Relato de experiência sobre a elaboração de vídeo aula como estratégia de ensino para pacientes hipertensos.

Deborah Rey, Isabel CF da Cruz

Resumo


Introdução: Para adquirir resultados positivos no tratamento e manutenção da hipertensão o usuário dos serviços de saúde deve realizar uma série de mudanças no seu estilo de vida. Para que essas mudanças sejam alcançadas o enfermeiro deve dedicar-se a repassar uma série de orientações através da criação de um vínculo com o paciente. A vídeo aula tem o facilitador de utilizar um vocabulário coloquial que aproxima o paciente do conteúdo e não precisar do deslocamento do paciente até o local onde receberá informações, e vai além: pode ser acessada a qualquer momento pelo usuário interessado. O vídeo pode ser usado como ferramenta de ensino, pois permite ao espectador visualizar situações que podem fazê-lo entender melhor diversos conteúdos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de vídeo aula para pacientes hipertensos através do programa audiovisual Windows Movie Maker®. Resultados: A elaboração dessa vídeo aula permitiu que eu expandisse meu olhar sobre a diversidade de recursos para realizar educação em saúde, bem como conhecer novas técnicas e estratégias de educação em saúde. 


Palavras-chave


Hipertensão; Enfermagem; educação.

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Referências


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Leituras recomendadas:

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Vídeos recomendados:

TV Brasil. Hipertensão – Ser saudável. [vídeo]. Porto Alegre: TV Brasil; 2011. [acesso em jan 2013]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EpqvDlNtq5w


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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).