíram com sucesso o curso de Especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos.  Esperamos que os artigos sejam úteis para a prática da(o) enfermeira(o) baseada em evidência tanto no cuidado dos(as) pacientes com CoVID-19, quanto dos demais que acessam o Sistema Único de Saúde por conta de suas doenças crônicas, traumas, emergência obstétrica  e outros problemas preveníveis ou não.

Neste ano de 2020, para a XV turma de Cuidados Intensivos propomos um desafio a mais: - saúde digital. Mais especificamente, dentre as terminologias criadas para definir/codificar os diagnósticos de enfermagem sobre o(a) Paciente no Prontuário Eletrônico, a SNOMED-CT e sua correlação com a CIPE.

Um primeiro passo para a incorporação definitiva das tecnologias digitais no cuidado da(o) enfermeira para o(a) paciente de alta complexidade em qualquer contexto de saúde.

   

 

 

 

 





JSNCARE
Share |