3186pt.html

REVIEW ARTICLES

Nursing evidence-based interprofissional practice guidelines for dysfunctional response to ventilatory weaning in ICU – systematic literature review


Prática interprofissional de enfermagem baseada em evidência sobre resposta disfuncional ao desmame ventilatório em UTI – revisão sistematizada da literatura


Mariana do Nascimento Leite1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense


ABSTRACT

The dysfunctional response to ventilatory weaning may be manifested by signs and symptoms presented by the patient after withdrawal of the mechanical ventilator for more than 24 hours in use. It is necessary that the professional is highly qualified and prepared to control and reverse any kind of negative interventions coming from it. Objective: to review evidence-based interprofessional guidelines that will assist the intensive care nurse in identifying and treating nursing care related to the dysfunctional ventilatory weaning response in the context of the interprofessional team. Methods: It is a bibliographical review, carried out through a computerized research, using the databases: Virtual Health Library (VHL) and LILACS and BDENF. Inclusion criteria: nursing articles published between 2011 to 2017, available online, focusing on the adult / elderly. Results: The research resulted in 10 articles describing the use of invasive mechanical ventilation in critically ill patients admitted to the Intensive Care Unit, as well as the validation of instruments. Conclusion: There was a low scientific production on the subject, besides the importance of nurses throughout the weaning process and the early identification of the signs and symptoms presented by the patient.

Keywords: Intensive Therapy; Mechanical Ventilation; Nursing Care.


RESUMO

A resposta disfuncional ao desmame ventilatório pode ser manifestada por sinais e sintomas apresentados pelo paciente, após a retirada do ventilador mecânico por mais de 24 horas em utilização. É necessário que o profissional seja altamente qualificado e preparado para controlar e reverter qualquer tipo de intervenções negativas provenientes da mesma. Objetivo: revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão à(ao) enfermeira(o) intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados à resposta disfuncional ao desmame ventilatório, no contexto da equipe interprofissional. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada através de pesquisa computadorizada, utilizando as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e LILACS e BDENF. Critério de inclusão: artigos de enfermagem publicados entre 2011 a 2017, disponível online, focando no adulto/idoso. Resultado: A pesquisa teve como resultado 10 artigos que descrevem sobre a utilização da ventilação mecânica invasiva em pacientes críticos internados na Unidade de Terapia Intensiva, assim como a validação de instrumentos. Conclusão: Constatou-se uma baixa produção científica sobre o tema, além da importância do enfermeiro durante todo o processo do desmame e na identificação precoce dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Palavras-chave: Terapia Intensiva; Ventilação Mecânica; Cuidados de Enfermagem.


INTRODUÇÃO

A Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório (RDDV) é um diagnóstico de enfermagem definido como a "incapacidade de ajustar-se a níveis diminuídos de suporte ventilatório mecânico, que interrompe e prolonga o processo de desmame” (1).

A expressão desmame diz respeito a passagem da substituição da ventilação artificial para a espontânea, em pacientes que utilizaram a VM por mais de 24 horas. O método de cessação é iniciado quando o paciente tem uma evolução positiva referente aos problemas que ocasionaram a utilização do suporte ventilatório, contudo alguns pacientes apresentam um episódio negativo no seu processo de desmame.(2)

É de grande importância que o enfermeiro esteja inserido na elaboração e na implementação dos protocolos, juntamente com a equipe interprofissional, já que o mesmo que se encontra à beira leito durante todo o plantão, acompanhando regularmente as alterações clínicas e hemodinâmicas.(3)

Este estudo tem como objetivo revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão à (ao) enfermeira (o) intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados à resposta disfuncional ao desmame ventilatório, no contexto da equipe interprofissional.

Questão prática

Como otimizar o cuidado interprofissional do (a) paciente de alta complexidade com resposta disfuncional ao desmame ventilatório por meio da prática de enfermagem baseada em evidência?

QUADRO 1: Descrição dos componentes da estratégia PICO (Niterói, 2018).

Quadro 1

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão sistematizada da literatura baseada em obras secundárias com abordagem no tema em questão, que utilizou as seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Banco de Dados em Enfermagem) através de buscas na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). A coleta de dados foi realizada no período de abril a setembro de 2018, utilizando-se os descritores referentes a estratégia PICO e ao cruzar: Terapia Intensiva AND Ventilação Mecânica AND Cuidados de Enfermagem, foram encontrados um total de 1.033 artigos. Após a realização da filtragem dos critérios de inclusão: ano de publicação entre 2011 a 2017, nos idiomas português e espanhol, e por se tratarem de periódicos de enfermagem, foram obtidos 30 artigos, desses, 10 foram selecionados para a realização deste estudo.

Inicialmente os artigos foram selecionados através da leitura do título e resumo disponível online, posteriormente foram escolhidos e armazenados os estudos referentes ao tema. Em seguida foi efetuada a leitura completa, que analisou a relação entre o título, resumo e conteúdo, para saber se eram concernentes ao objeto do desse estudo. Também foram utilizados livros para a realização desse estudo.

RESULTADOS

O presente estudo revisou 10 artigos, 8 brasileiros e 2 estrangeiros, que dentre os critérios de inclusão foram selecionados e categorizados em níveis de evidência de acordo com a classificação de Oxford (Oxford Center for Evidence – based Medicine).

QUADRO 2: Descrição dos 10 artigos retirados das bases de dados (BVS, LILACS e BDENF) para serem utilizados na realização desta seção. Niterói, 2018.

Quadro 1

DISCUSSÃO

O processo de enfermagem é constituído por etapas, essas baseadas no modelo teórico de Wanda Horta, que são: o histórico de enfermagem, o diagnóstico, a prescrição de enfermagem, a implementação e os resultados.(18)

Para desenvolver o diagnóstico de enfermagem é necessário que o enfermeiro tenha embasamento na coleta de dados detalhada, com informações necessárias e com respostas claras relacionadas aos problemas manifestados pelo paciente. Com base nas respostas há uma elaboração de hipóteses diagnósticas, já que as mesmas indicam padrões característicos que se enquadram como critério de definição.(5)

A intervenção de enfermagem é definida como um tratamento, baseado em evidências científicas e no entendimento clínico, realizado pelo enfermeiro, visando a melhoria nos resultados do paciente. Incluindo os dois tipos de assistências, as diretas e as indiretas, ou seja, enfatizando os indivíduos, familiares e a comunidade, e as que são intervenções iniciadas pelo enfermeiro e a equipe interdisciplinar.(14)

A assistência de enfermagem perante o paciente em uso de ventilação mecânica, tem como finalidade preservar a perfusão e oxigenação apropriada dos órgãos e tecidos a fim de prevenir a hipóxia(8). Para isto, compete a equipe de enfermagem a monitoração dos sinais e sintomas da RDDV, que de acordo com Cerqueira e colaboradores, foram distribuídos em períodos temporais. No período temporal precoce foram identificados os seguintes sinais e sintomas: aumento da concentração na respiração, sensação de calor e perguntas sobre o funcionamento do aparelho. No período temporal intermediário observou-se o uma gravidade nas características definidoras do diagnóstico de acordo com o NANDA, que são: incapacidade de responder as solicitações verbais, inquietação, olhos arregalados, aumento moderado de 5 incursões respiratórias por minuto em relação ao parâmetro basal, aumento moderado da frequência cardíaca de 20 batimentos por minuto em relação ao parâmetro basal, uso moderado da musculatura acessória, leve diaforese, entre outros. No período temporal tardio, foram detectados o agravamento do quadro de RDDV, como apreensão, secreções audíveis nas vias aéreas, ruídos adventícios na respiração, agitação, desconforto ao respirar, aumento da pressão arterial de 20 mmHg, respiração ofegante, aumento da frequência cardíaca em 20 batimentos por minutos, fadiga, sensação expressa de necessidade de O2 aumentada, deterioração nos gases sanguíneos arteriais em relação aos parâmetros basais, entre outros.(5)

A manifestação das características definidoras (CD), ocorreram nas primeiras duas horas, podendo ser observadas logo após a retirada do suporte ventilatório. Logo, destaca-se a importância de a atenção do enfermeiro ser direcionada para o paciente que se encontra no processo de interrupção da ventilação, nos primeiros minutos, para que realize precocemente a identificação dos sinais da RDDV.(5)

Para identificar a realidade da capacidade do paciente em relação ao desmame ventilatório é necessário a realização de exames clínicos para avaliar a ocasião adequada para suceder o desmame.(15)

O diagnóstico de enfermagem em evidência tem como definição, a incapacidade de ajustar-se a níveis diminuídos de suporte ventilatório mecânico, que interrompe e prolonga o processo de desmame.(1) E tem como intervenções sugeridas para este quadro, o controle das vias aéreas, monitoração respiratória, monitoração dos sinais vitais, usar técnicas de relaxamento, colaborar com o fisioterapeuta e o médico coordenando os cuidados e auxiliando o paciente, avaliação dos fatores de risco envolvidos no processo do desmame e determinar o preparo psicológico.(14)

Sobre o tratamento não farmacológico ficou evidente que o enfermeiro deve: Proporcionar um ambiente tranquilo, abordar calmamente e dirigir as atenções apenas para o cliente em questão facilitando a conservação de energia e o relaxamento, o oferecimento de atividades recreativas para promover a concentração da atenção em outras coisas além da respiração, realizar a ausculta regularmente, aspirar as vias aéreas quando necessário e manifestar o reconhecimento e a promoção de estímulos aos esforços do paciente.(3-14)

É de grande importância que o enfermeiro se encontre inserido com aptidão e capacidade nesse âmbito para a realização de uma assistência qualificada ao paciente crítico.(4)

Em relação ao plano interprofissional de cuidados, as sugestões são: a implementação de medidas de controle dos sinais, avaliação detalhada e compreensão do quadro, registros do profissional, vigilância adequada e manter a comunicação ativa entre a equipe interdisciplinar.

CONCLUSÃO

Diante das circunstâncias apresentadas, constatou-se, que há uma baixa produção científica no campo de enfermagem relacionada ao diagnóstico de resposta disfuncional ao desmame ventilatório. Bem como a não participação do profissional enfermeiro durante o processo do desmame. Tendo em vista que a ventilação mecânica é uma ferramenta bastante utilizada nas Unidades de Terapia Intensiva.

Podemos concluir com este estudo, que o enfermeiro tem um papel fundamental no processo do desmame ventilatório, igualmente na identificação dos sinais apresentados pelo paciente com o quadro de resposta disfuncional. Com isso, é necessário que o profissional esteja cientificamente preparado para realizar essa identificação e planejar as intervenções a serem implantadas para proporcionar uma melhora significativa desse quadro clínico.


REFERÊNCIAS

  1. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015. p.228-229.
  2. Ultra RB. Fisioterapia intensiva. 2th ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.
  3. Viana RAPP, Whitaker IY. Enfermagem em terapia intensiva: práticas e vivências. Porto Alegre: Artmed; 2011. p.373-385.
  4. Rodrigues YCSJ, Studart RMB, Andrade IRC, Citó MCO, Melo EM, Barbosa IV. Ventilação mecânica: evidências para o cuidado de enfermagem. Esc Anna Nery. 2012; 16(4). p.789-795.
  5. Cerqueira FA, Brandão MAG, Mattos VZ, Castellões TMFW. Investigação da temporalidade das características definidoras do diagnóstico de resposta disfuncional ao desmame ventilatório. Esc Anna Nery. 2012; 16(3). p.544-552.
  6. Barra DCC, Sasso GTMD, Martins CR, Barbosa SFF. Avaliação da tecnologia Wiki: ferramenta para acesso à informação sobre a ventilação mecânica em Terapia Intensiva. Rev Bras Enferm. 2012; 65(3). p.466-473
  7. Dornelles C, Oliveira GB, Schwonke CRGB, Silva JRS. Experiências de doentes críticos com a ventilação mecânica invasiva. Esc Anna Nery. 2012; 16(4). p.796-801.
  8. Canto DF, Almeida MA. Resultados de enfermagem para padrão respiratório ineficaz e ventilação espontânea prejudicada em Terapia Intensiva. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(4). p.137-145.
  9. Rojas NP, Troncoso CRB, Castellón AD. Comunicación entre equipo de enfermería y pacientes con ventilación mecánica invasiva en una unidad de paciente crítico. Aquichan. 2014; 14(2). p.184-195.
  10. Taets GGC, Figueiredo NMA. Uma pesquisa quase experimental em enfermagem sobre dor em pacientes em coma. Rev Bras Enferm. 2016; 69(5). p.927-932.
  11. Castaño AMH, Rey MCPA. CEI-UCI: instrumento para avaliar os cuidados de enfermagem individualizados no adulto na UTI. Av Enferm. 2015; 33(1). p.104-113.
  12. Zanei SSV, Kawamura MM, Whitaker IY, Cohrs CR. Valoração e registros sobre higiene oral de pacientes intubados nas unidades de terapia intensiva. REME. 2016; 20. p.1-7.
  13. Silva TG, Souza GN, Souza SS, Bitencourt JVV, Madureira VF, Luzardo AR. Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica em uma Unidade de Terapia Intensiva. Rev Fund Care Online. 2017; 9(4). p.1121-1125.
  14. Bulechek GM, Butcher K, Dochterman JM, Wagner CM. Classificação das intervenções em enfermagem (NIC). 6th ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010.
  15. Silva OM, et al. Fatores que contribuem para o insucesso do desmame ventilatório em pacientes críticos. Uningá Review. 2013; 14(1). p.99-106.
  16. Doenges ME, Moorhouse MF, Murr AC. Diagnósticos de Enfermagem. 12th ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. p.401-404.




JSNCARE
Share |