3166pt.html

REVIEW ARTICLES

Nursing evidence-based inteprofissional practice guidelines for the role of the nurse in the diagnosis of impaired mouth mucosa for the treatment composition in ICU – systematic literature review


Prática interprofissional de enfermagem baseada em evidência sobre o papel do enfermeiro no diagnóstico de enfermagem mucosa da boca prejudicada para a composição no tratamento em UTI – revisão sistematizada da literatura


Karina Cristina Moreira da Silva Rocha1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense


ABSTRACT

The nurse should be aware that high complexity patient care should be planned and it is imperative to obey the nursing process (PE), which should be based on theoretical support, which guides data collection, establishment diagnosis, planning of interventions and evaluation of the results achieved. Objective: to review evidence-based inter professional guidelines that will help the intensive care nurse in the identification and treatment of nursing care related to the diagnosis of mucosal nursing of the impaired mouth, in the context of the inter professional team. Methodology: This is an integrative review of the literature through the search of online database, manuals and books in the period 2011 to 2017. Result: it was possible to note the lack of nursing interventions aimed at the oncologic patient with this nursing diagnosis mouth mucosa impaired. Conclusion: Thus, nurses need to understand the integrality of care with implementation and supervision. Always considering as a priority information, explanation to the patient, making it the focus of the health education process, facilitating the adherence and success of nursing interventions, to achieve results

Descriptors: Nursing, mouth cancer, oral mucosa.


RESUMO

O enfermeiro deve atentar-se que o cuidado ao paciente de alta complexidade deve ser planejado, sendo imprescindível que se obedeça ao processo de enfermagem (PE), o qual deve basear-se em suporte teórico, que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos, planejamento de intervenções e avaliação dos resultados alcançados. Objetivo: revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão ao enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao Diagnóstico de enfermagem mucosa da boca prejudicada, no contexto da equipe interprofissional. Metodologia: Trata-se de uma revisão Integrativa da literatura através da busca em base de dados online, manuais e livros no período de 2011 a 2017. Resultado: foi possível notar a carência de intervenções de enfermagem voltadas ao paciente oncológico com este diagnóstico de enfermagem mucosa da boca prejudicada. Conclusão: Logo, transcorre ao enfermeiro a necessidade de perceber a integralidade do cuidado com a implementação e a supervisão. Sempre considerando como prioridade a informação, explicação ao paciente, tornando-o foco do processo de educação em saúde, facilitando a adesão e o sucesso das intervenções de enfermagem, para o alcance de resultados.

Descritores: Enfermagem, câncer de boca, mucosa oral.


INTRODUÇÃO

As atividades do enfermeiro têm se diversificado e ampliado, tornando-se um processo complexo, sendo compreendido pelo cuidar, educar e gerenciar. Entretanto, tem-se observado que, na prática, alguns enfermeiros possuem uma visão limitada e limitante do cuidado, vendo-o, muitas vezes, de uma maneira compartimentada. Acredita-se que o cuidar, associado ao educar, possibilita conversão e diversificação dos conhecimentos, onde estes possam ser construídos, desconstruídos e adaptados às necessidades individuais e coletivas(1).

O enfermeiro deve atentar-se que o cuidado ao paciente oncológico deve ser planejado, sendo imprescindível que se obedeça ao processo de enfermagem (PE), o qual deve basear-se em suporte teórico, que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos, planejamento de intervenções e avaliação dos resultados alcançados(2). Na terceira geração do PE, as três classificações necessariamente são utilizadas: Diagnósticos, Resultados e Intervenções(3).

A mucosite é uma reação tóxica inflamatória que afeta a mucosa do trato gastrointestinal, sendo uma sequela dos tratamentos de radioterapia e/ou quimioterapia e em pacientes submetidos a esses tratamentos, resultando em dor intensa e prejuízo na alimentação e comunicação verbal(4). A ocorrência da mucosite oral varia de 40% a 76% em pacientes submetidos à quimioterapia, podendo atingir 90% dos pacientes em tratamento de radioterapia na cabeça e no pescoço. Estes valores sofrem incremento quando há associação entre os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos(5).

A escassez de informação sobre a prática interprofissional com base em evidências científicas e suas diretrizes para o diagnóstico e prescrição de enfermagem para o paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos, faz-se necessário o estudo em questão para deste modo demonstrar como tal profissional pode estar envolvido com o cuidado de pacientes.

Para isso, no presente estudo será abordada a questão do diagnóstico da enfermagem em pacientes portadores de mucosa da boca prejudica. O diagnóstico de enfermagem é a avaliação clínica por parte do enfermeiro a partir das respostas do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde reais ou potenciais ou aos processos vitais. Através dele é que são definidas as condutas a serem tomadas para alcançar resultados satisfatórios no processo de saúde e doença(6).

OBJETIVO

Revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão ao enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao Diagnóstico de enfermagem mucosa da boca prejudicada, no contexto da equipe interprofissional. Para isto, faz-se uso de uma pergunta chave para abordar tal discussão.

Como otimizar o cuidado interprofissional do paciente de alta complexidade com o diagnóstico de mucosa da boca prejudicada para a composição do tratamento, por meio da prática de enfermagem baseada em evidência ? Ver tabela 1.

Tabela 1: Questões prática

Tabela 1

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão Integrativa da Literatura através da busca em base de dados online, manuais e livros no período de 2011 a 2017. O levantamento de dados no Portal BVS foi pesquisado nas bases de dados da LILACS e MEDLINE. Desta pesquisa foram selecionados 10 artigos, a partir dos seguintes critérios: texto completo disponível, idiomas: português e dentro do tema abordado. Utilizando os termos de busca controlados: enfermagem, câncer de boca, mucosa oral. Combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) paciente de alta complexidade com diagnóstico mucosa da boca AND (I) higiene oral adequada AND (C) AND (O) risco de lesão de mucosa .

Tabela 2- Busca Bibliográfica de acordo com os descritores sobre o assunto, Brasil, 2018.

Tabela 2

DISCUSSÃO

Reuniram-se neste estudo os cuidados de enfermagem aos pacientes com mucosa da boca prejudicada. Poucos foram os achados referentes ao assunto.

Uma vez que, a maioria dos artigos aqui estudados trata-se muito de referencial teórico, com poucos estudos voltados para a prática do diagnóstico e intervenção da enfermagem nestas patologias.

Isto pode ser corroborado com os estudos de Porto(7) e Barillari(8).; Goulart & Gomes(8), Leite et al.(9), onde todos abordam sobre o assunto através da revisão de literatura. Todos os artigos abordam que o câncer está diretamente relacionado ao aparecimento de patologias envolvendo a mucosa da boca. Estudos relatam que devido ao processo fisiopatológico as principais formas de tratamento do câncer são cirurgia, radioterapia e quimioterapia (QT) antineoplásica. Estas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto a depender do tipo do tumor, objetivo do tratamento e condições da doença10. Todavia, estes procedimentos principalmente a quimioterapia é um processo não específico, sendo assim, células normas podem sofrer com os efeitos tóxicos destes(7). Segundo Paiva et al.,(11) é comum em pacientes oncológicos submetidos à QT o desenvolvimento de complicações orais agudas ou tardias relacionadas ao tratamento.

Em outros estudos foi possível constatar o papel do enfermeiro diante de algumas alterações decorrentes de tratamentos oncológicos. Relataram deste modo, algumas alterações orais comuns em pacientes em uso de quimioterápicos: mucosite, infecção, sangramento e distúrbios do paladar(12). Face a esses efeitos adversos, é papel do enfermeiro na identificação e avaliação precoce de lesões orais decorrentes da QT, bem como a prevenção das infecções oportunistas, além dos cuidados de higiene oral e manutenção da integridade da mucosa oral dos pacientes sob sua assistência(13). Assim, o conhecimento do enfermeiro acerca dos aspectos fisiopatológicos, fatores de risco e manifestações clinicas destes efeitos adversos é fundamental e contribui para um planejamento de qualidade da assistência de enfermagem ao paciente nos quais foram identificados problemas na cavidade oral e para o qual o diagnóstico de enfermagem de mucosa oral prejudicada é estabelecido(7).

Outro tratamento abordado nos artigos é a radioterapia, Constitui-se como um tratamento localizado, que usa radiação ionizante produzida por aparelhos ou emitida por radioisótopos naturais. É, na sua grande maioria, feita em regime ambulatorial(14). Apesar de ser um tratamento eficaz, traz algumas manifestações clínicas agudas e crônicas, conhecidas como efeitos adversos. Entre eles, os principais são: as reações de pele (radiodermite, eritema), náuseas, mucosite, xerostomia, fadiga, anorexia, diarreia e disfagia(15).

A radioterapia é de fundamental importância à prevenção e controle desses efeitos, uma vez que eles podem limitar o tratamento, levar à necessidade de sua interrupção temporária ou definitiva, diminuir a motivação do paciente em prosseguir com o planejamento terapêutico e, dessa forma, comprometer o controle local do tumor e as taxas de sobrevida(16). Como suporte ao paciente a equipe de enfermagem deve agir a fim de minimizar esses efeitos e servir de elo, atuando na realização de cuidados específicos e na educação de pacientes e familiares. A consulta de enfermagem no setor de radioterapia merece especial enfoque, pois é a atividade mais específica exercida pelo enfermeiro, no setor. O paciente busca a consulta de enfermagem como meio de obter informações para a prática do autocuidado e enfrentar o tratamento, assim, a consulta personaliza o cuidado de enfermagem no setor de radioterapia(17).

Alguns artigos abordam o laser terapêutico no tratamento da mucosite oral. Segundo o autor o laser terapêutico é atualmente considerado como uma das terapias promissoras para a prevenção e o tratamento da mucosite oral, reduzindo sua gravidade e duração18. Muitos artigos abordam a importância deste tratamento na prevenção o alivio da dor, redução da gravidade e da duração das lesões de mucosite. No entanto, outros trabalhos abordam que ainda há algumas limitações, devido ao pequeno número de amostra nos estudos e ainda custo alto para esta terapêutica19.

CONCLUSÃO

O presente estudo teve como objetivo revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão ao enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao Diagnóstico de enfermagem mucosa da boca prejudicada, no contexto da equipe interprofissional.

É notório que os tratamentos oncológicos devido a inespecificidade dos mesmos, proporcionam o aparecimento de lesões orais em tais pacientes. Estas patologias influenciam muito no tratamento do câncer, assim é de suma importância à intervenção da equipe de enfermagem.

Foi possível notar a carência de intervenções de enfermagem voltadas ao paciente oncológico com mucosite oral. Para isto, ao enfermeiro cabe a implantação e a supervisão dos cuidados orais, sempre considerando como prioridade a informação à equipe de enfermagem, tornando-o foco do processo de educação em saúde, facilitando a adesão e o sucesso das intervenções de enfermagem.


REFERÊNCIAS

  1. RIGON, Angelita Gastaldo, NEVES, Eliane Tastch. Educação em saúde e a atuação de enfermagem no contexto de unidades de internação hospitalar: o que tem sido ou há para ser dito? - enferm. [Internet]. 2011 Dec [cited 2018 Nov 23] ; 20( 4 ): 812-817. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072011000400022&lng=enhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000400022.
  2. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução 358 de 15 de outubro de 2009 (BR). Dispõe sobre sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorra o cuidado profissional de enfermagem. 15 out 2009. Disponível em: http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html. Acessado em:20/10/2018.
  3. BARROS, A. L. B. L. Classificações de diagnóstico e intervenção de enfermagem: NANDA-NIC. Acta Paul Enferm. 2009; 22(Especial-70 anos): 864-7.
  4. SANTOS, R. C. S. DIAS, R. S. GIORDANI, A. J. SEGRETO, R. A. SEGRETO, H. R. C. Mucosite em pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioquimioterapia. Ver Esc. Enferm USP. 2011; 45(6): 1338-44.
  5. SONIS, S. T. The pathobiology of mucositis. Nat Rev Cancer. 2004; 4: 277-84.
  6. BITTENCOURT, G. K. G. D. CROSSETTI, M. G. O. Critical thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2013 [acesso em: 20 dez 2013];47(2):341-7. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000200010. Acessado em 28/10/2018.
  7. PORTO, Lorenna. Lucena Teixeira. Mucosa oral prejudicada em pacientes sob quimioterapia: [manuscrito] : estudo de revisão de literatura e validação clínica Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem. - 2016. 115 f.
  8. BARILLARI, Matheus E. GOULART, Mariana N. GOMES, Antonio C. P. Complicações das terapias antineoplásicas: prevenção e tratamento da mucosite oral. Investigação, 14(6):121-124, 2015.
  9. LEITE, Franciéle Marabotti Costa. FERREIRA, Flaviane Marques. CRUZ, Mayara Santana Alves da. LIMA, Eliane de Fátima Almeida. PRIMO, Cândida Caniçali. Diagnósticos de enfermagem relacionados aos efeitos adversos da radioterapia. Rev Min Enferm. 2013 Out/dez; 17(4): 940-945
  10. BRASIL. Ministério da Saúde. Oncologia: manual de bases técnicas. 21. ed. Brasília: SIA/SUS, 2015.
  11. PAIVA, Monique Danyelle Emiliano Batista. DE BIASE, Rita de Cássia Cavalcanti Gonçalves. MORAES, Julianna Joanna de Carvalho. ÂNGELO, Angelinne Ribeiro. HONORATO, Maria Cristina Tavares de Medeiros. Complicações orais decorrentes da terapia antineoplásica. Arquivos em Odontologia Volume 46 l Nº 01, 2010.
  12. RABER-DURLACHER, J. E. et al. Oral complications and management considerations in patients treated with high-dose chemotherapy. Support Cancer Ther., [S.l.], v. 1, n. 4, p. 219-229, Jul.2004.
  13. SOUSA, R. M. et al. Diagnóstico de enfermagem identificados em pacientes oncohematológicos: mapeamento cruzado. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 54-65, jan./mar. 2015.
  14. LORENCETTI, A. SIMONETTI, J. P. As estratégias de enfrentamento de pacientes durante o tratamento de radioterapia. Rev Latinoam Enferm. 2005;13:944-50.
  15. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Ações de Enfermagem para o controle do câncer: Uma proposta de integração ensinoserviço. Rio de Janeiro: INCA; 2008.
  16. CACELLI, E. M. N. PEREIRA, M. L. M. RAPOPORT, A. Avaliação da mucosite e xerostomia como complicações do tratamento de radioterapia no câncer de boca e orofaringe. Rev Bras Cir Cabeça Pescoço. 2009; 38:80-3.
  17. ARAÚJO, C. R. G. ROSAS, A. M. M. T. F. A consulta de enfermagem para clientes e seus cuidadores no setor de radioterapia de hospital universitário. Rev Enferm UERJ. 2008; 16:364-9.
  18. SALAZAR, M. VICTORINO, F. R. PARANHOS, L. R.; RICCI, I. D. GAETI, W. P.; CAÇADOR, N. P. Efeitos e tratamento da radioterapia de cabeça e pescoço de interesse ao cirurgião dentista: revisão da literatura. Odonto. 2008; 16:62–8.
  19. SMELTZER, S. C. BARE, B. G. HINKLE, J. L. Brunner e Suddarth’s: tratado de enfermagem médico-cirurgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
  20. BUENO, A. C. MAGALHÃES, C. S. MOREIRA, A. N. Associações entre Fatores de Risco e Complicações Bucais em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço Tratados com Radioterapia Associada ou Não à Quimioterapia. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 12(2):187-93, abr./jun., 2012.
  21. ARAÚJO, S. N. M. LUZ, M. H. B. A. SILVA, G. R. F. ANDRADE, E. M. L. R.; NUNES, L. C. C.; MOURA, R. O. O paciente oncológico com mucosite oral: desafios para o cuidado de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2015;23(2):267-74
  22. SCARABELOT, V. L. GUTIERREZ, L. M. O. SOUZA, A. DE. OLIVEIRA, M. G. DE. CHAVES, A. C. M. MUNERATO, M. C. HIDALGO, M. P. CAUMO, W. TORRES, I. T. Avaliação de fatores associados ao diagnóstico de queimação bucal: um estudo preliminar. Rev HCPA 2011;31(3)
  23. SILVA, L. A. da.; SIQUEIRA, J. T. T. de.; TEIXEIRA, M. J.; SIQUEIRA, S. R. D. T. de. The role of xerostomia in burning mouth syndrome: a case-control study. Arq Neuropsiquiatr 2014;72(2):91-98
  24. SCARABELOT, V. L. MUNERATO, M. C. MEDEIROS, L. F. OLIVEIRA, M. G. CHAVES, A. C. M. SOUZA, A. de. VERCELINO, R. CAUMO. W. TORRES, I. L. da S. Factors associated to salivary flow alterations in dry mouth female patients. Rev Dor. São Paulo, 2014 jul-sep;15(3):186-90
  25. REOLON, L. Z. RIGO, L. CONTO, F. de. CÉ, L. C. Impacto da laserterapia na qualidade de vida de pacientes oncológicos portadores de mucosite oral. Rev Odontol UNESP, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.09116
  26. BARBOSA, C. A. MOURA, M. A. ALBERTO, V. M. M. LOPES, C. da S. Atuação da enfermagem frente ao paciente com câncer de boca. Acta de Ciências e Saúde.2012; 01: 02.




JSNCARE
Share |