Boletim NEPAE-NESEN

Videoaula sobre alimentação saudável na manutenção do colesterol nos limites saudáveis: um relato de experiência

 

Video lesson about healthy eating in maintaining cholesterol within healthy limits: an experience report

 

Videoclase a respecto de alimentación saludable en el mantenimiento de niveles de colesterol: relato de experiência

 

Silveira, Isabelle Andrade. Acadêmica do 8° período do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. E-mail: isabelleandradesilveira@id.uff.br.

Cruz, Isabel Cristina Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense.

 

RESUMO

O gerenciamento da hipertensão e da hipercolesterolemia nem sempre é uma tarefa fácil, devido à necessidade de adoção de medidas que devem perdurar por toda a vida. A educação em saúde é uma oportunidade de ensino de habilidades de autocuidado que auxiliem no manejo desses problemas. A videoaula é um recurso que pode ser utilizado pelos enfermeiros para o ensino dessas habilidades, sendo uma forma de divulgação do ensino. A construção de uma videoaula é uma proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III (PPE III), do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. O tema da videoaula descrita neste relato é: “Como manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação”? Este relato tem por objetivo descrever a experiência de construção de uma videoaula sobre ensino de uma habilidade do autocuidado de como manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação. Descritores: educação em saúde, enfermagem, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia.

 

ABSTRACT

The management of hypertension and hypercholesterolemia is not always an easy task due to the need to adopt measures that should last for a lifetime. Health education is an opportunity for teaching self-care skills to assist in managing these problems. The videoaula is a resource that can be used by nurses for teaching these skills, being a form of dissemination of education. Building a videoaula is a proposal of discipline Research and Teaching Practice III (III PPE) for Undergraduate Degree in Nursing, Universidade Federal Fluminense. The theme of videoaula described in this report is: "How to keep your cholesterol within healthy limits through healthy eating"? This report aims to describe the experience of building a videoaula about teaching a skill of self-care as keeping cholesterol within the healthy range through diet. Keywords: health education, nursing, hypertension and dyslipidemia.

 

RESUMEN

El manejo de la hipertensión y la hipercolesterolemia no siempre es una tarea fácil debido a la necesidad de adoptar medidas que debe durar toda la vida. La educación em salud es una oportunidad para la enseñanza de habilidades de autocuidado para ayudar en el manejo de estos problemas. El videoaula es un recurso que puede ser utilizado por las enfermeras para la enseñanza de estas habilidades. La construcción de un videoaula es una propuesta de la disciplina de Investigación y Enseñanza Práctica III (III PPE) para el Grado en Enfermería de la Universidade Federal Fluminense. El tema de videoaula se describe en el presente informe es: "¿Cómo mantener el colesterol dentro de límites saludables mediante la alimentación"? Este informe tiene como objetivo describir la experiencia de la construcción de una videoaula sobre la enseñanza de una habilidad de auto-cuidado como mantener el colesterol dentro del rango saludable mediante la dieta. Palabras Clave: educación para la salud, la enfermería, la hipertensión y la dislipidemia.

                                  

INTRODUÇÃO

 

        As doenças arteriais coronarianas (DAC), segundo diversos estudos epidemiológicos, é a principal causa de morte no ocidente. A dislipidemia e um distúrbio do metabolismo que cursa com a alteração de uma ou mais frações dos lipídios séricos, quando, então, alcançam níveis associados com um aumento de risco cardiovascular. A HAS e uma patologia de caráter multifatorial, de alta prevalência, com repercussões importantes de morbimortalidade cardiovascular, caracterizada por elevação crônica de pressões sistólicas e diastólicas, sendo responsável por 65% das mortes por AVC (acidente vascular cerebral). As dislipidemias juntamente com a HAS, o DM e o hábito de fumar são causas fundamentais de DAC(1).

        As dislipidemias, mais especificamente a hipercolesterolemia, contribuem para a etiologia da aterosclerose, doença crônica que representa a principal causa de morte e incapacidade na população idosa, tanto no Brasil quanto no mundo(2). A alimentação mal orientada e muitas vezes monótona, o sedentarismo, com pouca ou nenhuma atividade física, o estresse crônico formador de ansiedades, a fome compulsiva e a desmotivação são fatores aditivos para o surgimento das dislipidemias(3).

        O gerenciamento desses agravos, como a hipertensão e a hipercolesterolemia nem sempre é uma tarefa fácil, devido à necessidade de adoção de medidas e comportamentos que tendem a perdurar por toda vida.

        Dentre as diversas formas de atuação do enfermeiro na sociedade moderna, a prática educativa vem despontando como principal estratégia à promoção da saúde. A educação em saúde é um processo de ensino-aprendizagem que visa à promoção da saúde, e o profissional dessa área é o principal mediador para que isso ocorra.  Em relação às estratégias de cuidado, cabe destacar que a enfermagem, como arte, possibilita ao enfermeiro exercer suas funções com criatividade e multiplicidade de alternativas, não generalizando suas ações para uma coletividade comum, mas mantendo as peculiaridades inerentes a cada ser(4).

        A adesão de algumas medidas saudáveis e mudanças de alguns hábitos são fundamentais para o controle da hipertensão arterial, da hipercolesterolemia e para a prevenção de DAC. Nesse contexto, o ensino é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto que propicia ao cliente conhecimento sobre seu problema de saúde, complicações, implicações em sua rotina diária e tratamento, possibilitando a adesão de medidas que contribuam de forma direta na sua saúde. Só é possível o cliente mudar suas rotinas e hábitos à medida que ele se sinta ator principal neste processo.

        Sob o ponto de vista do indivíduo, a adesão relaciona-se ao reconhecimento, à aceitação e à adaptação à condição de saúde, bem como à identificação de fatores de risco no estilo de vida adotado e ao desenvolvimento do autocuidado e de hábitos e atitudes saudáveis(5). As estratégias educativas constituem um importante instrumento de acesso ao conhecimento sobre o processo saúde-doença-adoecimento, aumentando a capacidade de controle sobre os determinantes desse processo(6).

        Atualmente, vivemos em um mundo cercado de tecnologia e com o avanço cada vez mais frequente da internet permite a inserção da educação em saúde e do enfermeiro também nessa área. A videoaula é um exemplo de recurso de educação em saúde.

        Utilizar os diferentes recursos dos meios de comunicação atuais permite o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e incentiva, inclusive, a curiosidade para a pesquisa em material impresso, como livros e periódicos. Além disso, áudio, vídeo e texto promovem uma inter-relação entre as diferentes linguagens, possibilitando, assim, afinidade e respeito com a diversidade e a pluralidade cultural e social, cada vez mais presentes na sociedade contemporânea(7).

        A construção de uma videoaula é uma proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III (PPE III), do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). O tema da videoaula descrita neste relato é: “Como manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação?”.

        A habilidade do auto-cuidado com relação à alimentação foi escolhida, pois estudos revelam que a alimentação pode ajudar no controle e redução do colesterol. Há muito tem sido demonstrado que o aumento do consumo de gordura associa-se à elevação da concentração plasmática de colesterol e à maior incidência de aterosclerose coronária e aórtica. A terapia nutricional deve, portanto, ser adotada na prevenção e no tratamento das dislipidemias, onde o plano alimentar deverá contemplar questões culturais, regionais, sociais e econômicas, devendo ser agradável ao paladar e visualmente atraente. O paciente deverá receber também orientações relacionadas à seleção, quantidade, técnicas de preparo e substituições dos alimentos(8).

        Diante do exposto, este relato tem por objetivo: descrever a experiência de construção de uma videoaula sobre manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação.

MÉTODO

        Trata-se de um relato de experiência acerca da construção de uma videoaula da disciplina PPE III vivenciado por uma acadêmica de enfermagem do 8° período de graduação da UFF, realizada de setembro a dezembro de 2013. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa.

        Para compor o referencial teórico, foi realizado levantamento bibliográfico eletrônico nas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO), utilizando os descritores: educação em saúde, enfermagem, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia.

 

PLANO DE ENSINO

PLANO DA VIDEOAULA – Projeto 7MIN

Público alvo: Clientes com colesterol alto ou que queiram prevenir hipercolesterolemia.

Tema: Como eu faço para manter o nível do meu colesterol nos limites saudáveis?

 

Objetivo: Através da videoaula o cliente será capaz de reproduzir as medidas ensinadas para manter o nível do colesterol nos limites saudáveis.

Avaliação: Demonstração através da adoção e prática das medidas ensinadas para manter o nível do colesterol dentro dos limites desejáveis.

Conteúdo: Breve exposição sobre alguns conceitos acerca do colesterol e demonstração de como ter uma alimentação saudável para manter o nível do colesterol nos limites saudáveis.

Material: Livros e artigos que sirvam como base teórica da videoaula; computador; internet; câmera de vídeo; ilustrações do tema; cartazes educativos na explanação do tema; alguns alimentos para demonstração de uma alimentação útil para redução dos níveis de colesterol; Software Prezi e Movie Maker.

Introdução (incentivação): O gerenciamento de doenças crônicas como a hipertensão e a hipercolesterolemia nem sempre é uma tarefa fácil, devido à necessidade de adoção de medidas e comportamentos que tendem a perdurar por toda vida. O ensino é uma ferramenta fundamental nesse processo, visto que propicia ao cliente conhecimento sobre seu problema de saúde, complicações, implicações em sua rotina diária e tratamento, possibilitando a adesão de medidas que contribuam de forma direta na sua saúde. Só é possível o cliente mudar suas rotinas e hábitos à medida que ele se sinta ator principal neste processo. Nesse sentido a crença de que a posse do conhecimento sobre este tema trará benefícios diretos a saúde é a motivação para assistir a videoaula.

Estratégia de ensino: Exposição de conceitos importantes acerca do tema e demonstração de como manter o nível do colesterol nos limites saudáveis através da alimentação saudável.

Encerramento (síntese): É de suma importância encerrar a lição incentivando o cliente a não ficar apenas ciente do tema, mas verdadeiramente adotar as medidas que foram citadas e mantê-las como hábito por toda vida, tendo em vista que tal atitude será benéfica e de extrema valia para sua saúde.

Referências:

- Figueiredo NMA.  Nébia Maria de Almeida. Tratado de Cuidados de Enfermagem Médico-Cirúrgico. São Paulo: Roca, 2012.

- Freitas MPD et al. Dislipidemia e risco de incidência de hipertensão em uma população de idosos brasileiros vivendo em comunidade: Estudo de Coorte de Idosos de Bambuí. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 27 Sup 3:S351-S359, 2011.

-Lazzari DD, Pedro ENR, Sanches MO, Jung W. Estratégias de ensino do cuidado em enfermagem: um olhar sobre as tendências pedagógicas. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 dez;32(4):688-94.

- Moura DJM, Bezerra STF, Moreira TMM, Fialho AVM. Cuidado de enfermagem ao cliente com hipertensão: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Enfermagem. [online]. 2011, vol.64, n.4, pp. 759-765.

- Potter PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem.  7° edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

- Smeltzer SC, Bare BG, Hinkle JL, Cheever KH. Tratado de Enfermagem Médico- Cirúrgica. 12° edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

 

PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA VIDEOAULA

- Apresentação da disciplina e do seu funcionamento:

        No primeiro dia de aula, a professora apresentou a plataforma virtual de ensino, pontuando o foco da disciplina, a política da disciplina, fornecendo ás informações necessárias para que as atividades pudessem ser iniciadas.

- Escolha do tema da videoaula

        Nessa etapa, vários temas foram disponibilizados em um fórum na plataforma virtual, onde os alunos escolheram o tema de acordo com a preferência, justificando a escolha.

- Aprendizado sobre ensino

        Antes da realização do plano de aula, diversas atividades foram propostas a fim de instruir os alunos sobre andragogia, plano de aula, objetivo de educação, técnicas de ensino, avaliação do aprendizado, entre outros.

- Realização do plano de aula

        Nesse momento o plano de aula foi realizado com a escolha do conteúdo, técnica de ensino, recursos utilizados, forma de avaliação e definição do objetivo de ensino. Após a realização do plano de aula, o mesmo foi discutido em aula presencial com a professora e os colegas, e enviado a plataforma virtual em um fórum de avaliação para que os demais colegas pudessem avaliar e fornecer sugestões, para posteriormente um plano de aula final ser adotado para construção da aula.

- Organização da videoaula

        Nesta etapa foi realizado o planejamento da aula, a ordem dos assuntos a serem abordados, a organização do conteúdo, a escolha das imagens e ilustrações que seriam utilizados, os recursos como cartazes, figuras e os demais materiais necessários. Foi realizado também um guia no Power Point para facilitar a realização da videoaula final.

- Gravação e Filmagem

        Nesse momento os áudios foram gravados e as filmagens foram realizadas em partes, por conteúdo para facilitar a edição realizada posteriormente.

- Edição da videoaula

        Nessa parte ocorreu a junção das partes das gravações, dos áudios, das imagens e ilustrações, as quais foram editadas no software Movie Maker.

- Divulgação na Plataforma

        Após a edição as videoaulas foram disponibilizadas pelos alunos em um fórum da plataforma virtual de ensino;

- Exibição e reflexão sobre a videoaula

        No último encontro presencial os alunos juntamente com a professora assistiram as videoaulas e fizeram uma reflexão sobre a mesma no final. Posteriormente, todos os alunos refletiram acerca de sua própria aula, realizando uma autoavaliação em ambiente virtual.

 

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA VIDEOAULA

        A educação em saúde é uma atividade inerente à prática do enfermeiro, portanto o mesmo deve conhecer e possuir estratégias para realizá-la. A construção de uma videoaula voltada para o ensino de uma habilidade de autocuidado foi fundamental para a reflexão de algumas questões.

        Os enfermeiros têm responsabilidade importante na educação dos pacientes sobre os seus problemas de saúde, autocuidado e prevenção de danos. A tradição de educar os pacientes sobre a importância de seus cuidados com a saúde torna o enfermeiro um componente-chave para a qualidade do cuidado(9).

        Embora a educação em saúde seja crucial, pouco se reflete acerca do que se é ensinado ao paciente, ou se realmente habilidades de autocuidado estão sendo aprendidas. O que ocorre na maioria das vezes é repetição do que se pode ou não fazer, sem demonstrar ao paciente como ele pode incorporar medidas saudáveis e hábitos de saúde em seu cotidiano.

         A demonstração é uma estratégia eficaz para o ensino clínico, podendo ser utilizada pelas docentes de enfermagem, tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância baseado na web na forma de vídeo ou programas interativos como: recurso de escolha para o ensino sobre as habilidades psicomotoras; recurso para desenvolvimento no aluno do raciocínio crítico, da tomada de decisão sobre o cuidado do paciente e da documentação do cuidado prestado(10).

        Para que a educação em saúde seja efetiva e o que foi ensinado seja realmente seguido pelo paciente é crucial que o paciente se sinta o ator principal de sua saúde e envolvido diretamente nesse processo.

        O envolvimento do paciente no seu cuidado é denominado autocuidado e tem sido definido como a “habilidade do indivíduo no manejo dos sintomas, tratamento, consequências físicas e psicológicas e mudanças no estilo de vida inerentes a viver com uma condição crônica”(9).

        Destaca-se também a importância da educação em saúde na internet. Atualmente, grande parte da população, mesmo os de baixa renda possuem acesso à internet e, portanto é fundamental que videoaulas como essas, ensinando habilidade de autocuidado estejam disponíveis em ambiente virtual, favorecendo a divulgação do conhecimento.

        A utilização de vídeos em aulas permite a docentes e discentes utilizarem das diversas linguagens e habilidades de cada um como facilitador nesse processo. Assim, escrita, imagem, som, gestos e símbolos podem ser apresentados conjuntamente e terem efeito sinérgico, quando bem empregados(7).

        A utilização da videoaula também propicia a reflexão acerca do que foi ensinado pelo docente e discentes pela possibilidade de ver e rever a aula, isso é um ponto positivo na hora de avaliar a técnica de ensino utilizada.

 CONCLUSÃO

        A utilização da plataforma online de ensino foi uma experiência relevante, gratificante e rica em aprendizado, dada a inserção da tecnologia em nosso meio e a importância da enfermagem se inserir nesse espaço.

        A construção da videoaula foi um momento rico e de muito aprendizado também, desde o aprender em mexer em tecnologias novas como softwares de edição, filmagem e vídeo, seja a elaboração teórica do conteúdo, o aguçar da criatividade, a reflexão sobre a técnica de ensino adequada para ensinar técnicas de autocuidado.

        Acredito que embora algumas dificuldades tenham sido encontradas e alguns requisitos da videoaula não tenham sito atendidos, o meu objetivo maior da construção da videoaula foi alcançado e mediante análise e autoavaliação da minha aula pude refletir acerca dos meus erros, acertos e pontos fundamentais acerca do ensino ao paciente.

        Ressalto a importância do incentivo a utilização deste recurso na área da saúde de modo geral, pois pode ser mais um espaço atraente de ensino, ao qual o enfermeiro pode utilizar a fim de alcançar muitas pessoas e divulgar o conhecimento.

        De modo geral, pôde-se concluir que a experiência vivida na disciplina de PPE III e a construção da videoaula foi extremamente relevante enquanto acadêmica e principalmente enquanto futura enfermeira. A experiência possibilitou reflexões acerca do ensino que devo apresentar aos clientes e favoreceu o diálogo e a troca de experiências com os colegas.

 

REFERÊNCIAS

1-     Schütz R, et al. Associações entre diferentes fatores de risco para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial de pacientes com dislipidemia pertencentes a uma comunidade universitária. RBAC, vol. 40(2): 97-99, 2008.

2-     Maia ICMP, Nicolato R, Lopes ALS. Aconselhamento nutricional a idosos dislipidêmicos. Rev Med Minas Gerais 2011; 21(3): 253-259.

3-     Gregori F, et al. Acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes dislipidêmicos de um lar de idosos da cidade de Novo Hamburgo-RS. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2013; 16(1):171-180.

4-     Souza LM, Wegner W, Gorini MIPC. Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Rev Latino-am Enfermagem 2007 março-abril; 15(2).

5-                                                                     Reiners AAO, et al. Produção bibliográfica sobre adesão/não-adesão de pessoas ao tratamento de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2299-2306. ISSN 1413-8123.

6-     Ribeiro AG, et al. Hipertensão arterial e orientação domiciliar: o papel estratégico da saúde da família. Rev. Nutr., Campinas, 25(2): 271-282, mar./abr., 2012.

7-                                                                     Sopelete MC, et al. Desenvolvimento e utilização de videoaula enquanto recurso didático na abordagem de biossegurança em laboratório de aulas práticas. 2012. Disponível em     <http://www.seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/17868/50-63>. Acesso em 11/12/13.

8-     IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 88, Suplemento I, Abril 2007.

9-                                                                     Franzen E, et al. Adultos e idosos com doenças crônicas: implicações para o cuidado de enfermagem. Rev HCPA 2007; 27(2): 28-31.

10-                                                                                                                       CRUZ I. Demonstração e o ensino clínico em enfermagem - Revisão Sistematizada da Literatura. Online Brazilian Journal of Nursing, Vol 9, No 1 (2010). Disponível em:<http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.16764285.2010.2837/624>. Acesso em 11/12/13.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).