Boletim NEPAE-NESEN

Qual a razão de se ensinar sobre os malefícios do tabagismo para o(a) cliente com HAS?

 Moutinho, Cláudio F.J. Licencianda do curso de graduação e licenciatura da Universidade Federal Fluminense.

Isabel Cruz. Professora Titular/UFF

RESUMO

Estima-se que o tabagismo seja responsável por, aproximadamente, 70% dos cânceres de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e por cerca de 10% das doenças do aparelho circulatório. O fumo aumenta o risco cardiovascular principalmente em  decorrência de suas ações sobre o  sistema nervoso autônomo e sobre a função endotelial. A oferta de programas efetivos e continuados com vistas a cessação do tabagismo, com base nas abordagens motivacionais, pode contribuir para o estabelecimento de hábitos saudáveis de vida. A utilização de recursos tecnológicos durante a prática de ensino como facilitador do aprendizado vem sendo cada vez mais utilizada. Deste modo, vídeo-aulas se caracterizam como um recurso que pode ajudar o profissional de saúde a proporcionar aos seus clientes uma melhor compreensão do conteúdo em questão,  tornando-se necessário repensar as estratégias de ensino utilizadas na educação em saúde como as tradicionais palestras, que não apresentam nenhum atrativo, sendo mais prazerosa uma aula interativa, com auxílio de vídeos e imagens animadas.

Palavras chave: Hipertensão, tabagismo, aprendizagem por associação, educação em saúde, avanços tecnológico.

 

ABSTRACT

 

It is estimated that smoking is responsible for approximately 70% of lung cancers, 42% of chronic and for about 10% of circulatory diseases respiratory diseases. Smoking increases cardiovascular risk primarily as a result of their actions on the autonomic nervous system and on endothelial function. The offer of an effective and continuing program off smoking cessation, based on motivational approaches may contribute to establishing healthy lifestyle habits. The use of technological resources during teaching practice as a facilitator of learning is being increasingly used. Thus, video lessons are characterized as a resource that can help health professionals to provide their customers with a better understanding of the content in question. It’s especially necessary to rethink about teaching strategies used in health education as traditional lectures, which presents no attractive, being more pleasurable an interactive, lessons with the help of videos and animated images.

 

Keywords: Hypertension, tobacco, Association Learning, Health Education, Technological Development.

 

INTRODUÇÃO

 

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) respondem por aproximadamente 60% das mortes ocorridas no mundo e por 72% daquelas ocorridas no Brasil. Dentre os principais fatores de risco para a ocorrência dessas doenças, destacam-se diversas condições modificáveis, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, a obesidade, práticas inadequadas de alimentação e o sedentarismo. Estima-se que o tabagismo seja responsável por, aproximadamente, 70% dos cânceres de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e por cerca de 10% das doenças do aparelho circulatório. (1)

Estudos recentes identificaram o tabagismo como fator de risco para a aterosclerose dos vasos intracranianos, que é causa frequente de acidente vascular cerebral O consumo de cigarros ainda está positivamente associado com hemorragia subaracnóide como fator de risco independente e aumentando o risco na existência concomitante de hipertensão.(2)

O tabagismo está diretamente ligado a fatores de risco para cardiopatias, sendo assim é de grande importânca a conscientização do indivíduo para que este entenda a necessidade de mudança afim de evitar uma piora do seu quadro patológico. É a unica causa de morte completamente evitável no mundo.

A nicotina é prejudicial ao organismo, pois promove a liberação de catecolaminas, que aumentam a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a resistência periférica. Aumenta também a capacidade orgânica em formar coágulos e diminui sua função de destruí-los. Há redução de oxigênio nos glóbulos vermelhos em cerca de 15 a 20%, pois o monóxido de carbono que resulta da queima do fumo e do papel,se liga à hemoglobina. Este último também lesa a parede interna dos vasos, propiciando a deposição de gorduras.(3)

Diversos mecanismos têm sido apontados para explicar os  efeitos pressores e vasoconstritores do cigarro. Por exemplo,  a nicotina pode aumentar a pressão arterial diretamente por  aumento do tônus do músculo liso vascular ou por aumento da vasopressina.(4-5)

O fumo aumenta o risco cardiovascular principalmente em  decorrência de suas ações sobre o  sistema nervoso autônomo e sobre a função endotelial. O aumento da pressão arterial  sistêmica ocasionado pelo tabagismo tem papel importante no resultante aumento da morbidade e mortalidade, tanto cardiovascular quanto renal, observadas em indivíduos fumantes.(6)

Este dado pode ser somado à existência de motivações para a cessação do tabagismo, neste mesmo tipo de usuário. Partindo do ponto de vista, que motivação não é um fator imutável, mas, que pode ser acelerado por uma intervenção diretiva, a oferta de programas efetivos e continuados com vistas a cessação do tabagismo, com base nas abordagens motivacionais, pode contribuir para o estabelecimento de hábitos saudáveis de vida, contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade e para o conhecimento e implementação da legislação vigente sobre o assunto.(7)

 

METODOLOGIA

 

Trata-se de um estudo descritivo a cerca de um relato de experiência sobre a construção de uma vídeo-aula, no qual busca pontuar o caminho percorrido e os desafios enfrentados frente essa proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III realizada pelo sistema de Educação à distância (EAD); no segundo semestre de 2013. Esta faz parte da grade das disciplinas obrigatória da licenciatura no Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Essa é uma  disciplina na qual as atividades são desenvolvidas usando o  moodlle, um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos - Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após se inscrever na disciplina  o aluno recebe uma senha de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem  permitindo-lhe  acessar  todas as atividades proposta  pelo professor. Essas atividades eram direcionadas a construção de um conhecimento  sobre o processo ensino aprendizagem permitindo aos alunos uma compreensão maior desse processo e do papel do educador.

Diante disso, iniciou-se a caminhada para a construção da vídeo-aula com o tema “Qual a razão de se ensinar sobre os malefícios do tabagismo” para portadores de hipertensão arterial. Foi realizada uma busca nas bases de dados, a fim de reunir materiais atualizados que abordassem a temática. Também foram pesquisados artigos referentes à educação que tratassem da vídeo-aula como estratégia de ensino.

Com base nos conhecimentos adquiridos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem foi elaborado uma plano de aula e somente após as considerações da professora, que começou o processo de criação do vídeo. Este se deu em três etapas: primeiro foi construído um roteiro com base na leitura dos materiais selecionados, em seguida foi gravado o áudio que foi ouvido por algumas pessoas a fim de saber se linguagem estava clara, as considerações foram anotadas, o roteiro revisado, e uma nova gravação de áudio foi feita. Com todo material em mãos chegou o momento d o upload. vídeos gravados por uma câmera de tablet da marca Samsung®.

 

RESULTADO E DISCUSSÃO

 

 A educação à distância e mais especificamente a educação on-line, ou e-learning, já são realidades inquestionáveis. Essa modalidade de educação foi regulamentada no país por meio da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Art. 807. Essa é uma disciplina cursada a distância com três encontros presenciais.

No primeiro encontro é explicado o funcionamento do AVA e apresentado o cronograma da disciplina, algumas semanas depois há outro encontro no qual o conteúdo é sobre a elaboração de um plano de aula onde após uma explicação, criamos junto com a professora um modelo de plano de aula e esclarecemos dúvidas sobre o mesmo. E por fim o último encontro é um festival de vídeo na qual ocorre a apresentação das vídeo-aulas criado pela turma.

A vídeo-aula passou a ser bastante promissora, tendo em vista as dificuldades enfrentadas para se frequentar uma sala de aula devido ao modo de vida acelerado da sociedade contemporânea. Atualmente o recurso de vídeo-aula está muito difundido, visto sua facilidade e eficiência.(8)

Neste caso, as aulas on-line se davam por meio do AVA Moodlle, na qual acessa-se  semanalmente as atividades proposta pela professora, ressaltando que todas as atividades finalizadas geravam um feedback para que os alunos refletissem sobre seu desempenho.

 Algumas dificuldades surgiram devido a problemas que são comuns acontecerem quando se necessita da internet, das máquinas, de programas e sistemas para estudar.  Quando acontecia alguma falha relacionada as atividades, contatava-se  a professora através de  e-mail ou telefone  e a mesma  verificava o que estava havendo e assim que o problema era sanado enviava uma resposta.

Desde o início o aprendizado dos alunos foi direcionado para que ao final pudessem criar uma vídeo-aula para educação em saúde do adulto e idoso portador de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), cujos temas abordados foram escolhidos na primeira semana de aula.

A elaboração de uma vídeo-aula não é um procedimento tão simples.  Este tipo de atividade envolve uma gama de aspectos, além do recurso humano é necessário ter um conhecimento mínimo sobre a tecnologia envolvida, como uso de equipamentos, softwares e gravação, e também de montagem e edição do vídeo. É importante perceber que o processo de desenvolvimento de um material educacional geralmente é parte de um processo ainda mais amplo de planejamento instrucional de uma unidade de aprendizagem.

Kenski afirma que para que as tecnologias de informação e comunicação possam trazer alterações no processo educativo elas precisam ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça diferença.(9)

Como se trata de uma atividade elaborada para adultos e idosos não pode deixar de levar em consideração os conceitos da andragogia para se alcançar o objetivo desejado.

 

CONCLUSÃO

 

A tecnologia da informação se torna uma ferramenta crescente na sociedade, influênciando os meios de comunicação e a forma como ela é feita hoje, tornando-se necessário elaborar novas estratégias de ensino para as aulas, visto a interatividade de uma aula que conta com auxílio de vídeos e imagens animadas, facilitando a compreensão do aluno ao assunto exposto.

Tornando assim essencial que enfermeiros tenham conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para lançar mão desse tipo de recurso com estratégias mais dinâmicas de ensino para substituir palestras por atividades mais inovadoras como a vídeo-aula.

Sabendo que os adultos retêm 85% do que ouvem, vêm e fazem, a vídeo-aula foi elaborada de forma a atender esses conceitos.

Mesmo com algumas dificuldades encontradas frente a não familiarização com toda a tecnologia utilizada, esse desafio se mostrou extremamente enriquecedor para elaboração de aulas futuras e estimulando a elaboração de novas estratégias pedagógicas e andragógicas para utilização na educação em saúde.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1.      Malta Deborah Carvalho, Iser Betine Pinto Moehlecke, Sá Naiza Nayla Bandeira de, Yokota Renata Tiene de Carvalho, Moura Lenildo de, Claro Rafael Moreira et al . Tendências temporais no consumo de tabaco nas capitais brasileiras, segundo dados do VIGITEL, 2006 a 2011. Cad. Saúde Pública  [serial on the Internet]. 2013  Apr [cited  2013  Nov  25] ;  29( 4 ): 812-822. Available from: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2013000800018&lng=enhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2013000800018.

2.      Copstein Leslie, Fernandes Jefferson Gomes, Bastos Gisele Alsina Nader. Prevalence and risk factors for stroke in a population of Southern Brazil . Arq. Neuro-Psiquiatr.  [serial on the Internet]. 2013  May [cited  2013  Nov  25] ;  71( 5 ): 294-300. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2013000500294&lng=enhttp://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20130024.

3.      Pessuto Janete, Carvalho Emília Campos de. Fatores de risco em indivíduos com hipertensão arterial. Rev. Latino-Am. Enfermagem  [periódico na Internet]. 1998  Jan [citado  2013  Out  03] ;  6( 1 ): 33-39. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691998000100006&lng=pt http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000100006.

4.      Benowitz NL, Kuyt F, Jacob P, 3rd. Influence of nicotine on cardiovascular and hormonal effects of cigarette smoking. Clin Pharmacol Ther 1984; 36(1): 7481

5.      Husain MK, Frantz AG, Ciarochi F, Robinson AG. Nicotine-stimulated release of neurophysin and vasopressin in humans.  J Clin Endocrinol Metab 1975; 41(06): 11131117.

6.      Sociedade Brasileira de Hipertensão. Revista de hipertensão ISSN-1809-4260 Outubro, Novembro e Dezembro de 2010 [citado 2013 Out 03]; 13 (4): 257-259. Disponível em: http://www.sbh.org.br/pdf/revista_hipetensao_4_2010.pdf

7.      Pillon Sandra Cristina, Jora Natália Priolli, Amorim Gisela Pereira, Domingos Josélia Benedita Carneiro, Santos Ronildo Alves dos. Tabagismo em usuários de um centro de atenção psicossocial alcool e drogas: um estudo piloto. Acta paul. enferm.  [serial on the Internet]. 2011  [cited  2013  Oct  03] ;  24( 3 ): 313-319. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000300002&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000300002.

8.      Vialli A, Motta RAM, Oliveira AS, et al. Gestão do Enriquecimento da Elaboração de Vídeo-aulas: uma Proposta de Aumento da Interatividade Entre Professor e Estudante. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2011.  Web site for the program available at: http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf.  in: nov /2013. 

9.      Kenski V M.; Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. 

 

 

 

Videos Recomendados:

CURSO ANTI-TABAGISMO: http://www.youtube.com/watch?v=tUI74Zm9Sfo

Tabagismo Geekescola aula 32.wmv: http://www.youtube.com/watch?v=rrLfxpVblts

Trabalho Tabaco - Colégio Albert Sabin - Segundo B: http://www.youtube.com/watch?v=-Rp113JH7aE

 

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).