Journal of Specialized Nursing Care

Os trabalhos científicos de enfermagem enquanto recurso didático-pedagógico

Isabel Cruz, RN, PhD.

A pesquisa deve ser entendida como um recurso para a atividade cotidiana d@ enfermeir@ no cuidado d@ cliente. Desde a oficialização do Trabalho de Final de Curso (TFC) no currículo de graduação e de especialização, entendo que aumentou a exigência do consumo de pesquisa em todos os períodos da graduação e de especialização de modo que o trabalho de final de curso seja a culminância de um processo e não o primeiro contato do aluno com os textos científicos de enfermagem.

Com base na minha experiência com a orientação de TFC, tenho algumas sugestões a oferecer no sentido de tornar o consumo e a produção de textos científicos uma atividade regular. Apresento aqui algumas delas, outras podem e devem ser incorporadas a esta lista:

* A bibliografia selecionada para a disciplina deve conter artigos recentes de periódicos de enfermagem, dissertações e teses.

* Exija que nos trabalhos escolares sejam consultados artigos recentes de periódicos de enfermagem, dissertações e teses

* Exija que os fichamentos didáticos e as referências bibliográficas sejam sempre segundo as normas da ABNTou um referencial utilizado para revisões sistemáticas da literatura, preferencialmente.

* Estimule a leitura e a análise crítica dos artigos e teses

* Estimule a inscrição dos trabalhos escolares em eventos científicos e o envio para a publicação em periódicos

* Padronize o formato dos trabalhos acadêmicos conforme as normas dos eventos científicos e dos periódicos de enfermagem. Isto ajuda a dar um “caráter”científico ao mais simples trabalho e pode diminuir a preguiça em divulgá-lo pois não é necessário fazer adaptações de forma.

Com estas estratégias teremos o conhecimento de enfermagem como um recurso do processo ensino-aprendizagem. Sucesso para nós!

Publicado originalmente no Boletim NEPAE-NESEN, junho 1999.





JSNCARE
Share |