J Special Nurs Care

Consumo, produção e divulgação: o círculo virtuoso da pesquisa

Isabel CF da Cruz - coordenadora dos cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e Métodos Dialíticos e Transplante

O ensino da pesquisa em enfermagem está orientado pelo círculo virtuoso constituído por três grandes atividades:

1- o consumo crítico das pesquisas de enfermagem,

2- a produção de um relatório sobre a atividade de pesquisa ou estudo e

3- a divulgação deste relatório.

Estas etapas que compreendem o ciclo virtuoso são apresentadas separadas por uma questão didática. Na realidade, não sabemos exatamente quando uma começa e a outra termina tamanha a imbricação entre elas.

Isto posto, o Journal of Specialized Nursing Care cumpre seu papel de veicular as pesquisas de enfermagem referentes ao cuidado do paciente baseado em evidência. Assim, damos continuidade ao processo ensino-aprendizagem iniciado nos cursos de especialização de Enfermagem em Métodos Dialíticos e Transplante e de Cuidados Intensivos, publicando os trabalhos de conclusão de curso. O referee será você leitor (a). Você julgará o formato (segundo as normas para a publicação), o rigor metodológico da pesquisa exploratória, a capacidade de realizar uma meta-análise das obras citadas e de apresentar uma contribuição original a partir deste feito.

O valor do trabalho será medido pelo número de leitores, de citações futuras e, principalmente, pela sua utilidade para as enfermeiras no seu cotidiano de cuidado para o cliente de alta complexidade. Neste número, as(os) enfermeiras(os) autoras(es) apresentam para as colegas o resultado de suas leituras sobre os problemas de saúde da clientela, buscando avançar no caminho que une teoria científica e prática sensível. É um começo. Um bom começo. Parabéns a nós todos.





JSNCARE
Share |