Relato de experiência sobre a construção de uma vídeo-aula para portadores de hipertensão arterial sistêmica

Paula Dias Vidigal, Isabel CF da Cruz

Resumo


Na atualidade, torna-se imperativo o conhecimento e a utilização de diferentes meios de comunicação tecnológicos para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de diferentes recursos pode facilitar o ensino e a adesão do paciente ao tratamento. Porém, ainda é escasso a utilização desses meios no cotidiano dos profissionais de saúde. Esse artigo trata-se de um relato de experiência de uma aluna de graduação em enfermagem durante a elaboração de uma vídeo-aula para educação em saúde de adultos e idosos portadores de HAS, com foco principal sobre a dieta como estratégia para controle do peso. O maior aprendizado obtido durante o período de realização da disciplina a distância foi a formulação do plano de aula, com métodos capazes de afetar os três domínios do conhecimento da taxonomia de Bloom e com objetivos operacionais. Também foi possível aprender que os métodos avaliativos devem estar de acordo com os objetivos predeterminados. Ao final do período,  conclui-se que a aluna terá maior facilidade para trabalhar a educação em saúde com os seus clientes e que as vídeo-aulas são recursos que podem ser implementadas sem dificuldades nas unidades de saúde, junto com a presença do profissional educador.


Palavras-chave


Hipertensão; Educação em Saúde

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).