Journal of Specialized Nursing Care

Implications of Nursing diagnosis, impaired spontaneous ventilation to the client of high complexity in intensive care

               

Implicações do Diagnóstico de enfermagem, ventilação espontânea prejudica para o cliente de alta complexidade em terapia intensiva

                 

Márcia Carneiro Florêncio. Enfermeira. Especialista em enfermagem do trabalho. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem Intensiva de alta complexidade – Universidade federal Fluminense (UFF). Email: enf.marciaflorencio@gmail.com.br

 

Profa. Dra. Isabel Cruz. Titular da UFF. Email: isabelcruz@uol.com.br

 

ABSTRACT: It constitutes the focus of this study to review the scientific literature to assess which nursing interventions get more effective at reducing mortality in highly complex patient with the diagnosis of impaired spontaneous ventilation. We decided to do a survey of literature review articles researched on scientific basis: Medline, LILACS, within a period between 2009 to 2012, totaling 10 Further information: 04 in Portuguese and 06 in English. Among the 10 articles, 28 interventions have been described but were selected 10 most effective interventions and addressed, but there is a limiting factor on specific interventions on mechanical ventilation, which in some studies are assigned to other professional or are not carried out for lack of knowledge. It is necessary more ICU studies where these interventions are carried out in ideal conditions both skilled professionals, as that is not assigned to another professional, to better evaluate the effectiveness of these interventionist measures stated in the proposed diagnosis.

Keywords:  Intensive care Unit, Respiration Artificial and Ventilation.

 

RESUMO: Constitui-se o foco de interesse deste estudo realizar uma revisão da literatura científica, para avaliar quais intervenções de enfermagem obtém maior eficácia para redução da mortalidade em paciente de alta complexidade com o diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada. Optou-se por fazer uma pesquisa com análise bibliográfica de artigos pesquisados em bases científicas: Medline e LILACS, compreendidos no período entre 2009 a 2012, sendo no total 10 artigos principais: 04 em português e 06 inglês. Dentre os 10 artigos, 28 intervenções foram descritas, mas foram selecionadas 10 intervenções mais eficazes e abordadas, porém existe um fator limitante relativo às intervenções específicas em ventilação mecânica, que em alguns estudos são designados a outro profissional ou não são realizados por falta de conhecimento. Faz – se necessário mais estudos em UTI onde essas intervenções sejam realizadas em condições ideias tanto de profissionais capacitados, quanto que não seja designado a outro profissional, para melhor avaliação da eficácia dessas medidas intervencionistas demonstradas no diagnóstico proposto.

Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva, Respiração artificial, e Ventilação.

 

Introdução

Os diagnósticos de enfermagem (DE) determinam as intervenções necessárias que serão adotadas para cada paciente, o que guia o enfermeiro na melhora da assistência proporcionada. Essas intervenções, por sua vez, referem-se a qualquer cuidado, realizado em benefício do paciente.1,2

 

Em uma unidade de terapia intensiva (UTI), grande parte dos pacientes necessita de suporte ventilatório invasivo, tendo o enfermeiro um papel fundamental em sua avaliação.1

 

Um dos diagnósticos mais frequentes nessas condições é o DE ventilação espontânea prejudicada, tema abordado nesse estudo, sendo definido como "reservas de energia diminuídas resultando em uma incapacidade do indivíduo de manter respiração adequada para sustentação da vida".12,13

 

São características definidoras desse diagnóstico: Dispneia, agitação aumentada, irritabilidade, uso de musculatura acessória para respirar, hipoxemia, SaO2 diminuída, cooperação diminuída, taquicardia, batimento de asa de nariz, apreensão, PCO2 aumentada, PO2 diminuída, taxa metabólica aumentada e volume corrente diminuído.12,13

 

As alterações desse diagnóstico geram alterações do fluxo de ar para os pulmões, na ventilação adequada, sendo este considerado um diagnóstico prioritário, visto que afeta diretamente uma função vital, necessitando de medidas intensivas e intervenções de enfermagem rápidas e resolutivas.5,7,8

 

Os pacientes com essas alterações de respiração e oxigenação exigem da equipe de enfermagem conhecimentos específicos para buscar soluções, determinando as intervenções de enfermagem mais eficazes, visando o alcance dos resultados desejáveis e minimizar os resultados indesejáveis.1,7,8

           

Justificativa

 

A escolha pelo tema foi devido a este diagnóstico de enfermagem nos remeter a um dos problemas mais frequentes dos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e um dos principais fatores de risco para óbito. Logo, este estudo visa a elaboração de um planejamento intervencionista eficaz para melhor condução dos casos.

 

Objetivo

 

Constitui-se o foco de interesse deste estudo realizar uma revisão da literatura científica, para avaliar quais intervenções de enfermagem obtém maior eficácia para redução da mortalidade em paciente de alta complexidade com o diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada.

 

Pergunta clínica:

Para o cliente de alta complexidade com o diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada, qual a intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para sua resolução?

 

Quadro 1- Estratégia PICO

ACRÔNIMO

DEFINIÇÃO

DESCRIÇÃO

 

P

 

Paciente ou diagnóstico de enfermagem

Paciente em ventilação espontânea prejudicada de alta complexidade

 

I

 

Prescrição

Aspiração das vias aéreas e Posicionamento do paciente (Elevação da cabeceira do leito 30º – 45º.).

 

C

 

Controle ou comparação

Não se aplica

 O

 Resultado

Saturação de oxigênio normal.

 

Metodologia

No presente estudo, optou-se por fazer uma pesquisa com análise bibliográfica de artigos pesquisados em bases científicas: Medline e LILACS, compreendidos no período entre 2009 a 2012, sendo no total 10 artigos principais: 04 em português e 06 inglês, e 02 referenciais de livros, objetivando colher o máximo de informação para esclarecimento e corroborar como novas bases de literaturas sólidas a respeito das intervenções de enfermagem mais eficazes em pacientes de alta complexidade com o diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada.

 

Os descritores utilizados foram: Unidade de terapia intensiva / Intensive care Unit, Respiração artificial / Respiration Artificial e Ventilação / Ventilation.

 

Os descritores foram cruzados aos pares, utilizando-se o operador booleano AND. Para localizar o maior número de artigos, realizou-se cruzamento do primeiro descritor com o segundo e do primeiro com o terceiro.

 

Algumas combinações utilizadas na busca foram: Intensive Care Unit AND Respiration Artificial; Intensive Care Unit AND Ventilation; Unidade de Terapia Intensiva AND Respiração Artificial; Unidade de Terapia Intensiva AND Ventilação.

 

A busca foi realizada por cada termo em separado com a  combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O). Onde (P) refere-se ao paciente internado em terapia intensiva, com diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada, (I) refere-se às intervenções de enfermagem mais abordadas no trabalho e eficazes na redução de complicações e mortalidades advindas do diagnóstico em questão, e (O) refere-se ao resultado esperado ventilação espontânea adequada.

 

Síntese das evidências científicas

Para classificação da força de evidência foi utilizado como referência a escala de Joanna Briggs.11 

Quadro 2 – Pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados LILACS e Medline, publicados entre os anos de 2009 a 2012, sendo 06 artigos em inglês e 04 em português que se aplicam à população alvo referenciada na pergunta clínica do estudo. O quadro exposto abaixo exibe os artigos que foram selecionados e analisados para este estudo.

Autor (es), Data & País

Objetivo da pesquisa

Força da evidência

Tipo do estudo & instrumentos

Principais achados

Conclusões do autor (es)

Santos Vanessa Fumaco da Rosa dos, Figueiredo Ana Elizabeth Prado Lima 2010, Brasil1.

Investigar as intervenções e atividades de enfermagem propostas pela literatura para o diagnóstico de enfermagem ventilação espontânea prejudicada.

Força de evidência I.

Revisão sistemática da literatura

Foram identificados 20 intervenções e atividades de enfermagem aplicadas ao paciente em ventilação mecânica. Entre esses cuidados, apenas oito equivaleram-se às intervenções prioritárias. para o DE ventilação espontânea prejudicada, de acordo com a NIC, foram selecionadas as intervenções: ventilação mecânica, controle de vias aéreas artificiais e monitorização respiratória.

Apesar da importância dos cuidados aplicados aos pacientes em ventilação mecânica, estes, não são considerados como específicos da enfermagem, e a maioria não está presente na literatura.

Sedwick MB, Lance-Smith M, Reeder SJ, Nardi J. 2012. EUA2.

Desenvolver um conjunto de práticas e cuidados para o enfermeiro de UTI para reduzir a taxa de PAVM. Os cuidados citados foram: higiene oral, elevação da cabeceira, aspiração das vias aéreas e lavar as mãos.

Força de evidência IV.

Estudo descritivo

A adesão às práticas incluídas no estudo aumentou. As taxas de PAVM diminuíram, assim como os gastos institucionais.

O cumprimento rigoroso e a responsabilidade para iniciar os protocolos, tão como o uso de uma ferramentas de feedback para a equipe, houve uma melhora para os pacientes e a maior colaboração da equipe interdisciplinar, gerando diminuição de custos para a instituição.

Rodrigues YCSJ, Studart RMB, Andrade IRC 2012, Brasil3.

 

Avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre ventilação mecânica nas UTIs de um hospital de referência em Fortaleza.

 

Força de evidência IV.

Estudo transversal, quantitativo.

 

A participação do enfermeiro é mínima na definição de parâmetros, extubação, desmame e aspiração.

 

Ao avaliar o conhecimento dos enfermeiros referente à ventilação mecânica nas unidades de terapia intensiva foi constatado que há distanciamento desse profissional em relação a esse suporte;

Lucena AF, Gutiérrez MGR, Echer IC, Barros ALBL 2010, Brasil4.

Descrever as intervenções de enfermagem mais utilizadas na prática clínica de uma UTI, com base nas prescrições de enfermagem, e analisar a sua similaridade com a NIC.

Força de evidência IV.

Estudo descritivo.

Identificaram-se 57 intervenções/NIC, frequentemente utilizadas na unidade, sendo 17 para o DE “ventilação espontânea prejudicada”.

As intervenções/NIC, utilizadas na prática clínica da UTI, refletem o nível de complexidade do cuidado de enfermagem, destinando- se, principalmente, à regulação do funcionamento físico e homeostático do organismo.

Ksouri H,  Balanant PY, Tadié JM, Heraud G, Abboud I, Lerolle N, Novara A,  Fagon JY,  and Faisy C, 2010, França5.

Avaliar a viabilidade da sistematização de conferências de morbidade e mortalidade em UTI para a melhoria daqualidade do cuidado e
segurança do paciente.

Força de evidência IV

Estudo observacional prospectivo.

Três recomendações foram formuladas: 1- reescrever um procedimento padronizado para o tratamento da sepse em pacientes neutropênicos; 2- padronizar a prescrição diária de configurações de ventilação mecânica; 3-  redefinir a função de cada enfermeira durante a gestão de paradas cardíacas e / ou respiratórias.

A sistematização de conferências de morbidade e mortalidade durante o trabalho é viável e útil, pois além do valor educativo para toda a equipe multidisciplinar, avalia a qualidade do cuidado, a segurança do paciente.

Rose L, Baldwin I, Crawford T, Parke R. 2010, Canada6.

Avaliar o uso do decúbito para pacientes em ventilação mecânica na UTI.

Força de evidência IV

Estudo observacional

Foram registradas por 371 pacientes do ventilador em 32 UTI’s. Maior elevação da cabeceira ocorreu durante a alimentação enteral e ao desmame. Redução da elevação do encosto foi associada com uso de drogas vasoativas, diminuição da pressão arterial, e falência de órgãos.

A elevação da cabeceira foi menor do que o recomendado e foi influenciado por práticas clínicas e estado do doente.

Sallum Ana Maria Calil, Santos Jair Lício Ferreira dos, Lima Fernão Dias de. 2012, Brazil7.

Identificar e analisar diagnósticos de enfermagem que constituem fatores de risco para óbito, em vítimas de trauma, nas primeiras 6 horas após o evento.

 

Força de evidência IV.

 

 

 

Estudo descritivo

Avaliaram-se 406 pacientes durante seis meses de coleta, segundo instrumento criado para essa finalidade. Do total, 44 (10,7%) evoluíram para óbito.

Análise multivariada apontou que o diagnóstico de enfermagem ventilação espontânea prejudicada como um dos principais fatores de risco para óbito fato que direciona as equipes de saúde para medidas intervencionistas, qualitativas e de planejamento de ações distintas frente à complexidade do trauma.

Scherzer R. 2010, EUA8.

Avaliar o impacto da aspiração da secreção subglótica sobre a prevalência de PAVM

Força de evidência I.

Revisão bibliográfica

Nos pacientes que receberam aspiração subglótica o percentual de PAVM foi menor ou houve início tardio de diagnóstico de PAVM.

A aspiração sub-glótica deve ser usada para reduzir a incidência de PAV e mais estudos devem ser feitos para apoiar esta conclusão.

Pedersen CM.Rosendahl-Nielsen M. Hjermind J. Egerod I. 2009 Reino Unido9.

Revisar a literatura disponível sobre a aspiração endotraqueal de pacientes intubados e fornecer recomendações baseadas em evidências

Força de evidência IV

Revisão bibliográfica

A aspiração traqueal deve ser feita a cada 8 horas quando necessário, o diâmetro da sonda deve ocluir menos da 1/2 do tubo, a duração deve ser menos que 15 segundos, a pressão deve ser a mínima, não se deve usar soro fisiológico nem hiperinsuflação e tanto sistema aberto quanto fechado são indicados.

A revisão da literatura demonstrou a necessidade de novas investigações, pois a documentação era limitada e faltavam fortes evidências, sugerindo maior número de ensaios controlados e estudos qualitativos.

Lyerla F, LeRouge C, Cooke DA, Turpin D, Wilson L. 2010, EUA10.

Melhorar o posicionamento dos pacientes que recebem ventilação mecânica.

Força de evidência I.

Revisão sistemática de literatura

A média de elevação da cabeceira da cama aumentou significativamente.  Elevações foram maiores nos pacientes com diagnóstico de afecções pulmonares.

Um sistema de apoio à decisão clínica de enfermagem integrada na folha de fluxo eletrônico de um paciente pode aumentar a adesão dos enfermeiros com as diretrizes. Diagnósticos pulmonares são preditores de elevação da cabeceira da cama.

* UTI - unidade de terapia intensiva; PAVM - pneumonia associada à ventilação mecânica; CIPE - classificação internacional para a prática de enfermagem; NIC - Nursing Interventions Classification; NANDA - North American Nursing Diagnoses Association; VNI – Ventilação não invasiva; DPOC - doença pulmonar obstrutiva crónica; Auto-Peep - Pressão expiratória final positiva. EOT – Entubação orotraqueal; DE – Diagnóstico de enfermagem;

 

Dentre os 10 artigos selecionados, quatro são revisões sistemáticas ou bibliográficas da literatura, três estudos descritivos, dois estudos observacionais e um estudo transversal. Nos dez estudos, 28 intervenções foram identificadas que poderiam ser aplicadas ao paciente de alta complexidade com diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada.

 

Entre as intervenções de enfermagem, indicou - se as seguintes: Controle de vias aéreas artificiais, monitorização respiratória, ventilação mecânica, posicionamento do paciente, controle de infecção, manutenção da saúde oral, controle ácido básico, controle das vias aéreas, precaução contra aspiração, aspiração de vias aéreas, desmame da ventilação mecânica, oxigenioterapia, proteção contra infecção, controle de líquidos, redução da ansiedade, técnica de acalmar, umidificação do gás inalado adequadamente; observação do circuito do ventilador retirada de água, manter e trocar a fixação do TOT/TQT, observação dos alarmes do ventilador, cuidados com sondas e drenos gastrointestinais, assistência ventilatória, verificar necessidade de fisioterapia respiratória, orientação antecipada, ensino: procedimento/tratamento, ensino: processo da doença, monitorização de sinais vitais, suporte a família.1,2,3,4,6,8,9,10

 

Ao analisar as intervenções avalia – se que, 06 atividades são aplicáveis exclusivamente a pacientes em ventilação mecânica: controle das vias aéreas artificiais, desmame da ventilação mecânica, ventilação mecânica e observação do circuito do ventilador retirada de água, manter e trocar a fixação do TOT/TQT e observação dos alarmes do ventilador. Sendo que as intervenções mais abordadas e com maior eficácia comprovada nos resultados dos estudos descritos foram: Aspiração das vias aéreas (13%), posicionamento do paciente (11%), controle de vias aéreas artificiais (7%), controle das vias aéreas (4%), oxigenioterapia (4%), controle de infecção (4%), monitorização respiratória (4%), ventilação mecânica (4%), manutenção da saúde oral (4%) e desmame da ventilação mecânica (4%), que comprovadamente demonstraram diminuição do risco de complicações como infecções e da mortalidade.1,2,3,4,6,8,9,10

Conclusão

A pesquisa contribui demonstrando as intervenções mais eficazes e abordadas no tratamento dos pacientes de alta complexidade com o diagnóstico de enfermagem ventilação espontânea prejudicada, porém lança uma reflexão acerca da atual assistência de enfermagem prestada a pacientes em uso de ventilador mecânico.

 

O fator limitante desse estudo é relativo às intervenções específicas ao paciente em ventilação mecânica, que em alguns estudos são designados a outro profissional ou não são realizados por falta de conhecimento. O planejamento dessas intervenções é responsabilidade do enfermeiro, contudo o fator determinante para sua realização é a falta de conhecimento técnico – prático.1,3,4

 

Assim se faz necessário mais estudos em UTI onde essas intervenções sejam realizadas em condições ideias tanto de profissionais capacitados, quanto que não seja designado a outro profissional, para melhor avaliação da eficácia dessas medidas intervencionistas evidenciadas no diagnóstico proposto.1,3,4

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

1.    Santos Vanessa Fumaco da Rosa dos, Figueiredo Ana Elizabeth Prado Lima. Intervenção e atividades propostas para o diagnóstico de enfermagem - ventilação espontânea prejudicada. Acta paulista de enfermagem. 2010 [acesso em 30 de março de 2014]; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000600017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt

 

2.    Sedwick MB, Lance-Smith M, Reeder SJ, Nardi J. Using Evidence-Based Practice to Prevent Ventilator-Associated Pneumonia. Am Journal Critical Care. 2012 [acesso em 02 de dezembro de 2014]. Disponível em: http://ccn.aacnjournals.org/content/32/4/41.long#sec-12

 

3.    Rodrigues YCSJ, Studart RMB, Andrade IRC, et al. Ventilação mecânica: evidências para o cuidado de enfermagem. Esc. Anna Nery revista de enfermagem. 2012 [acesso em 26 de setembro de 2014]; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452012000400021&script=sci_arttext

 

4.    Lucena AF, Gutiérrez MGR, Echer IC, Barros ALBL. Intervenções de enfermagem utilizadas na prática clínica de uma Unidade de Terapia Intensiva. Revista Latino Americana de Enfermagem. 2010 [acesso em 30 de março de 2014]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n5/pt_06.pdf

 

5.    Ksouri H, Balanant PY, Tadié JM, Heraud G, Abboud I, Lerolle N, Novara A, Fagon JY and Faisy C. Impact of Morbidity and Mortality Conferences on Analysis of Mortality and Critical Events in Intensive Care Practice. American Journal of Critical Care. 2010 [acesso em 02 de dezembro de 2014]; Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/19/2/135.full.pdf

 

6.    Rose L, Baldwin  I, Crawford T, Parke R. Semirecumbent Positioning in Ventilator-Dependent Patients: A Multicenter, Observational Study. Am J Crit Care. 2010 [acesso em 02 de dezembro de 2014. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/19/6/e100.long

 

7.    Sallum Ana Maria Calil, Santos Jair Lício Ferreira dos, Lima Fernão Dias de. Diagnósticos de enfermagem em vítimas fatais decorrentes de trauma no cenário da emergência. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2012 [acesso em 27 de setembro de 2014]; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 

8.    Scherzer R. Subglottic Secretion Aspiration in the Prevention of Ventilator-Associated Pneumonia: a review of the literature. Dimens Crit Care Nurs. 2010 [acesso em 06 de abril de 2014]; 29(6): 276-280. Disponível em: http://jdc.jefferson.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1011&context=tjuhpapers

 

9.    Pedersen CM. Rosendahl-Nielsen M. Hjermind J. Egerod I. Endotracheal suctioning of the adult intubated patient - What is the evidence? Intensive Crit Care Nurs. 2009; [acesso em 02 de dezembro de 2014]; Disponível em: http://www.intensivecriticalcarenursing.com/article/S0964-3397(08)00056-6/fulltext

 

10. Lyerla F, LeRouge C, Cooke DA, Turpin D, Wilson L.  A Nursing Clinical Decision Support System and Potential Predictors of Head-of-Bed Position for Patients Receiving Mechanical Ventilation. Am J Crit Care. 2010. [acesso em 06 de abril de 2014]; Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/19/1/39.full

 

11. Alvarez AG, Dal Sasso GTM. Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. Acta paulista de Enfermagem. 2011 [acesso em 04 de setembro de 2014]; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002011000500018&script=sci_arttext

 

12. NANDA INTERNACIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2012-2014 / North American Nursing Diagnosis Association; tradução Regina Machado Garcez - Porto Alegre: Artmed 2012. ISBN 978-85-363-1124-1.

 

13. DOENGES, Marilynn E. Diagnóstico e intervenção em enfermagem. 12. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2011. 560 p. ISBN 8573074558.

 





JSNCARE
Share |