What is the best digital technology for the nursing intervention in ICU cardiac monitoring - Systematic Literature Review

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem em monitoramento cardíaco em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura

 Edgard Souto Silva. Enfermeiro1, Profa. Dra. Isabel Cruz2

1Enfermeiro, aluno do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). edgar25es@hotmail.com

2Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

 

ABSTRACT

277 articles were found, 60 within the proposed theme. Of these, 10 were selected and composed a table with the main information of each work. The articles presented different themes about digital technologies for cardiac monitoring, allowing the identification of positive and negative points of this subject, as well as the importance of the health team that works directly with these technologies. Conclusion: digital technologies for cardiac monitoring help to reduce the patient's hospital stay. However, they must be aligned with light and light-hard technologies to be more effective. Furthermore, it is not possible to identify a more effective technology, as different factors such as economic, sociocultural and patient characteristics influence their use.

 

Keywords: Technology, Cardiovascular Nursing, Intensive Care Unit.

 

 

RESUMO

Foram encontrados 277 artigos, sendo 60 dentro da temática proposta. Destes, 10 foram selecionados e compuseram uma tabela com as principais informações de cada trabalho. Os artigos apresentaram diferentes temáticas acerca das tecnologias digitais para monitorização cardíaca, permitindo a identificação de pontos positivos e negativos deste assunto, assim como a importância da equipe de saúde que trabalha diretamente com estas tecnologias. Conclusão: as tecnologias digitais para monitorização cardíaca auxiliam na redução do tempo de internação do paciente. No entanto, devem ser alinhadas a tecnologias leves e leves-duras para que possua maior efetividade. Além disso, não é possível identificar uma tecnologia mais efetiva, já que diferentes fatores como econômicos, socioculturais e características do paciente influenciam na utilização das mesmas.

 

Palavras-chave: Tecnologia, Enfermagem cardiovascular, Unidade de Terapia Intensiva.

INTRODUÇÃO

No Brasil, as doenças cardiovasculares compõe a maior causa de hospitalização no Sistema Único de Saúde (SUS) por doença crônica não transmissível (1) e também é considerada a principal causa de morte no país, com mais de 1100 óbitos por dia(2). Tecnologias são desenvolvidas com o objetivo de reduzir o número de mortes por esta causa e pesquisas têm evidenciado a necessidade da tecnologia dura no cuidado em enfermagem, bem como a implementação de teorias, aprimoramento profissional, métodos e protocolos de enfermagem baseados em diagnóstico(1).

O desenvolvimento de tecnologias busca formas que possam otimizar a segurança do paciente, melhorar a promoção da saúde e preservar a saúde do profissional de enfermagem(3). A tecnologia pode ser definida como união de ações (equipamentos, métodos, práticas, técnicas, procedimentos e instrumentos) utilizadas para o saber técnico-científico com a habilidade de compreensão do quê, pra quê e como utilizá-las(4). Podem ser divididas em: leves, leves duras e duras.

Tecnologias digitais são consideradas duras e têm vantagens bem conhecidas no setor da saúde como a efetividade do tratamento do paciente(5), redução de infecção hospitalar, do tempo de procedimento, de agravos e menor custo. Por isso há buscas por tecnologias cada vez mais efetivas e menos invasivas em diferentes áreas(3).

O desenvolvimento de tecnologias digitais é importante, no entanto, a tecnologia contemporânea está relacionada aos recursos materiais e imateriais dos processos de trabalho(6), dessa forma há o desenvolvimento de tecnologias para monitorização do sistema cardiovascular, esta que é considerada atividade de extrema importância, principalmente quando o paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

SITUAÇÃO - PROBLEMA

Baseado na importância das tecnologias digitais e como interferem na promoção da saúde do paciente questiona-se: como as tecnologias digitais impactam na prática do enfermeiro e ofertam suporte à monitorização de dispositivo mecânico de suporte cardíaco em pacientes adultos sob cuidados intensivos?

 

OBJETIVO

O objetivo principal desta revisão é sintetizar sistematicamente as melhores evidências sobre as tecnologias de saúde digital para a intervenção de enfermagem em Monitorização de Dispositivo Mecânico de Suporte Cardíaco (código CIPE®: 10046364). Além de buscar na literatura científica as tecnologias, características e finalidade de uso e como podem otimizar a intervenção de enfermagem na monitorização de dispositivo mecânico de suporte cardíaco, bem como ter um impacto positivo sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade.

 

METODOLOGIA

Este estudo foi utilizou o método de revisão sistematizada, por meio de levantamento bibliográfico em bases online, no período de 2016 a 2021. A coleta do material para a pesquisa foi executada no período de junho a setembro de 2021.

A busca pela literatura científica foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e na base PubMed. Os termos utilizados para compor a estratégia de busca foram: “unidade de terapia intensiva”; “enfermagem cardiovascular”; “tecnologia”; “tecnologia médica” e “monitoramento cardíaco”, nos idiomas inglês e português com o adicional do operador booleano AND entre as palavras. Foram realizadas buscas com diferentes agrupamentos dos termos. Monitoramento cardíaco não é um descritor, mas a expressão foi inserida para recuperação precisa de material que trate do tema proposto.

Como critérios de inclusão foram utilizados: artigos completos disponíveis gratuitamente, em português e publicados entre 2016 e 2021. E como critérios de exclusão: artigos repetidos; realizados em UTI neonatal e pediátrica; de relato de causa; teses e dissertações. Após exclusão, os artigos restantes foram lidos, sendo escolhidos para compor a revisão os que mais se assemelhavam ao tema. Para realização deste artigo foi utilizado a metodologia PICOT.

 

Quadro 1 – Estratégia PICOT.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P (paciente)

Paciente de alta complexidade adulto/idoso com problemas cardíacos.

Paciente internado em UTI com problemas cardíacos.

I (intervenção)

Intervenção diagnóstica específica de enfermagem.

Cuidados cardíacos / monitorização cardíaca.

C (controle ou comparação)

Não se aplica.

Não se aplica.

O (resultado ou desfecho)

1. Identificar na literatura científica, procedimentos e diagnósticos mais eficazes para o monitoramento de pacientes com problemas cardíacos.

2. Observar através da literatura científica atualizada a utilização de tecnologias digitais que contribuem nos procedimentos diagnósticos de pacientes críticos com problemas cardíacos.

Melhora na qualidade do cuidado prestado pela equipe de enfermagem.

T (tempo)

7 dias.

7 dias, pós alta e diminuição das reinternações.

Fonte: Silva e Cruz, 2021.

 

RESULTADOS

Foram encontrados 277 artigos, no entanto somente 60 eram semelhantes a temática. A partir dos critérios de exclusão e de escolha de temática mais semelhante ao objetivo deste trabalho, foram selecionados 10 artigos que estão relacionados no quadro 2.

Quadro 2 – Síntese das obras selecionadas segundo autores, data, país, objetivo, população/ amostra, tipo de estudo, recomendações e nível de evidência.

 

Autor(es), Data & País

 

Objetivo da pesquisa

 

População/ Amostra

 

Tipo do estudo

 

Principais recomendações

 

Nível de evidência

 

Miranda M, Branco JNR, Vargas GF, Hossne Jr. NA, Youshimoto MC, Fonseca JHAP, et al.

 

2016, Brasil.

Avaliar o efeito do uso da Circulação Extra Corpórea (CEC) na evolução intra-hospitalar de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise após cirurgia de revascularização.

Prontuários médicos de102 pacientes dialíticos consecutivos e não selecionados, submetidos à revascularização cirúrgica do miocárdio.

Estudo observacional unicêntrico.

Cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea na população dialítica proporciona menor morbidade intra-hospitalar, mas não altera mortalidade a curto prazo.

2B

Cestari VRF, Pessoa VLMP, Moreira TMM, Florêncio RS, Barbosa IV, Ribeiro SB.

 

2017, Brasil.

Descrever o funcionamento, os benefícios e as complicações associadas ao uso de dispositivos de assistência ventricular e identificar as intervenções realizadas por enfermeiros no cuidado ao paciente.

 

Revisão integrativa.

É importante que o enfermeiro conheça as tecnologias existentes e estratégias de cuidados para realização de prática assistencial integral. É necessário a realização de estratégias educativas, pois unem o conhecimento teórico e prático.

3A

Franco AS, Bridi AC, Karam MA, Moreira APA, Andrade KBS, Silva RCL.

 

2017, Brasil.

Caracterizar os alarmes sonoros disparados pelo balão intra-aórtico (BIA) durante a terapia de contrapulsação aórtica; medir o tempo estímulo-resposta da equipe e discutir as implicações do alargamento desse tempo para segurança do paciente.

Médicos e enfermeiros que atuam na assistência direta do paciente e que lidam com essa tecnologia na unidade de pós-operatório de cirurgia cardíaca de um hospital federal de grande porte especializado em cardiologia.

Estudo quanti-qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso.

Existe a necessidade de reflexão da gestão de alarmes clínicos com foco na parametrização para que a falsa sensação de segurança nas unidades de cuidados intensivos seja minimizada, contribuindo para otimização da vigilância e segurança, e redução dos riscos de incidentes com dano ou evento adverso.

2C

Augusto JB, Fernandes A, Freitas PT, Gil V, Morais C.

 

2018, Portugal.

Avaliar quais os preditores de fibrilação atrial de novo em doentes de uma unidade de cuidados intensivos não cardíaca.

 

Foram analisados 418 doentes internados em uma unidade de cuidados intensivos não cardíaca em Lisboa, Portugal.

Estudo de coorte prospectivo.

A proteína C-reativa, a creatinina sérica e o pró-peptídeo natriurético tipo B (proBNP) podem constituir ferramenta útil, de fácil e rápido acesso na estratificação do risco de fibrilação atrial de novo.

2B

Oliveira AEC, Machado AB, Santos ED, Almeida EB.

 

2018, Brasil.

Mensurar o tempo resposta dos profissionais de saúde diante ao disparo dos alarmes sonoros e as implicações para a segurança do paciente.

Equipe de profissionais da saúde que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva.

Pesquisa observacional e descritiva, com abordagem quantitativa.

A maior parte dos alarmes sonoros foram fadigados. É necessário que a equipe seja treinada e capacitada da forma correta para que haja redução de eventos adversos e estímulo a cultura da segurança do paciente.

2C

Hideo-Kajita A, Garcia-Garcia HM, Shlofmitz E, Campos CM.

 

2019, Brasil.

Atualizar os leitores sobre as tecnologias fisiológicas baseadas em angiografia coronariana.

 

Ponto de vista baseado em outros artigos.

Essas tecnologias têm um grande potencial, mas ainda precisam ser observadas com cautela, pois a maior parte está disponível apenas para pesquisa.

5

Assis AP, Oliveira FT, Camerini FG, Silva RCL, Moraes CM.

 

2019, Brasil.

Medir a magnitude do efeito de um protocolo de parametrização individualizada de alarmes hemodinâmicos em pacientes com infarto agudo do miocárdio.

32 indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, vítimas de infarto agudo no miocárdio, com monitores multiparamétricos e na fase aguda do tratamento.

Estudo quantitativo, do tipo ensaio clínico pragmático.

A utilização do protocolo diminuiu o número de alarmes inconsistentes e aumentou o número de alarmes consistentes. Dessa forma, enfatiza-se a utilização de protocolos baseados em evidências para que o paciente possua assistência de excelência.

2B

Guerra M, Zangirolami-Raimundo J, Sarmento GJV, Salatini R, Silva PJ, Raimundo RD.

 

2019, Brasil.

Analisar o comportamento da modulação autonômica da frequência cardíaca em diferentes modos do desmame da ventilação mecânica.

18 pacientes internados na unidade de terapia intensiva em fase de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea.

Transversal.

A respiração controlada foi associada a menor variabilidade da frequência cardíaca durante o desmame da ventilação mecânica quando comparada com a respiração espontânea.

 

2C

Vaz J, Abelin AP, Schmidt MM, Oliveira PP, Gottschall CAM, Rodrigues CG, et al.

 

2020, Brasil.

Descrever o processo de implementação de um banco de dados em IAMCST em um hospital de referência e sua aplicação para outros centros dentro do território nacional, utilizando uma plataforma online.

Instituto de Cardiologia (Fundação Universitária de Cardiologia - Porto Alegre, RS) e outros 7 centros nacionais.

Observacional do tipo registro.

A padronização da operação dos registros e uso de bancos de dados especializados em pacientes com IAM possibilitam a otimização da REDCap, desenvolvimento de outras tecnologias e tomadas de decisão do poder público.

4

Soares RAQ, Silva SM, Félix AMS, Moraes APA, Soares SG, Fernandes ITGP.

 

2020, Brasil.

Cartografar a produção de cuidados da equipe de enfermagem a usuários que têm o coração em tratamento, em um hospital especializado do estado de São Paulo.

21 profissionais da enfermagem que trabalham na unidade de internação de um hospital de alta complexidade especializado em cardiologia.

Pesquisa qualitativa, intervenção e cartografia.

Há necessidade de olhar para o hospital como um local de cuidado em várias dimensões e suscitar novas inquietações sobre o que é o cuidado e de que forma podem atender às demandas do usuário, enquanto uma pessoa tem o coração em tratamento.

2C

Fonte: Silva e Cruz, 2021.

 

DISCUSSÃO

A unidade de terapia intensiva é um ambiente de cuidado no qual o paciente se encontra em estado crítico e precisa de constante monitorização dos sinais vitais, exigindo cuidado intenso da equipe de saúde e controle rigoroso das tomadas de decisão(7,8,9).

Diferentes equipamentos eletromédicos são utilizados para monitorização de pacientes em cuidados intensivos(8,9,10). Alarmes sonoros são amplamente empregados em equipamentos de monitorização, pois chamam atenção dos profissionais para os pacientes com necessidades mais urgentes(8,9,10).

Estudos demonstram a relação dos parâmetros cardiovasculares medidos por estes monitores, os alarmes acionados e o tempo de resposta da equipe aos alarmes. Foi identificado que a pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca são os principais motivos do acionamento dos alarmes, no entanto somente menos de 26% destes alarmes foram atendidos, demonstrando falha da equipe de saúde(9). Destoando do que foi encontrado para alarmes sonoros de balão intra-órtico, com atendimento da equipe em menos de 1 minuto de alarme(10). Além do tempo de resposta da equipe de saúde aos alarmes sonoros, outra problemática relacionada a este tipo de tecnologia é a geração de ruído hospitalar, podendo influenciar negativamente os funcionários, proporcionando um ambiente com menor segurança do paciente e maior risco aos trabalhadores (9). Os alarmes podem ainda soar de maneira incorreta, por isso a criação de protocolos de parametrização individualizados pode reduzir consideravelmente o número de alarmes inconsistentes e aumentar o número de alarmes consistentes (8).

Quando sanadas, as problemáticas relacionadas aos alarmes sonoros dos monitores permitem que esta tecnologia seja efetiva e que auxilie a equipe de saúde na tomada de decisão correta, por isso, é importante que estes profissionais estejam bem treinados, pois a configuração, intervenção e manejo destas tecnologias são complexos e se realizados de modo incorreto, podem ocasionar efeitos adversos ao paciente(9).   

A monitorização cardíaca também está relacionada a funcionalidade de outros aparelhos e técnicas como o desmame da ventilação mecânica e Circulação Extracorpórea (CEC)(7,11). A circulação extracorpórea em pacientes dialíticos submetidos a revascularização cirúrgica do miocárdio afeta negativamente os parâmetros cardíacos, demonstrando a importância de compreender a influência da técnica em cada individualidade do paciente (11). Destaque também para necessidade da compreensão da monitorização cardíaca em UTIs não cardíacas, já que alguns fatores podem contribuir para a fibrilação atrial de novo, como por exemplo a elevação de proBNP (12).

Tecnologias que envolvem programação computacional também estão sendo desenvolvidas com o intuito de otimizar a melhora do paciente. A criação e implementação do banco de dados de pacientes com problemas cardiovasculares, melhora o diagnóstico e tratamento do mesmo, além de gerar dados que auxiliam nas tomadas de decisão pela gerência da(s) unidade(s) de saúde(13). Assim como a produção de modelos 3D e outras tecnologias digitais direcionadas a angiografia coronariana, no entanto é importante salientar que nem sempre o desenvolvimento de uma nova tecnologia digital terá resultado superior a utilizada anteriormente (14).

Uma revisão de literatura sobre cuidados de enfermagem e dispositivos de assistência ventricular demonstrou que a maior parte dos estudos ocorre nos EUA e que no Brasil este tipo de pesquisa é mais escasso(15). Além disso, no Brasil muitas pesquisas sobre tecnologias relacionadas ao sistema cardiovascular permanecem nas universidades, pois não há fomento para etapas maiores dos estudos para que essas tecnologias sejam utilizadas ou conhecidas por uma maior parte da população (14).

As tecnologias de saúde precisam ser avaliadas em relação a sua incorporação no ambiente de alta complexidade para que sejam úteis, eficientes, benéficas e que permitam tomadas de decisão da equipe de saúde e dos gestores. É importante que os problemas relacionados a tecnologia e a falta de clareza de seu funcionamento sejam estudados, mas esta literatura ainda é escassa e os incidentes ocorridos nesta ótica podem gerar questionamentos dos usuários. Um estudo demonstrou que as três principais causas de eventos adversos relacionados a incorporação da tecnologia na saúde são o uso inapropriado do equipamento, falha do equipamento e falha da equipe(16).  

Por fim, é importante destacar que as tecnologias de monitorização cardíaca são muito úteis no ambiente hospitalar, mas é necessário que a equipe de profissionais de saúde acompanhe o desenvolvimento da mesma, somente assim o atendimento ao paciente possuirá menos riscos(17).

 

CONCLUSÕES

As tecnologias digitais são importantes para monitorização cardíaca, no entanto não se pode inferir que uma é melhor que outra, pois cada uma envolve um direcionamento diferente para tipo de necessidade do paciente, além de possuírem custos distintos, não permitindo o acesso a tecnologias mais avançadas a grande parte da população. Além disso, não adianta ter tecnologia digital avançada se as tecnologias leves e leves-duras não forem bem desenvolvidas no setor.

Além das tecnologias digitais utilizadas, também é importante salientar que muitas tecnologias cardíacas desenvolvidas nas universidades, não conseguem transpassar o meio acadêmico por falta de investimento para experimentos maiores. Assim, os investimentos públicos e privados se tornam necessários para o alcance da população às tecnologias digitais desenvolvidas.

A partir do exposto, acredita-se que o paciente adulto de alta complexidade é beneficiado pelo desenvolvimento de tecnologias digitais voltadas para os dispositivos de monitoramento cardíaco. É necessário, no entanto, que toda equipe de assistência a enfermagem compreenda a tecnologia utilizada e que a mesma seja direcionada aos problemas do paciente. Através da união desses fatores o cuidado com o paciente é otimizado e o mesmo permanece menor tempo na unidade de terapia intensiva, bem como possui menor chance de retornar para unidade pós-alta.

 

 

REFERÊNCIAS

 

  1. 1.Soares RAQ, Silva SM, Félix AMS, Moraes APA, Soares SG, Fernandes ITGP. Tecnologias em saúde e a produção de cuidados a pessoas que sofrem do coração. Rev Nurs [Internet] 2020 [cited 2021 out 27]; 23(260):3523-3528. Available from: http://www.revistanursing.com.br/revistas/260/pg47.pdf

 

  1. 2. Sociedade Brasileira de Cardiologia.Cardiômetro: mortes por doenças cardiovasculares [Internet]. Rio de Janeiro: SBC; c2020 [cited 2021 out 27]. Available from: http://www.cardiometro.com.br/  

 

  1. 3. Dionízio D. Aplicativo multimídia “Safe Bathing” em plataforma móvel como tecnologia para o cuidado à beira leito de pacientes infartados: construção e validação. [dissertation on the Internet]. Niteroi: Mestrado profissional em enfermagem assistencial; 2017 [cited 2021 out 27]. 88 p. Available from: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/5917/Denilson%20Dionizio.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

  1. 4. Arone EM, Cunha ICKO. Tecnologia e humanização: desafios gerenciados pelo enfermeiro em prol da integralidade da assistência. Rev Bras Enf [Internet]. 2007 [cited 2021 out 27]; 60(6): 721-723. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/dRw4ZHNvTQYgZFYtfCJ7PCp/?lang=pt  

 

  1. 5. Almeida Q, Fófano GA. Tecnologias leves aplicadas ao cuidado de enfermagem na unidade de terapia intensiva: uma revisão de literatura. HU Rev [Internet]. 2016 [cited 2021 out 27]; 42(3):191-196. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-827167#fulltext_urls_biblio-827167

 

  1. 6. Frigotto, G. Tecnologia. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz [Internet]. 2009. Available from: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/tec.html.  

 

  1. 7. Guerra M, Zangirolami-Raimundo J, Sarmento GJV, Salatini R, Silva PJ, Raimundo RD. Modulação autonômica cardíaca durante diferentes modos de desmame em ventilação mecânica. J Hum Growth Dev [Internet]. 2019 [cited 2021 out 27];29(2):232-240. Available from: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/jhgd/article/view/9427/5986

 

  1. 8. Assis AP, Oliveira FT, Camerini FG, Silva RCL, Moraes CM. Parametrização individualizada de alarmes de monitores multiparamétricos em pacientes infartados. Rev Bras Enferm [Internet] 2019 [cited 2021 out 27]; 72(3):609-616. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/9yYhsCm9bThNscTvCv6WKdh/?lang=pt

 

  1. 9. Oliveira AEC, Machado AB, Santos ED, Almeida EB. Fadiga de alarmes e as implicações para segurança do paciente. Rev Bras Enferm [Internet] 2018 [cited 2021 out 27];71(6):3035-3040. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/mFVm9pcsK4PfCFNXHPSxZLF/?format=pdf&lang=pt.  

 

  1. 10. Franco AS, Bridi AC, Karam MA, Moreira APA, Andrade KBS, Silva RCL. Tempo estímulo-resposta aos alarmes do balão intraórtico: práticas para cuidado seguro. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27]; 70(6):1206-1211. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/8fvKrBxt39SpKjZq7QkMsPj/?lang=pt

 

  1. 11. Miranda M, Branco JNR, Vargas GF, Hossne Jr. NA, Youshimoto MC, Fonseca JHAP, et al. Análise do uso da circulação extracorpórea na evolução intra-hospitalar de pacientes dialíticos submetidos à revascularização cirúrgica do miocárdio. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2016 [cited 2021 out 27];107(6):518-522.Available from: http://publicacoes.cardiol.br/portal/portal-publicacoes//Pdfs/ABC/2016/10706/10706003.pdf

 

  1. 12. Augusto JB, Fernandes A, Freitas PT, Gil V, Morais C. Preditores de fibrilação atrial de novo em unidade de cuidados intensivos não cardíaca. Rev Bras Ter Intensiva [Internet]. 2018 [cited 2021 out 27]; 30(2):166-173. Available from: https://www.scielo.br/j/rbti/a/bRkYWcKDcTzXVrbCsXqzwcd/?lang=pt

 

  1. 13. Vaz J, Abelin AP, Schmidt MM, Oliveira PP, Gottschall CAM, Rodrigues CG, et al. Criação e implementação de um banco de dados prospectivo e multicêntrico de pacientes com infarto agudo do miocárdio: RIAM. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2020 [cited 2021 out 27];114(3):446-455. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/S9cprjPVQfYrSMbYyB6qYjt/?lang=pt&format=pdf

 

  1. 14. Hideo-Kajita A, Garcia-Garcia HM, Shlofmitz E, Campos CM. Atualização sobre tecnologias fisiológicas baseadas em angiografia coronariana. Arq Bras Cardiol [Internet] 2019 [cited 2021 out 27];113(2):282-285. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/SKvkGzTpGLVkNrdjZgQvHmv/?lang=pt&format=pdf

 

  1. 15. Cestari VRF, Pessoa VLMP, Moreira TMM, Florêncio RS, Barbosa IV, Ribeiro SB. Dispositivos de assistência ventricular e cuidados de enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 out 27]; 26(3). Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/qxPCnbGGF97RKyCc7BGN9Pm/?lang=pt

 

  1. 16. Melo EM, Teixeira CS, Oliveira RT, Almeida DT, Veras JEGLF, Frota NM, et al. Nursing care of hospitalised patients receiving mechanical ventilation in intensive care units. Rev Enf Ref  [Internet]. 2014 [cited 2021 out 27];SérIV(1): 55-63. Available from: https://scielo.pt/pdf/ref/vserIVn1/serIVn1a07.pdf

 

 





JSNCARE
Share |