BNN

Restrição de Sódio: Relato de experiência sobre a construção de uma vídeo aula

Cruz, Amanda F.N. Licencianda do curso de graduação e licenciatura de enfermagem a Universidade Federal fluminense.

Isabel Cruz. Professora Titular/UFF

 RESUMO. As doenças crônicas não transmissíveis são consideradas um dos mais importantes problemas de saúde na atualidade, apresentando significativa expressão de morbidade e mortalidade, não somente na população brasileira, como também em outros países. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) afeta aproximadamente 25% da população brasileira, no mundo acerca de 600 milhões de hipertensos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O enfermeiro sendo um potencial educador em saúde encontra novas formas de atingir o público alvo sobre a necessidade de prevenção e tratamento adequado da HAS. A disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III busca inserir o acadêmico de enfermagem no processo de educação em saúde através do uso de novas tecnologias, propondo a elaboração de uma vídeo aula, focando o tratamento da HAS para adultos e idosos.

            Palavras chaves: Ensino, Alunos de Enfermagem, Educação em Saúde

 ABSTRACT. The Noncommunicable Chronic Diseases are considered one of the most important issues on the present health problems, presenting meanly expression of morbity and mortality, not only in Brazil, but also all aroun the world. The Systemic Arterial Hypertension (SAH) affects about 25% of brazilian population,while there is 600 million hypertensive people all around the world in accordance to the World Health Organization (WHO). As a potential health educator, the nurse detects new ways to reach the target public about the necessity of preventing and appropriate treating over SAH. The Searching and Practice of the Knowladge III discipline searches to insert the Nursing studants into the process of health education beyond the using of new technologies, proposing the preparation of a video lesson, focusing the SAH treatment to elderly and adults.

Keywords: Teaching; Students, Nursing; Health Education;

 INTRODUÇÃO:

            As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se caracterizam por ter uma etiologia múltipla. Muitos fatores de risco, longos períodos de latência, curso prolongado de origem, não infecciosa e, também, por sua associação a deficiências e incapacidades funcionais. As DCNT são consideradas um dos mais importantes problemas de saúde na atualidade, apresentando significativa expressão de morbidade e mortalidade, não somente na população brasileira, como também de outros países. Com o envelhecimento da população torna-se crescente o aparecimento das DCNT, destacando-se entre elas a Hipertensão Arterial Sistólica (HAS).

             A Sociedade Brasileira de Hipertensão, no ano de 2011, aponta que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) afeta aproximadamente 25% da população brasileira, no mundo acerca de 600 milhões de hipertensos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que é mais grave, a maioria das pessoas desconhece a sua condição, sendo o diagnóstico feito tardiamente quando já apareceram complicações que comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos indivíduos, além de envolver alto custo no seu tratamento ¹.

            A Hipertensão Arterial é uma doença definida persistência de pressão arterial sistólica acima de 135 mmHg e diastólica acima de 85 mmHg, sendo hoje considerada um dos principais fatores de risco para doença cardiovasculares e cerebrovasculares. É uma condição clínica multifatorial, caracterizado por níveis elevados e sustentados de pressão arterial ².

            Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da HAS podemos citar a predisposição genética, a idade, sendo prevalente em pessoas acima dos 40 anos. Gênero e etnia, a prevalência global entre homens e mulheres é semelhante, porém é maior entre os homens acima dos 50 anos e quanto à cor é mais comum em não-brancos. A obesidade é um fator de risco principalmente quando é estabelecida desde jovem, obesidade central e IMC > 25. Hábitos alimentares e de vida inadequados, como a ingesta sal além do recomendado, etilismo prolongado e o tabagismo. O sedentarismo e fatores socioeconômicos geralmente associados à baixa escolaridade.

            Visando um tratamento adequado da HAS, torna-se necessário conscientizar o cliente da adesão não somente do tratamento medicamentoso como o não medicamentoso, gerando assim mudança nos hábitos de vida. Adquirir um estilo de vida mais saudável, incluindo atividade física regular e mudança nos hábitos alimentares.

            O enfermeiro sendo um potencial educador em saúde encontra novas formas de atingir o público alvo sobre a necessidade da mudança dos hábitos de vida, uma vez que a enfermagem é uma área do conhecimento que abrange o cuidar, gerenciar e educar.

 METODOLOGIA  

             Trata-se um estudo descritivo, acerca relato de experiência, sobre a elaboração de uma vídeo aula, possuindo como tema a restrição de sódio, com foco no cliente hipertenso. Vivenciado no período de dezembro de 2012 a março de 2013, durante a realização da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense.         

            Durante a realização da disciplina através do programa Moodle ou Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA) e encontros presenciais, foram desenvolvidas atividades que proporcionaram a base para o entendimento do processo de ensino aprendizagem através da leitura e atividades propostas semanalmente. Foram abordadas as seguintes temáticas: taxonomia de Bloom, andragogia, objetivos de aprendizagem e técnicas de ensino.

            Posteriormente, no final da disciplina, como critério de avaliação foi proposto à escolha de um tema para o desenvolvimento de uma vídeo. Após isso elaboramos um plano de aula e a construção do vídeo, voltado para educação em saúde, para adultos e idosos portadores de HAS. Para montagem do vídeo foi utilizado o Windws Movie Maker.  

RESULTADO E DISCUSSÃO  

A educação em saúde não é considerada como ciência ou arte, mas uma disciplina de ação, o que significa dizer que o trabalho será dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que elas desenvolvam juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o qual interagem e, assim, criarem condições para se apropriarem de sua própria existência. Assim o cuidado das doenças crônicas que necessitam de tratamento em longo prazo trás a união da formação biológica dos profissionais da saúde e a prática da educação em saúde, uma vez que a adesão ao tratamento esta intrinsecamente relacionada com o fator cultural, ou seja, hábitos de vida e rotinas sociais ³.

            Incorporar ainda na vida acadêmica conhecimentos de educação em saúde utilizando novas tecnologias que auxiliem neste processo é a proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino, com a elaboração de uma vídeo aula voltada para educação em saúde de adultos e idosos. O desenvolvimento dessa aula foi possível a partir do entendimento de alguns conceitos de educação para adultos e idosos, técnicas e objetivos de ensino. Valorizando os estudos sobre andragogia e taxonomia de Bloom.

            A andragogia é conceptualizada como a arte e a ciência de facilitar a aprendizagem dos adultos e se baseia em cinco premissas de base acerca das características dos aprendentes adultos, que os diferenciam das crianças, a saber, dos adultos: necessitam  saber o motivo pelo qual devem realizar certas aprendizagens; aprendem melhor experimentalmente; concebem a aprendizagem como resolução dos problemas; aprendem melhor quando o tópico possui valor imediato e os motivadores mais potentes para a aprendizagem são internos 4.

            Já a taxonomia de Bloom ou taxonomia dos objetivos educacionais é uma estrutura de Organização hierárquica de objetivos educacionais, Bloom e seus colaboradores dividiram as possibilidades de aprendizagem em três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. O domínio cognitivo, relacionado ao aprender, dominar um conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e atitudes. Afetivo, relacionado a sentimentos e postura, envolve categorias ligadas ao desenvolvimento da área emocional e afetiva. Psicomotor, relacionado a habilidades físicas específicas 5.

            Após a leitura reflexiva do material didático percebemos que o educador necessita moldar o processo de educação em saúde de acordo com o nível de conhecimento e de entendimento do público a ser atingido, tendo como objetivo principal promover a conscientização através da realidade pessoal e coletiva, para desenvolver ações com o intuito de transformar essa realidade.

            Com base em tudo que foi dito, teve início a construção da vídeo aula. Primeiramente com o planejamento da mesma. Reuni estudos pertinentes a restrição de sódio, utilizando como base resoluções da Anvisa, Ministério da saúde e artigos científicos. Houve a preocupação em tonar o discurso de fácil entendimento para o público alvo. Outra estratégia foi à utilização de imagens, e vídeo tornando a narrativa mais lúdica.

            A construção do vídeo foi através do Windows Live Movie Maker. Textos e imagens foram elaborados no programa Power Point 2010 e salvos no formato de JPEG, posteriormente tratados no Movie Maker. O vídeo possui a duração de sete minutos, baseado nas seguintes perguntas: o que é sódio? O que é a restrição de sódio? quais alimentos são ricos em sódio?  As perguntas são seguidas de explicação textual, áudio e imagens. Também a exemplificação do que é a tabela nutricional, onde o sódio é encontrado e qual deveria ser o consumo de sódio baseado em um consumo diário.

             Como proposta de mudança houve a orientação de quais seriam as alternativas de substituição de sal e temperos industrializados. Para finalizar o vídeo foi realizada uma revisão do conteúdo abordado.            

CONSIDERAÇÕES FINAIS  

            As ações de enfermagem voltadas ao planejamento e implementação de novos métodos que auxiliem no processo de educação em saúde não é uma tarefa fácil. Muitas vezes esse profissional encontrasse engessado na rotina da unidade de saúde ou não possui recursos necessários para inovar no atendimento. Outro fator é a falta de preparo didático e pedagógico na formação profissional.

            A realização da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino proporcionou um aprofundamento acerca das ações educacionais e pedagógicas, voltada ao adulto e idoso possuindo o diferencial de incentivar o desenvolvimento de atividades inovadoras. Além de ser uma experiência diferente, no que se refere a método avaliativo, proporcionando o entendimento da importância de agregar novos instrumentos no processo de educação em saúde.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  

¹ BRASIL. Ministério da saúde. Secretária de atenção á saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, Série A . Normas e Manuais Técnicos, n. 16. Secretária de atenção a saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 64 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicações/ caderno _ atencao_basica15.pdf>  

² ______ Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Promoção da Saúde, Vigilância, Prevenção e Assistência. Brasília- DF 2008. Disponível em < Erro! A referência de hiperlink não é válida. >;

 ³_____ Ministério da Saúde. Conferência Nacional de Saúde On-Line. EDUCAÇÃO EM SAÚDE HISTÓRICO, CONCEITOS E PROPOSTA, 2007. Disponível em < http://www.datasus.gov.br/cns/temas/educacaosaude/educacaosaude.htm > ;

 4 Nogueira, S.M. A andragogia: que contributos para prática educativa? Revista do programa de Pós-Graduação em Educação da universidade de Santa Catarina - UDESC, Vol. 5 No 2, 2004. Disponível em:< http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/ article/viewFile/1226/1039>;

 5 Ferraz APC, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.,  São Carlos, 17(2), 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/gp /v17n2/ a15v17 n2. pdf>

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).