2906.html

REVIEW ARTICLES

Patient nursing assistance with gas exchange diagnosis


Assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de troca de gases prejudicada


Amanda Parente de Almeida1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

Objective: This article aims to: identify the scientific production on the diagnosis for impaired gas exchange. Method: A bibliographic research was carried out through a systematized review of the computerized literature, carried out in the period from March to December, in the databases: CAPES, DEDALUS, LILACS, PUBMED. In the analysis of the material, it was possible to create three categories: Impaired Gas Exchange, Ineffective Respiratory Pattern, gas exchange. Result: The diagnosis of impaired gas exchange is related to respiratory and cardiac cases, and it was possible to observe during the research that could be found as a nursing diagnosis in surgical cases and in patients hospitalized in ICU units for long stay. Conclusion: The diagnosis of "impaired gas exchange" is easily correlated with many pathologies that patients may present as cardiac, pulmonary and postoperative surgical situations, and there is still a need for new studies aimed at nursing care for The diagnosis of impaired gas exchange.

Keywords: Impaired gas exchange; Ineffective respiratory pattern, gas exchange.


RESUMO

Objetivo: Este artigo tem como objetivo: identificar a produção científica sobre o diagnóstico para troca gasosa prejudicada. Método: Uma pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de revisão sistematizada da literatura computadorizada, realizada no período de março a dezembro, nas bases de dados: CAPES, DEDALUS, LILACS, PUBMED. Na análise do material, foi possível criar três categorias: Troca de Gases Prejudicada, Padrão Respiratório Ineficaz, Troca Gasosa. Resultados: O diagnóstico de troca de gases prejudicada está relacionado aos casos respiratório e cardíacos, sendo que foi possível observar durante a pesquisa que poderia ser encontrado como diagnóstico de enfermagem em casos cirúrgicos e em pacientes hospitalizados em unidades de UTI por longa permanência. Conclusão: O diagnóstico de “troca de gases prejudicada” é de fácil correlação com muitas patologias que os pacientes podem apresentar como questões cardíacas, pulmonares e em situações de pós operatória cirúrgica, sendo que ainda há a necessidades de novos estudos voltados para os cuidados de enfermagem para o diagnóstico de troca de gases prejudicada.

Palavras-chave: Troca de gases prejudicada; padrão respiratório ineficaz, troca gasosa.


INTRODUÇÃO

Este estudo constitui trabalho de conclusão de curso e apresenta a temática sobre a assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de troca de gases prejudicada para obter informações sobre como é feito esse diagnóstico e a prevenção de efeitos adversos e segurança do paciente.

O diagnóstico troca de gases prejudicada refere-se à alteração na oxigenação ou eliminação do dióxido de carbono através da membrana alvéolo-capilar. Este diagnóstico guarda forte relação com o bom funcionamento cardíaco e respiratório. O paciente que está com este quadro requer cuidados imediatos de enfermagem, e como metodologia de trabalho o enfermeiro tem o processo de enfermagem que o possibilita a coletar os dados de saúde do cliente, analisar os referidos para determinar os diagnósticos de enfermagem, desenvolver um plano de cuidados onde prescreve intervenções para a obtenção dos resultados esperados, implementa as intervenções indicadas no plano de cuidados e avalia o progresso do cliente na obtenção de resultados.(1)

O diagnóstico de troca de gases prejudicada está relacionado diretamente com as doenças cardíacas como síndrome Coronariana Aguda, Infarto Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca Congestiva. Todos esses diagnósticos ocasionam dano no bombeamento cardíaco que consequentemente irá comprometer a circulação pulmonar fazendo com que o paciente apresente dispneia, cianose periférica, agitação, irritabilidade, profundidade da respiração, dilatação nasal, confusão mental e sonolência.

O processo de enfermagem contribui para a promoção, manutenção ou restauração da saúde, e para o registro da assistência prestada, servindo como um parâmetro para avaliar a qualidade da mesma. O diagnóstico de enfermagem e as taxonomias configuram-se como instrumentos de trabalho fundamentais, uma vez que proporcionam a relação entre conhecimento e cuidado.(2)

As alterações decorrentes da troca de gases prejudicada provocam mudanças no funcionamento de todo sistema do organismo, em especial na integridade do fluxo de ar para os pulmões, na garantia de oxigenação e na ventilação adequada. O enfermeiro deve estar atento para detectar precocemente as manifestações clínicas e, assim, prevenir o agravamento da situação e, também, as possíveis sequelas no sistema nervoso.(3)

As principais metas no tratamento de qualquer emergência são determinadas pela ameaça a vida da pessoa. São prioritárias as enfermidades ou traumas que interferem com a função fisiológica vital como a obstrução das vias aéreas e a hemorragia. A apresentação clínica e as manifestações de alterações das necessidades de respiração e oxigenação estão em função do evento pulmonar ou não pulmonar que causou o problema real ou potencial para o cliente na situação de emergência. (3)

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que foi realizada por meio de revisão sistematizada da literatura computadorizada sobre o tema exposto.

Foi realizada uma busca de artigos pela internet entre março a dezembro de 2016, nas bases de dados: CAPES, DEDALUS, LILACS, PUBMED. Na análise do material, foi possível criar três categorias: Troca de Gases Prejudicada, Padrão Respiratório Ineficaz, Troca Gasosa. Foi utilizado como critério artigos em português e/ou traduzidos para português, testos completos gratuitos disponíveis nas bases de dados, sendo utilizado um recorte temporal entre 2010 a 2016.

Foi usado como descritores: troca de gases prejudicada, padrão respiratório ineficaz, troca gasosa.

A qualidade dos estudos selecionados foi analisada e classificada segundo os níveis de evidências do Centro de Oxford para a Medicina baseada em evidências.

RESULTADOS

Fluxograma de identificação e seleção dos artigos

Fluxograma

Fluxograma

No presente estudo foram selecionados 10 artigos com relação ao tema de pesquisa. Na tabela abaixo estão descritos os artigos selecionados, foi utilizada a força de evidencia no modelo da Oxford – BEM – Medicina Baseada em Evidencias.

Tabela

DISCUSSÃO

O diagnóstico de troca de gases prejudicada está relacionado aos casos respiratório e cardíacos, sendo que foi possível observar durante a pesquisa que poderia ser encontrado como diagnóstico de enfermagem em casos cirúrgicos e em pacientes hospitalizados em unidades de UTI por longa permanência.

Na admissão de pacientes nas instituição de saúde, serviços de emergência, é comum ser utilizado o protocolo de Manchester com o objetivo de classificar de forma a prestar atendimento direcionado e prioritário. O protocolo visa a gravidade e não o horário de chegada e é o enfermeiro que é designado para avaliar e classificar a gravidade dos pacientes admitidos no serviço de emergência. A insuficiência respiratória e troca de gases prejudicada foram vistos apenas em pacientes classificados como nível de prioridade I; os fatores relacionados foram identificados como dor (77,8%) e hiperventilação (100%). Características definidoras que confirmaram esta conclusão diagnóstica foram taquipnéia (100,0%), dispneia (66,7%) e uso de musculatura acessória para respirar (22,2%). (10)

Apresentação clínica e manifestação de mudanças nas necessidades respiratórios e de oxigenação estão relacionadas a eventos pulmonares ou não que causou um problema real ou potencial. Esta é uma condição que ameaça uma das funções vitais do corpo humano. Esse fato justifica a identificação da insuficiência respiratória NDS e troca de gases prejudicada apenas entre os pacientes classificados como nível de prioridade I. (10)

A escolha de intervenções da NIC de forma correta poderá proporcionar uma melhora significativa no quadro do cliente, sendo que, para que essa ação ocorra, o processo de diagnóstico de enfermagem deve ocorre de forma sucinta.

Um estudo(13) revelou que, entre as 67 atividades consideradas prioritárias para o diagnóstico referido, apenas sete foram realizadas por todos os participantes; as outras atividades, com uma frequência variada, não foram realizados, com a principal razão citada é que um profissional de uma área diferente completa a atividade. Entende-se que o fato de que a equipe de enfermagem não executa essas atividades e podem causar falta de cobertura completa em cuidados de enfermagem(13)

Constituem características definidoras desse diagnóstico: dispneia ao esforço, tendência a assumir posição de três pontos; respiração com lábios apertados e com fase expiratória prolongada; confusão/agitação; letargia/fadiga; resistência vascular dos pulmões aumentada; motilidade gástrica diminuída; taxas dos gases arteriais alteradas; cianose. (3)

Um estudo (4) apresentou falhas na realização do diagnóstico de enfermagem “troca de gases prejudicada”. A identificação do diagnóstico de enfermagem “troca de gases prejudicada na assistência aos pacientes com angina” é visualizada rotineiramente, porém faz-se necessário um aprofundamento desta temática... O diagnóstico “troca de gases prejudicada” foi ausente em nossa amostra; entretanto, as variáveis profundidade da respiração, pressão arterial sistólica, sonolência e sódio sérico estiveram comprometidas, o que indica risco de agravamento. Visualizamos alguma relação entre os resultados obtidos e características do estilo de vida dos pacientes avaliados, o que reforça a importância de medidas preventivas para obtenção de um melhor prognóstico na assistência aos pacientes com angina. Observamos que o diagnóstico “troca de gases prejudicada” possui uma forte relação com o bom funcionamento cardiorrespiratório, podendo, portanto, vir a ser desenvolvido por pacientes que apresentam angina instável. (4)

Notamos que em grande parte das afecções cardíacas, ocorre um prejuízo no bombeamento cardíaco comprometendo a circulação pulmonar e consequentemente, a troca gasosa. Este comprometimento pode limitar-se a uma discreta redução do aporte de oxigênio às regiões periféricas do organismo ou levar a um comprometimento sistêmico mais intenso. (4)

Entretanto, o conhecimento sobre este diagnóstico em pacientes com alterações cardíacas ainda é insuficiente, principalmente na área da enfermagem. Grande parte dos estudos sobre diagnósticos de enfermagem sequer o identifica, apesar de a história natural da doença de base e o seu conhecimento fisiopatológico indicarem sua possível existência. (4)

Indivíduos com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD) apresentam baixa aptidão cardiorrespiratória e da capacidade funcional. As alterações metabólicas, em função da doença, pode resultar numa variedade de condições fisiopatológicas que favorecem o desenvolvimento de fraqueza muscular respiratório. No entanto, muito pouco se sabe sobre o desempenho dos músculos respiratórios e da influência da HD neles.(5)

Já se sabe que em pacientes que ficam restritos ao leito há grande probabilidade de que ocorra alterações na circulação sanguínea e problemas respiratórios devido a mobilidade que se encontra limitada. Há evidencias de que a terapia respiratória é benéfico e eficaz quando aplicada a doentes acamados com mecânica respiratória alterações desencadeadas por procedimentos cirúrgicos. (6)

O diagnóstico troca de gases prejudicada se encontra também presente no atendimento prestado a crianças. As infecções respiratórias agudas são comuns em crianças, o que proporciona um retorno frequente ás unidades de atendimento médico. Um estudo (7) esteve presente em 42,6% das crianças, na primeira avaliação. Hipoxemia foi a característica que apresentou as melhores medidas de acurácia. Respiração anormal apresentou elevado valor de sensibilidade e agitação, cianose e cor da pele anormal evidenciaram alta especificidade. Todas estas características apresentaram valor preditivo negativo acima de 70%, e cianose também se destacou pelo elevado valor preditivo positivo. (7)

Crianças com cardiopatias congênitas também apresentam o diagnóstico de troca de gases prejudicado. Nos 82 registros analisados, os diagnósticos de enfermagem mais frequentes foram risco de infecção (81,7%), Troca de gases prejudicada (46,3%) e intolerância à atividade (36,6%). O termo “cianótico” e “hipocorado” tiveram relação estatisticamente significativa com o diagnóstico Troca de gases prejudicada. (9)

Já em idosos, um estudo(8) apresentou que cerca de 48% , da amostra da pesquisa realizada, apresentou troca de gases prejudicada e 42% apresentou padrão respiratório ineficaz, um valor de forma bem significativa. O mesmo estudo (8) como proposta de prescrição de enfermagem...

“Avaliar e registrar as condições respiratórias de 4/4h, detectando sinais precoces de disfunção, auscultar sons respiratórios investigando ruídos adventícios; avaliar níveis de gasometria arterial, monitorando oxigenação e estado ventilatório; auxiliar o idoso a adotar uma posição confortável que permita a expansão torácica; se prescrito, realizar exercícios respiratórios – percussão, vibração, drenagem postural -, ajudando na mobilização e na eliminação de secreções.. / Solicitar ao idoso para vira-se, tossir e respirar profundamente a cada 4h, evitando atelectasia ou acúmulo de líquidos nos pulmões e aumentar a concentração de oxigênio no sangue; movimentar o idoso lentamente evitando a hipotensão postural; auscultar os pulmões a cada 4h, notificando anormalidades monitorar sinais vitais, ritmo cardíaco e níveis de gasometria arterial e de hemoglobinas. Alterações de qualquer um ou de todos esses parâmetros podem indicar o início de alterações graves. (8)

Como parte das atividades prioritárias da NIC, considera-se que o não cumprimento de certas atividades dos enfermeiros pode resultar em lacunas importantes na capacidade de resolução de problemas dos cuidados de enfermagem, bem como o não cumprimento por outros membros da equipe de enfermagem, uma vez que é a enfermeira que prescreve o que importa para as necessidades individuais. (13) Nesse quadro, a atualização e a competência do enfermeiro tronam-se obrigatórias, quando a finalidade é garantir o aprimoramento do cuidado de enfermagem. Um doa caminhos para conhecer as necessidades desses pacientes é identificar os diagnósticos de enfermagem prevalentes nessa clientela, dessa forma, poderão ser promovidas as melhores intervenções de enfermagem para os resultados esperados. (12)

Assim, é muito importante que se realize uma avaliação criteriosa da função respiratória e um bom julgamento clínico sobre as manifestações apresentadas. Estas condutas possibilitam a elaboração de diagnósticos de enfermagem respiratórios mais acurados e melhoram o planejamento das ações de enfermagem. No entanto, o enfermeiro pode ter dificuldades para inferir diagnósticos de enfermagem respiratórios, diante de características definidoras comuns em diagnósticos diferentes. (11)

Este estudo enfatiza a importância da identificação dos diagnósticos de enfermagem mais prevalentes em determinadas populações para então poder instituir, com qualidade, todas as etapas do processo. Não podemos falar em resultados e intervenções de enfermagem, sem mencionar o desenvolvimento do raciocínio clínico e de habilidades para a realização de diagnóstico de enfermagem mais acurados. (14)

Há a necessidade de realizar novos estudos para o diagnóstico de enfermagem troca de gases prejudicado, visto que não é limitado e pode ser aplicado em outras situações clinicas.

CONCLUSÕES

Diante do exposto, conclui-se que a prática baseada em evidência permite ao enfermeiro prestar um atendimento eficiente, rápido e direcionado. O diagnóstico troca de gases prejudicada pode ter correlação com diversas patologias clínicas, causando uma priora significativa para o cliente, o que acarreta em uma necessidade de cuidados mais intensivos e direcionados e uma permanência maior do paciente no nosocômio.

Há a necessidade de realização de novos estudos para o diagnóstico e intervenções de enfermagem frente as situações em que o paciente possa estar apresentando o diagnóstico de enfermagem Troca de Gases Prejudicada. Visto que uma das formas para a realização do diagnóstico não é realizada pela equipe de enfermagem e sim por outra equipe profissional de saúde.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1-Rolim ILTP; Muniz FMJM; Linard AG; Chaves ES; Aguiar MIF; O cuidado do paciente com troca de gases prejudicada utilizando as taxonomias de enfermagem – 61º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM 07 a 10 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/anais_61cben/files/01483.pdf

2 – Pascoal LM; Sousa VEC; Montoril MH; Rocha DH; Lopes MVO; Sampaio FAA; Monteiro FPM. Indicadores de troca de gases prejudicada em pacientes com doenças cardiovasculares segundo a noc. Rev. Rene. Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 96-102, out./dez.2009. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/rene/article/view/4860/3581

3- Dalri MCB; Rossi LA; Cyrillo RMZ; Canini SRMS; Carvalho EC. Validação do diagnóstico troca de gases prejudicada em adultos no atendimento de emergência. Cienc. enferm. [Internet]. 2008 Jun [citado 2016 Dic 09] ; 14( 1 ): 63-72. Disponible en: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-95532008000100008&lng=es. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95532008000100008.

4- Rocha DH; Sousa VEC; Pascoal LM; Montoril MH; Monteiro FPM; Lopes MVO. Troca de gases prejudicada em pacientes com angina instável. Esc. Anna Nery [Internet]. 2009 Sep [cited 2016 Dec 09] ; 13( 3 ): 471-476. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000300003&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000300003.

5- Posser SR; Cecagno-Zanini SC; Piovesan F; Leguisamo CP. Functional capacity, pulmonary and respiratory muscle strength in individuals undergoing hemodialysis. Fisioter. mov. [Internet]. 2016 June [cited 2016 Dec 09] ; 29( 2 ): 343-350. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502016000200343&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0103-5150.029.002.AO13.

6- Fernandes SCS; Santos RS; Giovanetti EA; Taniguchi C; Silva CSM; Eid RAC et al . Impact of respiratory therapy in vital capacity and functionality of patients undergoing abdominal surgery. Einstein (São Paulo) [Internet]. 2016 June [cited 2016 Dec 09] ; 14( 2 ): 202-207. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082016000200014&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082016AO3398.

7- Pascoal LM; Lopes MVO; Chaves DBR; Beltrão BA; Silva VM; Monteiro FPM. Impaired gas exchange: accuracy of defining characteristics in children with acute respiratory infection. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 June [cited 2016 Dec 09] ; 23( 3 ): 491-499. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300491&lng=en. Epub July 03, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0269.2581.

8- Lira LN; Santos SSC; Vidal DAS; Gautério DP; Tomaschewski-Barlem JG; Piexak DR. Diagnósticos e prescrições de enfermagem para idosos em situação hospitalar. av.enferm. [Internet]. 2015 May [cited 2016 Dec 09] ; 33( 2 ): 251-260. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002015000200007&lng=en. http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v33n2.30762.

09 – Silva VG; Pereira JMV; Figueiredo LS; Guimarães TCF; Cavalcanti ACD. Diagnósticos de Enfermagem em crianças com cardiopatias congênitas: mapeamento cruzado. Acta paul. enferm. [Internet]. 2015 Dec [cited 2016 Dec 09] ; 28( 6 ): 524-530. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600524&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500088.

10 - Souza CC; Mata LRF; Carvalho EC; Chianca TCM. Nursing diagnoses in patients classified as priority level I and II according to the Manchester protocol. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2013 Dec [cited 2016 Dec 09] ; 47( 6 ): 1318-1324. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000601318&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000600010.

11 - Andrade LZC; Chaves DBR; Silva VM; Beltrão BA; Lopes MVO. Diagnósticos de enfermagem respiratórios para crianças com infecção respiratória aguda. Acta paul. enferm. [Internet]. 2012 [cited 2016 09 de dezembro]; 25 (5): 713-720. Disponível a partir de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000500011&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000500011.

12 - Dutra CSK, Silveira LM, Santos AO, Pereira R, Stabile AM. Diagnósticos de enfermagem prevalentes no paciente internado com sepse no centro de terapia intensiva. Cogitare enferm. [periódico na Internet]. 2014 Dez [citado 2016 Dez 10] ; 19( 4 ): 747-754. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-85362014000400014&lng=pt.

13 - Cavalcante AMRZ, Nakatani AYK, Bachion MM, Garcia TR, Nunes DP, Nunes PS. The analysis of activities not performed by the nursing team regarding the diagnosis of ineffective breathing pattern in the elderly. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2012 June [cited 2016 Dec 09] ; 46( 3 ): 604-611. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000300011&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300011.

14 - Paganin A, Menegat P, Klafke T, Lazzarotto A, Fachinelli TS, Chaves IC et al . Implantação do diagnóstico de enfermagem em unidade de terapia intensiva: uma análise periódica. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [Internet]. 2010 June [cited 2016 Dec 09] ; 31( 2 ): 307-313. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472010000200015&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000200015.





JSNCARE
Share |