specialty; nursing; care; health; intensive care; dyalisis; transplant; evidenced based practice

Solicitação e Retirada de Certificados

Seguem as informações:
1. Qual o procedimento para solicitação dos certificados?
O procedimento para solicitação de certificados de cursos lato sensu se dá exclusivamente através de abertura de processo SEI.

3. Posso enquanto coordenação (ou o próprio aluno) abrir processo físico para a emissão do certificado?
Não, uma vez que determinado processo físico passa a existir em meio eletrônico (SEI) não é mais permitida a abertura de novos processos físicos deste determinado assunto.

4. O procedimento é o mesmo para cursos EAD e presenciais?
Não. Nos cursos EAD são as coordenações que abrem os processos, já nos cursos presenciais os próprios alunos abrem os processos de emissão. Além disso, a retirada nos cursos EAD é feita pela coordenação do curso (ou preposto) e nos cursos presenciais os próprios alunos podem retirar na Secretaria da PROPPI (secretaria.proppi@id.uff.br)

- Base de conhecimento (manual) para cursos presenciais: https://www.uff.br/?q=processo/emissao-de-certificado-de-cursos-de-pos-graduacao-na-modalidade-presencial-sede
- Base de conhecimento (manual) para cursos EAD: https://www.uff.br/?q=processo/emissao-de-certificado-dos-cursos-dos-campi-fora-de-sede-e-ead

5. Onde posso verificar o status do processo de emissão de certificado?
Todos os processos podem ser consultados através da Consulta Pública do SEI (Consulta Pública no SEI UFF).
Porém, no link Planilha Controle Emissão Certificados é possível consultar a nossa planilha interna de controle que detém o status do processo, alguns outros detalhes e datas da tramitação. É só buscar pelo nome do interessado/a.

6. Porque o histórico é essencial no processo?
O histórico é o documento que contém as informações necessárias para a emissão do certificado. Portanto, é do histórico que sairão as informações como início e fim do curso, nome do aluno, nome do curso, entre outras que constarão no corpo do certificado.

7. O que pode ser feito para agilizar o processo de emissão?
Sem dúvida a integralização é o procedimento mais importante para a agilidade na emissão.
Manual sobre a integralização: https://citsmart.uff.br/citsmart/pages/knowledgeBasePortal/knowledgeBasePortal.load#/knowledge/1223

8. Fazer a integralização dos alunos, evita que os processos voltem com pendência para a coordenação?
A maioria das pendências nos processos de emissão de certificados são quanto: (1) ausência dos documentos obrigatórios – RG, CPF e Diploma de graduação – no SisPos e (2) erros de digitação ou falta de informação nos históricos.
A integralização ajuda bastante nesse quesito, pois através dela é feita uma conferência ‘da vida’ do aluno no curso (notas, TCC, documentos, etc).
Assim, os processos não precisarão voltar para as unidades/coordenações no SEI para terem suas pendências resolvidas.
É uma atividade que evita retrabalhos, atrasos e reclamações dos alunos sobre a emissão dos certificados.

9. Qual o prazo para a emissão dos certificados?
Todo o trâmite do processo costuma durar no máximo de 7 a 10 dias, caso não haja pendências.
Se o aluno estiver integralizado, o histórico estiver com todas as informações corretas e o SisPos alimentado com todos os documentos, nós nos comprometemos a realizar a análise, registro e demais procedimentos da emissão em no máximo 1 semana. Essa é uma meta nossa na DPLS.
Porém, havendo pendência, esse prazo pode chegar a 50-60 dias.