RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE UMA VIDEO AULA.

Cecília de Paula Monnerat, Isabel CF da Cruz

Resumo


A hipertensão é definida como uma pressão arterial sistólica superior a 140 mmHg e uma pressão diastólica superior a 90 mmHg. Quanto maior for a pressão sistólica ou diastólica, maior será o risco para a saúde. A elevação prolongada da pressão arterial lesiona, mais adiante, os vasos sanguíneos por todo o corpo, principalmente nos órgãos-alvo, como o coração, rins, cérebro e olhos. As consequências usuais da hipertensão prolongada e descontrolada são o infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais e comprometimentos da visão. O cuidado de acompanhamento regular é primordial, de modo que o processo patológico possa ser avaliado e tratado, dependendo de existir evolução ou controle. A adesão aumenta quando os pacientes participam ativamente no autocuidado, incluindo a automonitoração da pressão arterial e dieta – possivelmente porque os pacientes recebem o feedback imediato e possuem uma maior sensação de controle. A educação em saúde pode ser definida como um campo de práticas que se dão no nível das relações sociais normalmente estabelecidas pelos profissionais de saúde, entre si, com a instituição e, sobretudo com o usuário, no desenvolvimento cotidiano de suas atividades. Sendo assim, a disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino 3, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e encontros presenciais programados, propõe a elaboração de uma vídeo aula para educação em saúde de pacientes portadores  de Hipertensão Arterial.  Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem na elaboração de uma vídeo aula com o tema acompanhamento ambulatorial da hipertensão.


Palavras-chave


Hipertensão, Educaçaõ em saúde, Educação a distância

Texto completo:

HTML

Referências


Suzanne C. Smeltzer... [et al] Brunner & Suddarth, Tratado de Enfermagem médico –cirúrgica/ [editores] ; revisão técnica Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral; Tradução Fernando Diniz Mundim, José Eduardo Ferreira de Figueiredo. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

L’Abbate S. Health Education: A New Approach. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 10 (4): 481-490, Oct/Dec, 1994.

Sousa RP, Miota FMCSC, Carvalho ABG. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3.

Dallacosta A, Tarouco LMR, Franco SRK. Vídeos Indexados: que benefícios trazem para o professor e para os alunos. Rio Grande Do Sul. Revista Renove, v. 5, n.1 (2007).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).