Boletim NEPAE-NESEN enfermagem científica

Planejando 1o. de janeiro de 2012 - Dia Mundial da Paz com a linha de cuidado à saúde para famílias em situação de violência

Isabel Cruz
 

O planejamento em saúde é uma estratégia efetiva para garantir qualidade no SUS, com equidade racial e de gênero, sempre que necessário.

E é necessário para prevenir e combater a violência. A violência é também um problema de saúde e informações sobre este fenômeno você encontrará na BVS Violência e Saúde. Disponível em http://www.bvsvs.icict.fiocruz.br/php/index.php

Cabe ressaltar que homens jovens negros, incluindo os escolarizados (indicação explícita de racismo), são assassinados 7 vezes mais do que os jovens brancos. Mas, sabemos que não é para ninguém ser assassinado.

Dia 1o. de janeiro é o Dia Mundial da Paz. Uma vez que não existe um caminho até a paz porque a paz é o próprio caminho, o MS criou a Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências – Orientações para gestores e profissionais de saúde Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_criancas_familias_violencias.pdf

É um excelente começo. Então, aproprie-se deste documento, leia, critique, organize discussões na sua unidade de saúde ou organização social no sentido de implantar uma melhor prática profissional de atenção às famílias em situação de violência.
Faça da primeira semana de janeiro um marco para a implantação de suas ações em favor de uma cultura de paz nas instituições de saúde voltada para sua clientela (e profissionais) em risco de violência.

Bom planejamento, bom trabalho e melhores resultados para os profissionais e usuários/as 100% SUS!

A propósito, o NESEN oferece um arquivo em PDF um Calendário de Eventos sobre a Saúde da População Negra para Gestores, Profissionais de Saúde e Sociedade Civil implantarem a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Com este calendário você poderá planejar as atividades de sua instituição de saúde, com a devida antecedência (sem correria e amofinamento!).
Solicite seu calendário de eventos por email (isabelcruz@uol.com.br).
 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).