Journal of Specialized Nursing Care

ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO CATETER VENOSO CENTRAL: Revisão Sistemática da Literatura

Jannyne dos Santos Zuzarte, Enfermeira, estudante da pós-graduação em Enfermagem em Cuidados Intensivos da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa. jannyne.zuzarte@gmail.com  

Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Mestre e Doutora em Enfermagem, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense – UFF, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).  isabelcruz@uol.com.br   

Resumo: Problema: O cliente em situação de alta complexidade em uso de cateterismo venoso central é totalmente dependente de cuidados intensivos. Objetivo: Este estudo visa identificar nas produções de enfermagem as melhores práticas baseadas em evidências, utilizando a estratégia PICO, em relação à eficácia do curativo com antisséptico clorexidina 2% na prevenção do potencial para infecção no cliente de alta complexidade submetido ao cateter venoso central. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática. Resultados: Diante da força de evidência encontrada nos artigos pesquisados, a enfermeira deve elaborar estratégia de educação continuada e realizar treinamentos a fim de obter a presença de todos da equipe nos plantões diurnos e noturnos. Conclusões: Diante das dez produções de enfermagem, fica explicito que se haver padronização do curativo e capacitação da equipe de enfermagem, é possível obter a prevenção do potencial para infecção do cateterismo venoso central em cliente de alta complexidade.   

Palavras-chave: Cuidados Intensivos; Infecções relacionadas a cateter; Cateterismo Venoso Central, Cuidados de Enfermagem.  

 NURSING IN THE PREVENTION OF INFECTION CATHETER CENTRAL: systematic literature review

 Abstract: Problem: The client in a situation of high complexity using central venous catheterization (CVC) is totally dependent on intensive care. Objective: This study has the purpose of identify the productions nursing better practice evidence-based, using the PICO strategy, and effectiveness of antiseptic curative with 2% chlorhexidine in preventing the potential for infection in highly complex client submitted to a central venous catheter. Method: This is a literature-type systematic review. Results: The force of evidence found in the articles researched, the nurse must elaborate a strategy of continuing education in order to foment the attendance of all staff, conducting training in day and night shifts. Conclusions: Considering the ten productions nursing for the purposes of intervention by the nurse, is explicit if it has a patronization of curative and through education and training of nursing staff team, you can work towards the prevention of the potential for infection of central venous catheterization in high complexity customer.

 Key-words: Catheterization, Central Venous; Intensive Care; Catheter-related infections, Nursing Care.

 PROBLEMA:  

O cliente em situação de alta complexidade em uso de cateterismo venoso central (CVC) é totalmente dependente de cuidados intensivos. O cateterismo venoso central consiste na inserção de um cateter na veia cava superior ou inferior. O cateter venoso central é utilizado para infusão de medicações e soluções endovenosas em clientes com limitação de acesso venoso periférico, ou ainda para infusão de nutrição parenteral, drogas vasoativas e acesso para hemodiálise. O cateter venoso central rompe a integridade da pele, possibilitando infecções por bactérias ou fungos (²).

Neste contexto é que a enfermeira deve estar atenta para utilizar todos os sentidos para desenvolver um olhar holístico e observar sistematicamente na intenção de promover a melhor e mais segura assistência ao ser humano. Neste sentido que a Teoria Holística de Levine, diz que se deve ter a visão do homem como um “todo”.  Sendo assim a enfermeira analisa o processo saúde e doença que vai além do membro comprometido, não pensando apenas em cuidar do curativo em um acesso venoso central, mas cuidar do cliente em toda a sua plenitude.

Devido inúmeras inovações na área de saúde, a enfermeira necessita estar atualizada em princípios científicos, a fim de selecionar a intervenção mais adequada para a situação específica do cuidado. Diante do exposto, que a Prática Baseada em Evidência (PBE) propõe que o problema clínico que surge na prática assistencial, seja organizado utilizando-se a estratégia PICO, que representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e “Outcomes” (desfecho). Esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta clínica para a busca bibliográfica de evidências.

            O interesse em estudar por esta temática surgiu na Prática Baseada em Evidência no Treinamento Profissional Especializado (TPE), enquanto pós-graduanda de enfermagem em cuidados intensivos. Ao observar que não havia padronização do produto antisséptico  para realização do curativo no cateter venoso central, minha indignação foi identificar na literatura o melhor produto antisséptico para este procedimento nos clientes adultos internados na unidade de terapia intensiva.  

Desmembramento da estratégia PICO

Acrônimo

Definição

Descrição

P

Problema

Cliente adulto em alta complexidade submetido ao cateter venoso central, em risco para infecção.

I

Intervenção

Elaborar uma padronização no curativo do cateter venoso central.

C

Controle ou

Comparação

 

Não há controle ou comparação.

O

Resultado

Prevenção do potencial para infecção do cateterismo venoso central em cliente adulto de alta complexidade. 

 PERGUNTA CLÍNICA  

No cliente adulto em alta complexidade, qual a eficácia do curativo com antisséptico clorexidina 2% na prevenção do potencial para infecção do cateterismo venoso central?  

O objetivo desse estudo visa identificar nas produções de enfermagem as melhores práticas baseadas em evidências, utilizando a estratégia PICO, em relação à eficácia do curativo com antisséptico clorexidina 2% na prevenção do potencial para infecção no cliente de alta complexidade submetido ao cateter venoso central.  

METODOLOGIA:  

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática. A revisão sistemática é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados à literatura sobre determinado tema. Sendo um recurso importante na prática baseada em evidência, que consiste em uma forma de síntese dos resultados de pesquisas relacionados com um problema específico.

Neste sentido o levantamento bibliográfico foi através de buscas de produções indexadas nos periódicos PubMed e Portal de Revistas de Enfermagem utilizando-se das publicações em língua portuguesa e inglesa, predominantemente dos anos de 2007 a 2012, com a população alvo os adultos de alta complexidade submetidos ao cateter venoso central em unidade de terapia intensiva. Após seleção dos termos de busca e utilização dos operadores booleanos (delimitadores) representados pelos termos conectores AND (combinação restritiva), foram utilizados para cada um dos 4 componentes de estratégia PICO.

Com base na pergunta clínica exposto no estudo emergiram as seleções dos descritores classificados como controlados relacionados a cada um dos componentes do PICO que foram extraídos das bases de dados MeSH (PubMed) e do DeCS (BIREME). A busca bibliografica foi realizada no período de junho a novembro de 2012.  

SÍNTESE DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS:  

Foram selecionados 06 artigos na língua Inglesa e 04 artigos na língua Portuguesa que se aplicam à população alvo referenciada na pergunta clínica do estudo. O quadro exposto abaixo exibe os artigos que foram selecionados e analisados para este estudo.  

Quadro sinóptico 1 - Publicações localizadas nas bases de dados. Niterói, 2012

Autor (es), Data e País

Objetivo da Pesquisa

Força de Evidência

Tipo do estudo e Instrumento

Principais achados

Conclusões do Autor (es)

 

Milena da Rocha de Andrade, Hamanda Garcia Silva, Beatriz Guitton Renaud Baptista Oliveira, Isabel Cristina Fonseca Cruz1.

2010, Brasil

To examine the evidence in the literature about the indications and uses of central venous catheter insertion, the risk of infection, the professional conduct in relation to safe practices related to this type of device.

 

 

2C

Review of the literature of the narrative type.

Complications associated with central venous catheter; Adoption of the correct technique of catheter-related coverage; Realization of safe practices for the maintenance of the catheter, involving the manipulation control and use of protocols.

 

 

The quality of care for patients with this device is directly related to controlling the risks of infection.

Denis Frasca, Claire Dahyot-Fizelier²,

2010

EUA

 

2B

Revisão de Literatura

Estudo Exploratório

 

Healthcare workers caring for a patient with a central venous access device need to be adequately trained, and assessed as being competent in using CVCs and adhering to infection prevention practices.

 

 

Halton KACook DAWhitby MPaterson DLGraves N3.

2009

EUA

Comparar a eficácia de custo de um CVCs-relativo a cateteres revestidos.

 

 

3B

Estudo de caso-controle

 

 

A evidência atual sugere que a relação custo-eficácia do uso de um CVCs dentro da UTI é altamente incerto. 

Yamão S, Suda R, Tomishina Y, Uchiyama N, Jinta T, Nishimura N, Ohde S, Chohnabayashi N4.

2010

Japão

Analisar a eficácia da orientação com ultrasom, no centro de inserção do cateter por estagiários inexperientes

 

4C

Prospectivo e observacional

 

O uso de orientação ultra-som aumenta a taxa de sucesso de inserção CVC através da veia jugular interna por estagiários inexperientes.

Vandijck DM, Labeau SO, Vogelaers DP, Blot SI.5

2010;

Bélgica

 

 

5D

Recomendações

 

A formação dos enfermeiros deve incluir o apoio suplementar de recomendações baseadas em evidências.

 

Ferreira MV, Andrade D, Ferreira AM6.

2011

Brasil

Alcançar as evidências científicas sobre o controle de infecção relacionada ao cateter venoso central impregnado com antissépticos, usados em pacientes adultos hospitalizados.

 

 

3B

Estudo de caso-controle

 

 

A análise dos estudos revelou que há uma necessidade de novos estudos em diferentes populações de pacientes, a fim de obter conclusões gerais.

 

Katiane Martins Mendonça; Heliny Carneiro Cunha Neves; Divina Fernandes Silva Barbosa; Adenícia Custódia Silva e Souza; Anaclara Ferreira Veiga Tipple; Marinésia Aparecida do Prado7.

2011,

Brasil

 

Discutir o papel dessa equipe sob a perspectiva da prevenção e controle de infecções de corrente sanguínea relacionadas a cateter.

 

1A

Revisão da literatura

Diante da complexidade dos procedimentos de acesso vascular, cada serviço deve elaborar protocolos, os quais devem ser construídos de forma multidisciplinar

Apesar da grande responsabilidade da equipe de enfermagem na prevenção e controle de Infecção relacionada ao acesso vascular esta deve ser compartilhada entre os diferentes atores envolvidos na assistência aos usuários.

Rita de Cássia Helú Mendonça Ribeiro; Graziella Allana Serra Alves de Oliveira; Daniele Fávaro Ribeiro; Claudia Bernardi Cesarino; Marielza Ismael Martins; Sônia Aparecida da Crus Oliveira8.

 2008, Brasil

Identificar o índice de infecção, o agente etiológico, as complicações infecciosas e o tempo de permanência do cateter de duplo lúmen em um mesmo período em anos alternados. 

2B

Revisão da Literatura

Estudo retrospectivo 

A complicação infecciosa mais frequente foi a bacteremia, e o agente etiológico mais encontrado oStaphylococcus aureus, o tempo médio de permanência do cateter foi de 43 dias nos dois períodos avaliados. 

Este estudo demonstrou que houve melhora significativa quanto aos índices de infecção nessa população.

Carla Cristina de Souza Ramos; Grace Teresinha Marcon Dal Sasso; Cleusa Rios Martins; Eliane Regina Nascimento; Sayonara de Fátima Faria Barbosa; Josiane de Jesus Martins; Pedro Miguel Garcez Sardo; Patrícia Kuerten9. 2008, Brasil

Estabelecer os parâmetros de avaliação clínica necessários ao paciente submetido à monitorização hemodinâmica pelo Cateter de Artéria Pulmonar (CAP) e construir um Protocolo de Cuidados de Enfermagem ao paciente grave e de risco em uso do cateter com os enfermeiros da UTI geral de um hospital público de Santa Catarina.

C4

Pesquisa-ação

Abordagem qualitativa e quantitativa.

 

Os critérios de avaliação clínica necessários ao paciente submetido à monitorização hemodinâmica se constituem em parâmetros invasivos e não invasivos e que o protocolo fundamenta a tomada de decisão clínica para o cuidado do paciente em uso do Cateter de Artéria Pulmonar.

Fernanda Titareli Merizio Martins; Emilia Campos de Carvalho10.

2008, Brasil.

Avaliar a percepção do paciente portador de Cateter Totalmente Implantado

2C

Estudo descritivo

O cateter venoso de longa permanência do tipo totalmente implantado vem sendo apontado na literatura como um acesso venoso prático, com poucos riscos para o tratamento do paciente.

Em relação à implantação do cateter, a maioria dos incidentes críticos identificados evidenciaram o procedimento de inserção como sendo cansativo, dolorido e estressante.

   

Com base nos dez artigos analisados entende que a enfermeira deve participar junto ao profissional médico na escolha da melhor via de acesso para o cateter venoso central, do produto antisséptico a ser utilizado, da rigorosa exigência da proteção máxima de barreira e do conceito do cliente/família (²). As vantagens relativas à terapia com a utilização do cateter venoso central (CVC) são: benefício de inserção do cateter com anestesia local; redução do desconforto do cliente; via confiável para administração de antibióticos, nutrição parenteral e quimioterapia; maior tempo de permanência; menor risco de contaminação e preservação do sistema venoso periférico. As desvantagens da utilização do CVC são: complicação local que abrange flebite, infecção local e trombose. A infecção local pode estar relacionada à contaminação microbiana da infusão ou do cateter. Quanto às complicações sistêmicas incluem sepse, embolia gasosa e embolia por cateter. E também podem ocorrer as complicações circunstanciais como: oclusão do cateter, mau posicionamento, ruptura e dificuldade de remoção do dispositivo (4-5).

Neste contexto que as orientações estabelecidas pela Infusion Nurses Society (INS) ou pelo Centers for Disease Control for the Prevention (CDC) esclarece que para a prevenção de infecção do cateter venoso central, a técnica asséptica durante a inserção e manutenção do cateter deve ser rigorosamente realizada, deve ter atenção quanto ao tempo de duração da infusão, tempo de permanência do cateter e respeitar o critério de troca do equipo. Sendo assim a enfermeira tem um papel fundamental na elaboração da estratégia de educação continuada. Neste sentido a criação do check list para seguir um padrão no procedimento é bastante eficaz, onde o objetivo é oferecer tratamento com segurança livre de infecção, oferecer conforto e solução do problema clínico do cliente de alta complexidade, assim como a diminuição dos gastos hospitalares no que tange internação prolongada por infecção do cateter venoso central. Baseado neste contexto que toda a equipe de enfermagem deve estar apta a reconhecer os riscos e as complicações decorrentes do dispositivo, a enfermeira deve capacitar sua equipe para o manuseio e principalmente a prática da terapia endovenosa (2).  

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS SOBRE AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS:  

Segundo a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, n. 7.498 de 25 de junho de 1986, no artigo (Art.11), a enfermeira presta assistência ao cliente em alta complexidade. Neste sentido que a enfermeira deve estar atenta ao cuidado de sua equipe com o cliente, no que tange uma assistência contínua, livre de negligência, imperícia e imprudência.

Com base nos dez artigos analisados as evidências científicas apontam para a prevenção do potencial de infecção pelo cateter venoso central, os cinco componentes do cuidado padrão, que são: higienização das mãos; precauções máximas de barreira; antissepsia com gluconato de clorexidina 0,5% (solução alcoólica) e a solução degermante 2%; Escolha de sítio de inserção adequada, com preferência para a veia subclávia nos casos de cateteres não tunelizados; reavaliação diária da necessidade de manutenção do cateter, com pronta remoção daqueles desnecessários (²).

            Diante do pressuposto a enfermeira prepara o cliente para o procedimento, escolhe junto ao profissional médico o dispositivo, veia adequada, prepara a documentação, avalia diariamente o local de acesso venoso, realiza o curativo, prescreve e orienta os cuidados de enfermagem. Para atingir um padrão na assistência ao cliente com cateter venoso central a enfermeira deve elaborar treinamento de toda a equipe. Assim como deve orientar os familiares sobre a importância da higienização das mãos antes e após tocar o cliente. Também esclarecer sobre os riscos da manipulação dos dispositivos na beira do leito. O familiar acolhido e esclarecido sobre a assistência realizada pela equipe de enfermagem e dos riscos de infecção por manipulação desnecessária dos dispositivos, o familiar certamente será um aliado para o cuidado ao cliente. 

A enfermeira especialista em cuidados intensivos realiza assistência ao cliente adulto em alta complexidade submetido ao cateter venoso central, em risco para infecção, neste sentido que ela deve elaborar um check list a fim de obter uma padronização no curativo na unidade de tratamento intensivo (apêndice), visando o bem estar físico, mental, espiritual e social do cliente.  Com propósito de prevenção do potencial para infecção do cateterismo venoso central a enfermeira realiza a assistência livre de atos iatrogênicos e infecções relacionados a manipulação do cateter, prevenindo o tempo prolongado de internação, custos elevados para a instituição hospitalar e a insatisfação do cliente/família.

Diante da força de evidência encontrada nos artigos pesquisados, a enfermeira deve elaborar estratégia de educação continuada, a fim de obter a presença de todos da equipe, realizando o treinamento nos plantões diurnos e noturnos. Deve inserir na sistematização de enfermagem no final de cada plantão uma discussão dos acertos e dos erros da assistência prestada ao cliente, a fim de corrigi-los imediatamente, evitando maiores danos ao cliente de alta complexidade submetido ao cateterismo venoso central.  

RESPOSTA À PERGUNTA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA:  

Este estudo nos mostrou que a realização da técnica asséptica, escolha do antisséptico ideal e cuidados na aquisição do curativo de cateterismo venoso central, favorecem para a satisfação e o risco zero de infecção ao cliente (²). Neste sentido a antissepsia é o processo de eliminação ou inibição do crescimento dos microrganismos na pele e mucosas, sendo realizado através da aplicação de um agente antisséptico. O antisséptico é a formulação hipoalergênica, de baixa causticidade, com função de destruir microrganismos ou inibir o seu crescimento quando aplicado sobre tecido vivo (6-7-8).

A enfermeira possui o conhecimento como meio de obter a competência no agir profissional e assim ser um suporte para o cuidado cotidiano. Na prática diária, a enfermeira trabalha com que o a instituição hospitalar oferece, porém ela tem a autonomia para a escolha do antisséptico ideal. O antisséptico deve ter uma ação rápida, baixa toxicidade, baixa inativação na presença de matéria orgânica, estabilidade, não ser corrosivo, odor agradável, boa aceitação pelo usuário e disponibilidade no mercado. Para aquisição dos antissépticos, o profissional deve exigir laudos microbiológicos, teste de irritabilidade cutânea e ocular, registro como medicamento em órgão componente do Ministério da Saúde. No que tange o cuidado com as almotolias de antissépticos a enfermeira deve supervisionar o uso individual, troca semanal, identificação, informando o nome do produto, data de abertura e nome do profissional responsável pela abertura e a proteção da borda da almotolia (2-9-10).

Diante dos dez artigos estudados os principais resultados quanto ao cliente em alta complexidade com uso de cateterismo venoso central, o curativo com antisséptico gluconato de clorexidina 2% se mostrou o mais eficaz na prevenção do potencial para infecção, sendo o melhor produto para a qualidade da assistência, diminuindo assim a infecção por manipulação do curativo em cateter. As vantagens do antisséptico gluconato de clorexidina 2% são: baixa toxicidade, baixa absorção, baixa irritabilidade e não é inativado na presença de matéria orgânica (2-3).  

IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DA ENFERMEIRA INTENSIVISTA QUANTO AO CUIDADO DO CLIENTE DE ALTA COMPLEXIDADE:  

            O perfil do cliente muda constantemente, as pesquisas na área da saúde avançam rapidamente, exigindo assim ainda mais o aperfeiçoamento, aprimoramento, atualização e capacitação, a fim de oferecer assistência com qualidade. No cliente de alta complexidade as exigências são ainda maiores, onde a enfermeira deve oferecer assistência altamente especializada e atualizada, que valorize os preceitos éticos e ofereça condições para que a recuperação do cliente aconteça de forma integrada (7-10). 

Diante das dez produções de enfermagem foram observados que são inúmeros os cuidados para serem seguidos e prescritos pelo enfermeiro para garantir a manutenção do cateter venoso central e a prevenção do potencial para infecção por este dispositivo. Neste contexto foram identificadas as seguintes práticas da enfermagem: a enfermeira tem autonomia na decisão de acordo com as necessidades e prioridades do cliente o que favorece para um atendimento humanizado e qualificado; elabora a educação continuada e realiza o treinamento de toda a equipe, sendo possível trabalhar de forma harmoniosa e com aprimoramento técnico e científico na assistência especializada; como estratégia de educação a enfermeira pode criar o Procedimento Operacional Padrão (POP) e o check list para que o cliente de alta complexidade receba uma assistência padronizada na prevenção de infecção pelo cateterismo venoso central (1-2).  

CONCLUSÕES:                                     

Este estudo permitiu identificar e contextualizar que a enfermeira na autonomia perpassa pela busca de dominar e criar conhecimentos sobre a sua prática e o seu campo de trabalho, para que seja usado de forma adequada para o cuidado. Diante do exposto, a enfermeira é um profissional que atua como líder de equipe, educadora e pesquisadora. A enfermeira gerencia e coordena todo o processo de assistência ao cliente e tudo que está envolvido no contexto da instituição hospitalar. Neste sentido que a enfermeira deve incorporar a Prática Baseada em Evidência (PBE) no cotidiano profissional, que durante horas de plantão podem surgir inúmeras questões que a principio não tem respostas, mas através da estratégia PICO que auxilia nas definições, orienta para a construção da pergunta clínica e da busca bibliográfica, permite à enfermeira uma rápida resposta cientifica.

Na área de cuidados intensivos, a enfermeira visa à prática das medidas de controle de infecção e segurança do cliente. Neste contexto que o presente estudo nos mostrou a eficácia do antisséptico gluconato de clorexidina 2% no curativo do cateter venoso central como o melhor produto para a qualidade da assistência e da prevenção do potencial para infecção pelo cateter. Sendo o produto de melhor escolha para o curativo por oferecer ação de baixa toxicidade, baixa absorção, baixa irritabilidade, não é inativado na presença de matéria orgânica e possui ação bactericida por mais tempo na pele, principalmente quando se trata de cliente de alta complexidade.

Para os efeitos de intervenção por parte da enfermeira, fica explicito que havendo uma padronização por meio de educação e capacitação da equipe de enfermagem, é possível trabalhar em prol da prevenção do potencial para infecção do cateterismo venoso central em cliente de alta complexidade. Portanto a Prática Baseada em Evidência surge na prática assistencial onde é identificado o problema e volta para prática com a solução.  

REFERÊNCIAS

 

1. Andrade MR, Silva HG, Oliveira BGRB, Cruz ICF. Risk Of Infection In Central Venous Catheter: Review Study To Nursing Care [Internet]. [cited 2010]  Available from:http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2010.3109

2. Frasca D,Fizelier DC, Mimoz O. Prevention of central venous catheter-related infection in the intensive care. [Internet]. [cited 09 march 2010]  Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2887105/

3. Halton KACook DAWhitby MPaterson DLGraves N. Cost effectiveness of antimicrobial catheters in the intensive care unit: addressing uncertainty in the decision. [Internet]. [cited 11 mar.2009] Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19284570

4. Yamão S, Suda R, Tomishina Y, Uchiyama N, Jinta T, Nishimura N, Ohde S, Chohnabayashi N. Impacto of ultrasound guidance in central venous catheterization by inexperienced trainees: a prospective observational study. [Internet]. [cited 1 march 2010] Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2934045/

5. Vandijck DM, Labeau SO, Vogelaers DP, Blot SL. Prevention of nosocomial infections in intensive care patients. [Internet] [Cited sep-oct.2010] Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20712670

6. Ferreira MV, Andrade D, Ferreira AM. Infection control related to central venous cather impregnated with antiseptics: na integrative review. [Internet] [cited aug. 2011] Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21876905

7. Mendonça KM, Neves HCC, Barbosa DFS, Souza ACS, Tipple ACFV, Prado MA. Atuação da enfermagem na prevenção e controle de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter. [Internet]. [abr./jun. 2011] Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-35522011000200026&lng=pt&nrm=iso

8. Ribeiro RCHM, Oliveira GASA, Ribeiro DF, Cesarino CB, Martins MI, Oliveira SAC. Levantamento sobre a infecção na inserção do cateter de duplo lúmen. [Internet]. [2008] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002008000500014&script=sci_arttext

9. Ramos CCS, Sasso GTMD, Martins C, Nascimento ER, Barbosa SFF, Martins JJ, et al. Monitorização hemodinâmica invasiva a beira do leito: avaliação e protocolo de cuidados de enfermagem. [Internet]. [set. 2008] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000300014&lng=pt&nrm=iso

10. Martins FTM, CEC. A percepção do paciente referente a ser portador de um cateter de longa permanência. [Internet]. [set. 2008] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000300016&lng=pt&nrm=iso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APÊNDICE

 

Check list de Enfermagem: Inserção de Cateter Venoso Central

 

Data: ____/_____/______.

 

O cateter foi inserido na UTI?        (          ) SIM  (          ) NÃO

Se não foi inserido no UTI, em que setor foi realizado o procedimento?

Especifique: _________________________

Tipo de Cateter:

(           ) PICC                       

(           ) CVC

Cateter Tunelizado? (             ) SIM (                        ) NÃO

Sítio de inserção (local onde o cateter foi inserido definitivamente):

Especifique: _________________________

O Cateter foi inserido em situação de urgência? (                       ) SIM (                        ) NÃO

O Cateter foi inserido na primeira tentativa?      (                       ) SIM (                        ) NÃO

Foi realizado a anti-sepsia com qual produto?

Clorexidina alcoólica             (           )

Clorexidina degermante         (          )

Álcool a 70%                         (           )

Povidine-iodo                         (          )

Outros (especificar) _________________

Foi utilizada a Barreira Máxima de Precaução:

Gorro                          (           ) SIM (                        ) NÃO

Óculos                        (           ) SIM (                        ) NÃO

Máscara                      (           ) SIM (                        ) NÃO

Luva estéril                 (           ) SIM (                        ) NÃO

Avental estéril                        (           ) SIM (                        ) NÃO

Campo estéril amplo   (           ) SIM (                        ) NÃO

 

Para inserir o cateter o profissional:

a. Realizou a anti-sepsia cirúrgica das mãos antes do procedimento?

(           ) SIM (                        ) NÃO

b. Houve quebra de técnica durante a inserção? (    ) SIM (                        ) NÃO

Se houve quebra de técnica, especifique: _______________________________

c. O assistente realizou a higiene  das mãos antes do procedimento?

(           ) SIM (                        ) NÃO

d. Foi necessário mais de uma punção para inserir o cateter? (        ) SIM (                        ) NÃO

e. Mudou o sítio de inserção? (          ) SIM (                        ) NÃO

 

Qual a função do profissional que inseriu o cateter?

(           ) Residente (   ) Cirurgião/ Anestesista (       ) Intensivista (            ) Enfermeiro    

 

Nome/Carimbo do Enfermeiro: _____________________________Data: ___/___/___.         

 





JSNCARE
Share |