Journal of Specialized Nursing Care

Nursing care to patients submitted to cardiac surgery

 

Cuidados de enfermagem a pacientes submetidos à cirurgia cardíaca

Renata Cardoso Farias: enfermeira. Discente do curso de especialização em enfermagem em cuidados intensivos em cardiologia/Universidade Federal Fluminense (UFF). renatacfarias@ig.com.br Isabel Cruz: Doutora em enfermagem. Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) isabelcruz@uol.com.br 

 

RESUMO: As doenças coronarianas ocupam os primeiros lugares, em todo o mundo, entre as principais causas de morbi-mortalidade, sendo indicada a intervenção cirúrgica quando os casos são mais graves e existe maior probabilidade de uma vida útil com tratamento cirúrgico do que com o tratamento clínico para obter-se a regressão das obstruções arteriais. A enfermagem vem a cada dia melhorando seus conhecimentos e sugerindo novos métodos de assistência, através de procedimentos que tenham comprovado sua eficácia, a serem realizados pelos enfermeiros nas fases pré, peri e pós-operatória, estando a equipe apta a detectar precocemente alterações que possam comprometer a evolução do paciente, comunicando e discutindo com a equipe multidisciplinar, para que ações imediatas possam ser tomadas. Este estudo é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar os procedimentos e protocolos que são atualmente utilizados pela equipe de enfermagem que atende a pacientes de UTI submetidos à cirurgia cardíaca.

PALAVRAS-CHAVE: cirurgia cardíaca, cuidados de enfermagem. 

ABSTRACT: The coronarian diseases occupy the first places, all over the world, between the main causes of morbi-mortality. The surgical intervention is the choice when there is no further resources to obtain the regression from the arterial clogging. Nursery improves continuously its knowledge and adopting new methods for assistance, through the proceedings that had confirmed their efficiency, to be done by the nurses in the pre-, peri- and post-operatory periods, being able to detect early changes that may compromise patient outcomes, communicating and discussing with the multidisciplinary team, so that immediate action can be taken. This is a bibliographic review that has the objective of identifying the proceedings and protocols actually employed by the nursery team that attends ICU patients submitted to cardiac surgery. 

KEY-WORDS: heartbeat , cautions of sicken 

INTRODUÇÃO

     Estamos vivenciando hoje um tempo de muitas mudanças, tanto na esfera política quanto na econômica e social, mudanças estas que geram estresse para a população rica ou pobre. Essas mudanças trouxeram consigo novos comportamentos e muitas descobertas. Na área da saúde este avanço vem permitindo a cura de diversas doenças, mas também, em decorrência de mudanças nos hábitos alimentares, do sedentarismo e de maior exposição a fatores de risco como fumo, álcool, estresse, favorecendo o surgimento de enfermidades.

     Nesse novo cenário as doenças crônicas não transmissíveis vêm ganhando espaço em detrimento das doenças agudas, interferindo na qualidade de vida das pessoas. Entre as doenças crônicas as doenças cardiovasculares têm um papel de destaque, pois o perfil epidemiológico da população brasileira nos mostra como primeira causa de mortalidade as doenças do aparelho circulatório.

     As doenças cardíacas podem ocorrer através de várias manifestações clínicas, a mais comum é a doença coronária, que pode provocar tanto a isquemia do músculo miocárdico quanto arritmias e insuficiência cardíaca.

     Dependendo dos danos, o paciente é submetido à cirurgia cardíaca, um procedimento delicado, de risco e repleto de incertezas.

     A cirurgia cardíaca é uma das mais temidas pelo homem, devido à importância e ao simbolismo atribuído ao coração. O avanço da cardiologia gerou maior desenvolvimento e expansão dos cuidados de enfermagem a pacientes que se encontram no período pré-peri e pós-operatório de cirurgia cardíaca, os cuidados de enfermagem passaram a ser fundamentais para a recuperação do paciente submetido a este tipo de cirurgia. Diante desse contexto a enfermagem vem aprimorando seus conhecimentos e propondo novas alternativas de assistência, desenvolvendo uma metodologia própria de trabalho, fundamentada no método científico, isto é, fundamentada no processo de enfermagem.

     Atualmente o processo de enfermagem está descrito em cinco etapas: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Dentre essas etapas, o diagnóstico de enfermagem tem merecido destaque, sendo reconhecido como um guia de planejamento e implementação dos cuidados de enfermagem.

     A identificação do diagnóstico de um grupo de clientes possibilita o conhecimento das respostas humanas alteradas, contribuindo assim para o desenvolvimento das intervenções de enfermagem direcionadas e individualizadas

      Sendo assim, o objetivo deste estudo é discutir a assistência de enfermagem ao paciente submetido à cirurgia cardíaca. 

METODOLOGIA 

     Estudo bibliográfico manual realizado no período de agosto a setembro de 2007 utilizando as palavras-chave cirurgia cardíaca, cuidados de enfermagem para localizar textos pertinentes entre o acervo da biblioteca da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ e retirados de sites acadêmicos da internet. Foi feita uma pré-seleção com textos que continham algum termo relacionado à pesquisa baseada em evidência, e após, selecionados 10 (dez) textos que tinham mais pertinência com o tema, contendo os 04 (quatro) elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica de evidências, PICO, Paciente, Intervenção, Comparação e “Outcomes” (desfecho), a fim de maximizar o encontro de evidências, evitando a realização de buscas desnecessárias. 

RESULTADOS 

 Tabela 1: Publicações localizadas, segundo o tema o perfil do paciente submetido à cirurgia cardíaca e a assistência de enfermagem, mencionadas na base de dados. Niterói, 2007. 
 


Autor, data e país


Objetivo da pesquisa


Tipo de estudo e instrumentos


Principais achados


Conclusões do autor

 

MIRANDA, A.F., GALLANI, M.C.B.J., ARAUJO, S., 2005, Brasil.
 
 
 
 
 
 

GALDEANO, L. E., ROSSI, L. A., PEZZUTO, T. M., 2006, Brasil 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ROCHA, L.A., MAIA, T.F., SILVA, L.F., 2006, Brasil 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

MORAES, T.P.R., DANTAS, R.A.S., 2007, Brasil. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Simarro, J. V. C., 2002, Cuba. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ALMEIDA, A.R., GUEDES, M.V.C., 2008, Brasil. 
 
 
 
 
 
 
 
 
FERREIRA, A. J., NUNES, A. I. M., RODRIGUES, E. F. P., CAMAREIRO, A. P. F., 2008, Portugal. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

ROSBOROUGH,D.2006, Estados Unidos da América. 
 
 
 
 
 

 

NOMA, H.H., MALTA, M.A., NISHIDE, V.M. 2008, Brasil. 
 
 
 
 
 
 
 
 
SILVA, R.R., SANTIAGO, L.C., 2008, Brasil

Verificar a influência das variáveis sociodemográficas sobre os significados e atitudes relacionados à cirurgia cardíaca. 
 
 
 

Identificar diagnósticos de enfermagem de pacientes no período peri-operatório de cirurgia cardíaca. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificar diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia II da Nanda e intervenções de enfermagem segundo o Nursing Interventions Classification, associando aos resultados da Nursing Outcomes Classification. 

 

Estudar o apoio social dado a pacientes cardíacos hospitalizados para tratamento cirúrgico e verificar as relações existentes entre suporte social e as variáveis gênero, idade, nível educacional e estado civil. 

 

 

Descrever os cuidados iniciais de enfermagem na admissão do paciente em pós-operatório de cirurgia cardíaca na Unidade de Terapia Intensiva. 
 
 
 
 
 

Analisar a natureza e classificação das interveções de enfermagem para pacientes com mediastinite no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 
 
 
 
 

Descrever e comparar a qualidade de vida do doente com patologia valvular cardíaca. Divididos 02 grupos, o primeiro com doentes antes do procedimento cirúrgico, e, o segundo com doentes após o procedimento cirúrgico. 
 
 
 

Discutir riscos e benefícios dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. 
 
 
 
 

Apresentar aspectos gerais da assistência em pós-operatório na UTI. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Descrever a relação entre o cuidado de enfermagem prescrito e o Autocuidado dos clientes submetidos à cirurgia cardíaca.

Dados coletados por instrumentos SPCC e CVSCC e analisados pelo coeficiente de correlação de Pearson e testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. 
 
 

 

 

Estudo quali-quantitativo utilizando a coleta de dados com base no Modelo Conceitual de Wanda Horta, fundamentado nas necessidades humanas básicas de Maslow e na classificação de Mohana. 
 
 
 

Pesquisa exploratória e transversal de pacientes em pós-operatório de cirurgia de revascularizaçpão do miocárdio. 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estudo observacional de seção cruzada de pacientes internados em hospital-escola. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estudo descritivo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coleta de dados de caracterização sócio-demográfica e clínica da amostra e na escala de avaliação da qualidade de vida. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudo retrospectivo dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca

Do Brighamand Women’s Hospital. 
 
 
 
Estudo baseado na experiência profissional dos autores. 
 
 
 
 
 
 

 

Pesquisa observacional, descritiva, do tipo Série de casos abrangendo 34 prontuários.

Correlações significativas entre idade, número de filhos, renda mensal e fatores positivos do CVSCC. 
 
 
 

 

As concordâncias e discordâncias verificadas entre estudos anteriores e este estudo fornecem uma base para da implementação do processo de enfermagem no período peri-operatório de cirurgia cardíaca. 
 
 

A partir dos principais diagnósticos encontrados no estudo, foram identificadas as principais intervenções e resultados de acordo com a ligação entre NANDA, NIC e NOC 
 
 

 

Percepção de que os participantes receberam altos níveis de suporte social em termos emocionais e instrumentais. 
 
 
 
 
 
 
 

Qualidade da atenção pós-operatória tanto material (equipamentos) quanto pessoal (equipe multidisciplinar), sendo a equipe de enfermagem a que mais tempo dedica ao paciente de terapia intensiva. 

 

A inserção do psicólogo é importante para o suporte às dimensões psicossociais e psicoespirituais no processo de adoecer, tornando a situação mais fácil. 
 

Os doentes com patologia valvular cardíaca apresentam melhor qualidade de vida 03 a 06 mesesapós a cirúrgia do que os doentes que aguardam a intervenção cirúrgica 
 
Assim que houver condições,o paciente deve ser submetido a cirugia cardíaca;
 
 
 
 
 N
o pós-operatório imediato a enfermagem planeja cuidados que visam à manutenção adequada da ventilação, oxigenação e estabilidade hemodinâmica. 

O despertar dos clientes orientados foi mais tranquilo que o dos não orientados e a comunicação com a equipe de enfermagem mais evidente no grupo dos orientados.

Os significados e atitudes dos pacientes são influenciados por algumas variáveis sociodemográficas, o que pode ser grande valor para o planejamento e implementação de práticas educativas.

 

A identificação dos diagnósticos de enfermagem poderá auxiliar os enfermeiros a elaborarem intervenções fundamentadas e adequadas às necessidades individuais de cada paciente, implementando ações rápidas e eficazes para os problemas. 

Possibilidade de elaboração de intervenções de enfermagem segundo a NIC para os pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. 
 
 
 
 
 
 

 

A avaliação do apoio social pode contribuir para detectar pessoas com maiores dificuldades de reabilitação. 
 
 
 
 
 
 
 
 

A equipe de enfermagem desempenha um papel muito importante na cirurgia cardíaca, desde a admissão do paciente até seu domicilio. 
 
 
 
 
 

 

Quanto à relação entre os problemas identificados e as intervenções de enfermagem implementadas, houve certa adequação entre eles, principalmente no que se refere às necessidades psicobiológicas. 

Os resultados mostraram que a cirurgiaéeficazna melhora da qualidade de vidadosdoentes com patologiavalvular cardíaca. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A indicação precoce da cirurgia é essencial para aumentara sobrevida do paciente, garantindo benefícios em longo prazo. 

É necessário rápido reconhecimento e intervenção quando ocorrem mudanças nas condições do paciente, pois a pessoa submetida à cirurgia cardíaca é mais instável. 
 
 

A equipe de enfermagem mantém padrões empobrecidos de registro, o que compromete os resultados

 
 
 

A cirurgia cardíaca

     O início do século XIX, em particular o ano de 1810, pode ser considerado o marco inicial da cirurgia cardíaca em nível mundial, em vista dos relatos feitos nessa época quanto a drenagens cirúrgicas do pericárdio, realizadas pelo médico Francisco Romero, na Espanha. Entretanto, o primeiro caso de intervenção cirúrgica do coração é atribuído ao cirurgião Ludwig Rehn, que em 1896, na Europa, suturou um ferimento cardíaco ocasionado por uma laceração na face anterior do coração de um rapaz de 20 anos.

     A partir do século XX a cirurgia se delineou. Em 1923, os médicos Ellio Cuttler e Samuel Levini realizaram a primeira comissurotomia em Boston. O pioneiro na cirurgia cardíaca de dilatação digital de válvula mitral por via transauricular foi o cirurgião Henry Souter, em 1925, em Londres.

     Desde o inicio da cirurgia cardíaca até meados do século XX muitos pacientes morriam por vários motivos: por não resistirem à cirurgia, pela falta dela e, principalmente, pela falta de recursos, que na época eram muito limitados e também porque não havia então equipamentos que dessem suporte a determinados tipos de cirurgia. Com isso foram elaborados projetos para o desenvolvimento de equipamentos específicos para a cirurgia cardíaca. No Brasil a primeira cirurgia cardíaca ocorreu em 1942, realizada pelo médico Euryclides de Jesus Zerbini, na Santa Casa de Misericórdia em São Paulo.

     A partir dos anos 60 as cirurgias cardíacas tornaram-se comuns, devido às especializações das equipes em todo o Mundo, e também pelo surgimento de equipamentos altamente desenvolvidos que davam suporte às cirurgias mais complexas, resultando na redução da mortalidade pós-cirúrgica. 

Assistência de enfermagem 

     Tratar um paciente portador de cardiopatia não se resume em fornecer apenas medicamentos e cuidados de enfermagem, mas sim se deve ver o paciente como um ser holístico, isto é, como um todo, que está passando por um momento único em sua vida e que precisa de assistência.

     O tratamento quando requer cirurgia torna-se mais complicado, pois neste caso o paciente sente-se ainda mais ameaçado, pois será necessário “mexer” em um órgão que representa vida ou morte e, além disso, a internação por tempo prolongado e a recuperação gradual implicam em recesso de trabalho, o que leva ao medo de não continuar a realizar suas atividades normais.

     Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente submetido à  cirurgia cardíaca são direcionados no sentido de restaurar o equilíbrio fisiológico, mantendo a adequada ventilação, oxigenação, estabilidade hemodinâmica, controle da dor e auxílio na recuperação de suas funções.

     A cirurgia cardíaca consiste na plastia ou substituição de uma ou mais valvas cardíacas (aórtica, mitral ou tricúspide), revascularização do miocárdio ou transplante cardíaco.

     Apos o término da cirurgia o paciente é transferido para a unidade de pós-operatório, onde se recupera dos efeitos anestésicos e permanece por um período aproximado de 24 a 48 horas. No pós-operatório imediato a enfermagem planeja cuidados que visam à manutenção adequada da ventilação, oxigenação e estabilidade hemodinâmica.

     São necessários um rápido conhecimento e intervenção, quando ocorrem mudanças nas condições dos pacientes, uma vez que a pessoa submetida a cirurgia cardíaca è freqüentemente mais instável que outros pacientes cirúrgicos, devido aos efeitos da circulação extracorpórea e da manipulação cardíaca.

     Na admissão o paciente devera ser posicionado em decúbito dorsal, proporcionando retorno venoso adequado. O enfermeiro deverá auscultar os sons respiratórios, providenciar monitorização da oximetria de pulso, encaminhar solicitação de exames RX e sangue, aferir débito cardíaco, pressões de enchimento capilar e coletar gasometria arteriovenosa assim que possível. Na presença de marcapasso avaliar a sensibilidade, amplitude e modalidade de comando. Observar os drenos de tórax e (ou) mediastino, devendo ser colocados em aspiração a vácuo em coluna d’água, devendo observar e registrar o volume e característica da drenagem. Aquecer o paciente lentamente através dos sistemas de aquecimento (mantas térmicas) para prevenção da instabilidade hemodinâmica decorrente da rápida vasodilatação.

     A enfermagem executará procedimentos para alívio da dor, proporcionando conforto ao paciente e atenuando fatores que aumentem a percepção da dor, tais como: ansiedade e fadiga.

     Ao analisar estudos bibliográficos sobre o assunto, pude compreender além dos cuidados essenciais oferecidos ao paciente devemos nos preocupar com o aspecto psicológico envolvido. A cirurgia cardíaca uma das mais temidas pelo homem, devido à importância e ao simbolismo atribuído ao coração, provocando no paciente medo da morte e a sensação de que tudo vai acabar; há desesperança, levando à angústia da experiência do desconhecidoe, que o coração vai parar, de que a vida vai acabar.

     Outro aspecto importante observado foi à vulnerabilidade a doença, pois este tipo de paciente não costuma perceber os sintomas até que a doença se agrave, requerendo solução imediata, abalando assim seus projetos de vida, acarretando mudanças psicológicas e sociais e ameaçando sua integridade física.

     Porém, também é percebido um sentimento de prazer inesperado pelo vencimento de uma etapa importante quando finalizado o tratamento, sendo a tecnologia apontada como solução, porque o desenvolvimento científico traz a esperança de uma melhor qualidade de vida para o paciente crônico e faz crescer a expectativa de vida da população. 

CONCLUSÃO 

     A assistência de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca é de fundamental importância. O profissional de enfermagem deve ter amplo conhecimento das alterações fisiológicas induzidas pelo ato cirúrgico, estando apto a detectar precocemente alterações que possam comprometer a evolução deste, comunicando e discutindo com a equipe multidisciplinar, para que ações imediatas possam ser tomadas.

     Apesar da predominância dos diagnósticos de enfermagem relacionados à  área psicobiológica, justificada pelo processo saúde-doença que envolve diversos mecanismos fisiológicos, não se deve deixar de investigar as necessidades psicossociais e o impacto psicológico da doença cardíaca, responsável por grandes mudanças na qualidade de vida do paciente e sua família e que possuem um papel importante na capacidade do indivíduo de suprir suas outras necessidades básicas.

     Espero que o presente artigo sirva de subsídio para futuras pesquisas nesta área de conhecimento, uma vez que a cardiologia intervencionista é  um campo de atuação muito promissor para a enfermagem. 

REFERÊNCIAS  

Almeida AR, Guedes MVC. Natureza, classificação e intervenções de enfermagem para pacientes com mediastinite. Rev. Bras. Enfer., v. 61, n. 4. Brasília: jul./ago. 2008. 

Carvalho ARS, Matsuda LM, Carvalho MSS et al. Estudo retrospectivo das complicações intra-operatórias na cirurgia de revascularização do miocárdio. Rev. Eletr. Enf. (Internet), v. 10, n. 4, p. 1057-65, 2008. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br>, acesso em fev. 2010. 

Ducci AJ, Zanei SSV, Whitaker IY. Carga de trabalho de enfermagem para quantificar proporção profissional de enfermagem/paciente em UTI cardiológica. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 42, n. 4. São Paulo: dez. 2008. 

FERREIRA, JSF, NUNES, AIM, RODRIGUES,EFP, CAMAREIRA,APF. Qualidade de vida em doentes submetidos a cirurgia vascular cardíaca. Psicologia, Saúde & doenças, v. 9, n. 1, Lisboa, Portugal: 2008. 

Galdeano LE, Rossi LA, Santos CB et al. Diagnósticos de enfermagem no perioperatório de cirurgia cardíaca. Rev. Esc. Enferm. USP, v. 40, n. 1. São Paulo: Mar. 2006. 

Miranda AF, Gallani MCBJ, Araújo, S. Significados e atitudes de pacientes de cirurgia cardíaca: influência de variáveis sociodemográficas. Rev. Bras. Enferm., v. 58, n. 3, p. 266-72, mai./jun. 2005. 

Moraes TPR, Dantas RAS. Evaluation of social support among surgical cardiac patients: support for nursing care planning. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 15, n. 2. Ribeirão Preto: mar./abr. 2007. 

Noma HH, Malta MA, Nishide VM. Enfermagem em unidade de terapia intensiva. Assistindo ao paciente em pós-operatório na UTI – Aspectos gerais. Scribd. Disponível em: <http://www.scribd.com>, acesso em fev. 2010. 

Prado LM. Cuidados de enfermagem sob a ótica de clientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Dissertação de mestrado à UFERJ, Rio de Janeiro, 2007. 

Rocha LA, Maia TF, Silva LF. Diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Rev. Bras. Enferm., v. 59, n. 3. Brasília, mai./jun. 2006. 

ROSBOROUGH, D. Cardiac surgery in elderly patients. Critical Care Nurse, v. 26, n. 24, Massachusetts, EUA: 2006. 

Silva RR, Santiago LC. Efeitos da conduta clínica de enfermagem pré-operatória para o autocuidado de clientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. 61. Congresso Brasileiro de Enfermagem, 7 a 10 dez. 2009. Fortaleza, CE. Disponível em: <http://www.abeneventos.com.br>, acesso em fev. 2010. 

SIMARRO JVC. Cirúrgía Cardíaca: Cuidados iniciales de enfermería en el ingresso en la Unidad de Cuidados Intensivos. Revista Cubana de Enfermería, v. 18, n. 1, Ciudad de la Habana, Cuba, 2002. 

 





JSNCARE
Share |