NEPAE-NESEN

Salutogênese

Segundo o modelo do continuum saúde/doença a saúde e o bem-estar são resultantes de um trabalho continuado de promoção do potencial de vida, envolvendo a pessoa, a família e a comunidade.

Uma metáfora para esse continuum é a de um rio. Estamos todos dentro deste rio. Agora, o rio tem graus diferentes de perigo para cada um de nós. Igualmente, a capacidade de nadar para a margem também não é igual. Para chegar à margem do bem-estar, dependemos todos e todas de fatores salutares. [i]

Os fatores salutares constituem o senso de coerência. Este, por sua vez, se subdivide em:
1- Significado: são os valores sociais e pessoais que alicerçam a sociedade, associados à potencialidade de troca de informações e a reconstrução desses valores que surge nas relações.

2- Flexibilidade: é o potencial de adaptação, seja da pessoa, seja da sociedade, para haver uma harmonia entre ambos.

3- Estímulo: representa tudo aquilo que funciona como força motriz para as pessoas e a sociedade, e dessa forma aproxima as pessoas da vida, do trabalho, da família e da sociedade como um todo.

Vários determinantes sociais da saúde, tais como a pobreza, a baixa escolaridade, incluindo o analfabetismo funcional, e o racismo ou sexismo, constituem ameaças à saúde e ao bem-estar, estando associados ao aumento da incidência de doenças preveníveis e aos problemas que levam à morte prematura.

Por outro lado, quando se reforça os valores fundamentais do ser humano, como as relações familiares, a espiritualidade, hábitos de vida saudáveis, auto-estima, auto-imagem, acesso à informação e isso associado à prática regular de métodos para voltar ao equilíbrio (entrevista motivacional, intervenção em crise, por ex) e proteção contra o estresse, cria-se um ambiente ideal para a salutogênese. Nesse ambiente, fica muito reduzido o campo para alguma doença se instalar.

Conclui-se que o ensino do paciente é uma das estratégias salutogênicas pois propicia ao paciente o acesso à informação. O discurso do profissional de saúde deve ser direto e simples pois o paciente, independente de escolaridade, tem capacidade diferente de enfrentamento dos problemas de saúde. As questões de saúde devem ser tratadas, por sua vez, a partir da perspectiva da diversidade de gênero, étnica e cultural/regional mp sentido de reforçar os valores fundamentais do ser humano.

Referência:

[i] Antonovisky, A The salutogenic model as a theory to guide health promotion. Health Promotion International 1(1):11-17, 1996





JSNCARE
Share |