How to optimize interprofessional care of the high complexity patient with burn recovery through evidence-based nursing practice?

Como otimizar o cuidado interprofissional do paciente de alta complexidade com recuperação de queimaduras por meio da prática de enfermagem baseada em evidência?

Déborah Cardoso Lobo Mendes. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva / Universidade Federal Fluminense (UFF). dclobo@hotmail.com

Profa. Dra. Isabel  Cruz. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

Objective: The objective of this study was to identify in the literature nursing practices that will help the intensive care nurse to optimize the care with recovery of burns of high complexity patients. Methods: This is an integrative literature review study through online database search, from 2011 to 2019, in which a survey of the scientific production related to the optimization of care in burn recovery was performed. Results: The results reveal 10 publications identified and analyzed by the thematic analysis technique, in which two categories of analysis emerged: Nursing actions to optimize burn recovery care and Humanization of High Complexity Patient Care with Burns. Conclusion: It is concluded that interdisciplinary care acting in a humane way is fundamental for the optimization of care of patients with high complexity in recovery from burns through nursing practice.

 

Keywords: Nursing Care; Burns; Humanization of Assistance.

 

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar na literatura práticas de enfermagem que ajudarão a enfermeira intensivista a otimizar o cuidado com recuperação de queimaduras de pacientes de alta complexidade em, no máximo, 7 dias de internação. Métodos Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online, no período de 2011 a 2019, no qual foi realizado um levantamento da produção científica relacionada à otimização do cuidado em recuperação de queimaduras. Resultados: Os resultados revelam 10 publicações identificadas e analisadas pela técnica da análise temática, na qual surgiram duas categorias de análise: Ações da enfermagem para otimização do cuidado em recuperação de queimaduras e Humanização do Cuidado ao Paciente de Alta Complexidade com Queimaduras. Conclusão: Conclui-se que o cuidado interdisciplinar atuando de forma humanizada é fundamental para a otimização do cuidado do paciente de alta complexidade em recuperação de queimaduras por meio da prática de enfermagem.

 

Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Queimaduras; Humanização da Assistência.

 

INTRODUÇÃO

A queimadura  é uma das maiores agressões que o nosso organismo pode sofrer, são lesões teciduais decorrentes de alteração brusca de temperatura, contato com produtos lesivos, choques elétricos, radiação ou fricção, podendo atingir superficialmente até agravos mais profundos, gerando, então, a classificação de primeiro, segundo e terceiro grau e podem causar sequelas ou mesmo óbito se não tratadas de forma adequada. (1)

Nas lesões de 2º e de 3º graus, com grande superfície corporal atingida, o tratamento é feito por uma equipe interdisciplinar. O paciente fica internado sob cuidados intensivos. O tratamento clínico inclui reposição hídrica adequada, através de uma veia de grande calibre, controle da diurese (por meio de sonda vesical), suporte enteral (via sonda nasogástrica ou enteral), para evitar a hemorragia digestiva e a translocação bacteriana, boa analgesia horária e, em alguns casos, antibioticoterapia. O tratamento cirúrgico vai desde os curativos, passando pela escarotomia e pela fasciotomia, pelos desbridamentos, pelas amputações, pelos enxertos, pelos retalhos fasciocutâneos, até os retalhos livres. (1)

A enfermagem, como parte da equipe multidisciplinar, é responsável pela assistência aos pacientes queimados e precisa ser conhecedora de um amplo conhecimento que vai além de aspectos fisiopatológicos, deve atuar efetivamente, desde os primeiros momentos do acidente até processo de recuperação, permitindo garantir a qualidade do cuidado de enfermagem. Entre os aspectos orientadores do cuidado, encontram-se os relacionados às necessidades físicas e emocionais. (2)

O tratamento das queimaduras sempre foi um desafio, não só pela gravidade das lesões apresentadas por estes pacientes, como também pelas muitas complicações. Por ser um trauma de grande complexidade, o tratamento do trauma por queimadura exige muito da equipe multidisciplinar e tem altas taxas de morbidade e mortalidade. (3)

A quantidade de sequelas que as queimaduras causam, as altas taxas de morbidade e mortalidade e a frequência com que acontecem episódios de queimaduras são fatos que dão importância a prevenção e a conscientização da população para que encare a queimadura como um acidente grave e que pode ser evitado. Sendo assim, evidencia-se a importância da abordagem deste estudo, pois poderá ser utilizado para subsidiar novas pesquisas, como base para outras produções cientificas e material de consulta para profissionais de saúde, discentes e docentes.

Nesse contexto, o presente estudo propõe uma revisão integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online, no período de 2011 a 2019, no qual foi realizado um levantamento da produção científica relacionada à otimização do cuidado em recuperação de queimaduras. Este estudo objetiva identificar na literatura práticas de enfermagem que ajudarão a enfermeira intensivista a otimizar o cuidado com recuperação de queimaduras de pacientes de alta complexidade.

 

Situação- Problema: A escassez de informações sobre a otimização do cuidado em pacientes com queimaduras com base em evidências cientificas e suas diretrizes para o diagnóstico e prescrição de enfermagem sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação.

 

Objetivo: Revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão à (ao) enfermeira (o) intensivista na identificação de práticas de enfermagem relacionados à otimização do cuidado com recuperação de queimaduras de pacientes de alta complexidade em, no máximo, 7 dias de internação. Utilizando a estratégia PICO para determinar melhor evidencia disponível.

 

Questão Prática: Como otimizar o cuidado interprofissional do paciente de alta complexidade com recuperação de queimaduras por meio da prática de enfermagem baseada em evidência em, no máximo, 7 dias de internação?

 

Quadro 1 – Estratégia de PICO

Acrômio

Descrição

Componente da questão prática

P

 

Paciente de alta complexidade adulto/idoso apresentando queimaduras.

 

 

Pacientes internados em alta complexidade apresentando integridade tissular prejudicada devido a presença de queimaduras.

I

Otimização do cuidado interprofissional.

Envolvimento de equipe interdisciplinar para tratamento do paciente queimado de alta complexidade.

 

C

 

Controle ou comparação

Linha de cuidado e/ou diretrizes e/ou protocolos Interprofissionais

O

 

 

Resultados

Otimização do cuidado a pacientes de alta complexidade apresentando queimaduras.

T

Tempo

No máximo 7 dias de internação.

 

METODOLOGIA

Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura, realizado através de pesquisa computadorizada, com o levantamento de evidências científicas. Sendo utilizado as seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed e uma busca livre de textos completos, no período de janeiro a agosto. Sendo utilizados os seguintes critérios de inclusão para a seleção de 10 artigos: artigos científicos publicados no período de 2011-2019, nacionais e especializados, texto completo disponível gratuitamente. Os descritores utilizados foram “Cuidados de Enfermagem”, “Queimaduras”, “Humanização da Assistência”. Esses termos foram utilizados de forma conjunta e isoladas. Primeiramente, as obras foram armazenadas em computador, para que em seguida fosse realizada uma pré-seleção de acordo com a leitura dos resumos. Nessa fase, buscou-se a relação entre o conteúdo, título, resumo, e se atendiam ao objetivo do presente estudo. Foram excluídos artigos que estavam fora do recorte temporal. Realizado combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O).

 

RESULTADOS

Ao todo foram encontrados 52 artigos, dos quais 42 foram excluídos por serem repetidos ou não atenderem à temática. Os 10 artigos selecionados foram lidos na íntegra, analisados e sintetizados neste estudo.

Síntese das Evidências Científicas

De acordo com os dados encontrados, segue abaixo, uma tabela (quadro 2) para a classificação do nível de evidência científica, tendo como referência a escala Oxford Centre.

Quadro 2: Publicações encontradas na base de dados.

Autor (res), Ano, País.

Objetivo da Pesquisa

População/ Amostra

Força da Evidência

Tipo de Estudo

Principais Achados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Silva, JAC et al. 2015, Brasil.

 

 

 

 

 

Determinar o perfil dos pacientes acometidos por queimaduras atendidos no Centro de Tratamento de Queimados do hospital de referência da região Norte.

 

 

 

 

 

641 Pacientes acometidos por queimaduras atendidos no Centro de Tratamento de Queimados do hospital de referência da região Norte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudo transversal e descritivo.

A enfermagem, como parte da equipe multidisciplinar, é responsável pela assistência aos pacientes queimados e precisa ser conhecedora de um amplo conhecimento que vai além de aspectos fisiopatológicos, deve atuar efetivamente, desde os primeiros momentos do acidente até processo de recuperação.

 

 

 

Greco, JB et al. 2010, Brasil.

Analisar o tratamento dos pacientes queimados, em um hospital geral terciário, predominantemente privado de Salvador.

 

 

 

150 vítimas de queimaduras internadas.

 

 

 

2A

 

 

 

Estudo retrospectivo e descritivo.

Necessidade de conhecer a etiologia da queimadura, pois é um fator determinante nas medidas e intervenções terapêuticas que serão adotadas.

 

 

 

 

 

 

 

Canela AF et al. 2011, Brasil.

 

Relatar a experiência vivenciada por enfermeiras residentes no centro de tratamento de queimados em um Hospital Municipal do Estado do Rio de Janeiro e descrever as limitações frente à monitorização não-invasiva do paciente grande queimado.

 

 

 

 

 

 

Pacientes queimados internados por meio de parâmetros hemodinâmicos, utilizando a monitorização não-invasiva.

 

 

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

 

 

Estudo exploratório e qualitativo.

O enfermeiro constitui uma peça fundamental para o tratamento do grande queimado, devendo possuir pensamento crítico que promova a decisão clínica e ajude a identificar as necessidades do paciente e as melhores medidas a serem tomadas para atendê-los.

 

 

 

 

 

Silva RMA & Castilhos APL. 2010, Brasil.

Identificar os diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), em paciente considerado grande queimado, e estabelecer um planejamento de ações de enfermagem.

 

 

 

 

 

Paciente considerado

grande

queimado.

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

Estudo descritivo.

 

 

Necessidade da equipe priorizar de ações ao paciente, planejando uma assistência adequada de acordo com as necessidades afetadas do queimado,

 

 

Oliveira, MRSS et al. 2010, Brasil.

 

 

Descrever o protocolo de atendimento às vítimas de queimaduras.

 

 

Vítimas de queimaduras.

 

 

2A

 

 

Estudo descritivo.

Importância da educação em saúde, fundamental para a reabilitação, não só no âmbito hospitalar como também na reinserção ao convívio social.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pinho, FM et al. 2017, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Verificar os estudos disponíveis sobre o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paciente queimado adulto.

 

 

 

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudo descritivo.

O tratamento do paciente grande queimado deve visar à manutenção das estruturas e funcionalidade do corpo; controlar a dor; contínua educação dos profissionais e dos pacientes. A reabilitação deve ser iniciada no hospital, mantendo as áreas doadora e receptora úmida e livres de infecção; estabilizando clinicamente.

 

 

 

 

 

 

 

Oliveira TS et al. 2012, Brasil.

 

 

 

Analisar produções científicas, publicadas on-line em periódicos nacionais, com abordagem relacionada à assistência de enfermagem com pacientes queimados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pacientes queimados.

 

 

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

 

 

Estudo descritivo.

Toda e qualquer assistência de enfermagem não deve se prender apenas em executar a técnica adequada, realizar as ações que foram prescritas, entre outros, pois é de fundamental importância oferecer apoio psicológico ao paciente e seus familiares.

 

 

 

 

Assis, C. 2008, Brasil.

 

 

Reconhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre humanização no atendimento hospitalar.

 

 

 

 

Profissionais de enfermagem.

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

Estudo descritivo.

Não basta ao hospital dispor de estrutura moderna, equipamentos apropriados às suas atividades médicas e uma administração criativa, se tudo isto não estiver voltado para a satisfação das necessidades dos usuários.

 

 

 

 

 

 

 

Rossi, LA. 2009, Brasil.

 

 

 

Identificar os significados culturais atribuídos pela equipe de enfermagem às manifestações de dor apresentadas pelos pacientes portadores de queimaduras

 

 

 

 

 

 

 

Vítimas de queimaduras com dor.

 

 

 

 

 

 

 

2A

 

 

 

 

 

 

 

Estudo descritivo.

O paciente pode reagir a dor de três maneiras: ignorando-a, reagindo ou apresentando uma super-reação. Portanto, o enfermeiro não deve subestimar a dor do paciente em função da reação apresentada, mas sim procurar avaliar e intervir nessa situação.

 

 

 

Lima VX, Brito MEM. 2016, Brasil.

Analisar a percepção da equipe de enfermagem acerca da prática da educação em saúde no contexto hospitalar em um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

 

 

 

 

Equipe de enfermagem.

 

 

 

 

2A

 

 

 

Estudo descritivo e exploratório.

 Importância de inserir, de forma consistente, a educação em saúde na instituição, valorizando sua relevância em toda a rede de saúde. 

Quadro 2 - Publicações localizadas nas bases de dados segundo Autor(es), Data e País, Objetivo da pesquisa, População/amostra, Tipo do estudo, Força de Evidência e Principais achados. Niterói, 2019.

 

AÇÕES DA ENFERMAGEM PARA OTIMIZAÇÃO DO CUIDADO EM RECUPERAÇÃO DE QUEIMADURAS.

Queimaduras são classificadas como injúrias decorrentes de trauma de origem térmica resultante da exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção. Pacientes que sofreram algum tipo de queimadura apresentam intensa dor e grande impacto emocional, sendo, estes, alguns dos fatores que interferem em sua recuperação. (4)

 

É necessário conhecer a etiologia da queimadura, pois é um fator determinante nas medidas e intervenções terapêuticas que serão adotadas, direcionando os cuidados do enfermeiro e da equipe de saúde, assegurando, assim, melhora e evolução no quadro clínico do paciente. (5)

 

O enfermeiro constitui uma peça fundamental para o tratamento do grande queimado, devendo possuir pensamento crítico que promova a decisão clínica e ajude a identificar as necessidades do paciente e as melhores medidas a serem tomadas para atendê-los. E, para melhor embasamento teórico e prático do cuidado de enfermagem ao grande queimado, fazem-se necessárias atualizações específicas de conteúdos que sustentem esta prática. (6)

 

O profissional de enfermagem deve elencar as prioridades de ações ao paciente, planejando uma assistência adequada de acordo com as necessidades afetadas do queimado, deve analisar e acompanhar os exames com periodicidade. Também manter uma comunicação efetiva com o doente e seus familiares e com a equipe de saúde. (7)

 

O planejamento da assistência de enfermagem faz parte de um processo para identificar inferências e determinar intervenções necessárias para cada tipo de paciente, seja ele pequeno, leve e grande queimado, buscando sempre atingir resultados almejados e estabelecidos pela enfermagem, de acordo com o tratamento terapêutico. Para que seja implantado o plano de cuidados de enfermagem, devem-se estabelecer prioridades diárias, realizando mudanças necessárias conforme as alterações no quadro do paciente, sempre realizando o registro diário de todas as ações e intercorrências com o paciente assistido, além de buscar manter comunicação eficaz com a equipe. (8)

 

O enfermeiro presta assistência ao paciente queimado continuamente e, assim, sua participação na educação em saúde tem papel fundamental para a reabilitação, não só no âmbito hospitalar como também na reinserção ao convívio social, tornando-o independente dos cuidados de enfermagem no seu dia-a-dia, favorecendo a autonomia; bem como elaborando métodos que facilitem a comunicação. (9) Nesse sentido, a educação em saúde em queimados é uma maneira de estimular esses pacientes a compreender e aceitar o tratamento instituído, por meio de ferramentas educativas, contribuindo para a valorização da autonomia, autoestima, autoconfiança e autorrealização. (10)

Quando se fala em assistência de enfermagem com o paciente queimado, deve-se ter em mente que todos os cuidados deverão ser realizados com técnicas assépticas, evitando criar um ambiente favorável para crescimento e proliferação bacteriana, o que ocasionaria mais sofrimento e dor ao doente. As causas mais comuns de infecção em pacientes queimados são por bactérias, como Staphylococcus e Pseudomonas. A equipe de enfermagem deve ficar atenta a sinais de infecção no local da queimadura, observando os aspectos de coloração, secreções e sintomas sistêmicos, como hipertermia e contagem de leucócitos. (10)

A reabilitação deve ser iniciada no hospital, mantendo as áreas doadora e receptora úmida e livres de infecção; estabilizando clinicamente. No domicílio as intervenções deverão favorecer o aumento da força, tônus muscular e equilíbrio do paciente, reestabelecendo a funcionalidade e diminuindo sequelas físicas e motoras. (10)

 

HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE DE ALTA COMPLEXIDADE COM QUEIMADURAS.

As lesões por queimaduras afetam tanto física como psicologicamente, e geram anseios sobre aparência física, convívio social e sobre o seu futuro. Portanto, o enfermeiro tem que ser cuidadoso para instruir a vítima e seus familiares, dando o suporte emocional necessário para reduzir esse sofrimento. (11)

 

O paciente internado em função de queimaduras graves, será afetado por diversos estressores físicos como acidose, perda de fluidos, alterações no equilíbrio endócrino, potencial risco para infecção, dor. Seu psicológico também é afetado em razão do afastamento da família e do trabalho, mudanças corporais, despersonalização, perda da autonomia já que se torna dependente de cuidados e tensão constantes. Dessa maneira, a perspectiva dos profissionais de saúde primeiramente é com o estado fisiológico para obter estabilidade com o intuito de que em seguida seja avaliado seu psicológico. (12)

 

O paciente pode reagir a dor de três maneiras: ignorando-a, reagindo ou apresentando uma super-reação. Portanto, o enfermeiro não deve subestimar a dor do paciente em função da reação apresentada, mas sim procurar avaliar e intervir nessa situação. A dor pode ser instigada também devido à solidão, o enfermeiro deve escutar e confortar o paciente, a fim de propiciar um bem-estar. (13) A analgesia durante o banho e troca de curativos é um importante cuidado humanizado que deve ser realizado em pacientes queimados.

 

A humanização é o atendimento das necessidades integrais do indivíduo e necessidades humanas básicas. É da competência do enfermeiro, no planejamento do cuidado, conhecer a vivência dos pacientes, identificando seus direitos e suas vertentes, tendo uma visão holística. Com o objetivo de assegurar o atendimento humanizado, é primordial que a condição de qualidade de vida tanto do paciente quanto do trabalhador seja considerada. (14)

 

Toda e qualquer assistência de enfermagem não deve se prender apenas em executar a técnica adequada, realizar as ações que foram prescritas, entre outros, pois é de fundamental importância oferecer apoio psicológico ao paciente e seus familiares, ajudando-os a compreender sua situação atual, e aceitar algumas alterações que poderá vivenciar devido ao trauma que sofreu e sequelas acometidas pelo acidente. (15)

 

O comparecimento e atuação dos pais e familiares e a humanização do cuidado são fundamentos básicos para apaziguar a circunstância apavorante e desesperadora do âmbito hospitalar. (16) Por este motivo, a presença de acompanhante na unidade hospitalar ao paciente queimado é de grande valia ao tratamento.

 

A inclusão dos usuários/acompanhantes obedece às diretrizes do SUS e permite a participação cidadã no cotidiano das práticas de saúde, portanto, nos serviços de saúde (17). É fundamental a participação dos familiares/acompanhantes, pois a presença constante dos mesmos pode contribuir no cuidado em saúde e na construção de novas formas de organização da assistência, na medida em que sua presença pode colaborar numa melhor evolução do estado de saúde do paciente. (18)

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Lesões por queimaduras, além do comprometimento corporal, ocasionam muita dor, sequelas irreversíveis, causando, ainda, transtorno emocional tanto ao paciente quanto à família. Nesse contexto, faz-se necessária a assistência de enfermagem adequada, contínua e com ética profissional, sendo, assim, a junção desses fatores essencial no tratamento terapêutico adotado.

A equipe que atua em Unidades de Queimados deve estar preparada para identificar situações que podem ser estressantes para o paciente, não somente durante o período de internação, mas também após a alta hospitalar. Consideramos importante a realização de estudos que busquem avaliar o preparo da equipe, que atua em unidades de queimados, para assistir aos pacientes e famílias, enfocando não somente a queimadura do ponto de vista biológico, mas também a experiência de viver essa situação na perspectiva das pessoas envolvidas: pacientes e familiares.

Este estudo proporcionou conhecimento sobre assistência ao paciente queimado, percebendo-se a importância do enfermeiro se atualizar, aumentando sua bagagem de conhecimento científico, a fim de proporcionar assistência adequada, sabendo o momento que necessita de ações simples e complexas, para que, assim, alcance resultado eficaz em tempo reduzido, não deixando de ter uma visão holística e humanizada.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Alves, APN et al. Avaliação microscópica, estudo histoquímico e análise de propriedades tensiométricas da pele de tilápia do Nilo. Revista Brasileira de Queimaduras. 2015 Fev. 20; 14(3):203-10.

  2. Silva, JSC et al. Perfil dos pacientes atendidos por queimaduras em um hospital de referência no norte do Brasil. Revista Brasileira de Queimaduras, Belém, v. 3, n. 14, p.197-202, nov. 2015.

  3. Conceição, MGI; Oliveira, ARA; Rodrigues, FA. Trauma Pediátrico: Assistência de Enfermagem a Crianças Vítimas de Queimaduras. XI Encontro de Iniciação à Docência, Paraíba, 2008.

  4. Cardoso L, Orgaes FS, Gonella HA. Estudo epidemiológico das queimaduras químicas dos últimos 10 anos do CTQ-Sorocaba/SP. Rev Bras Queimaduras. 2012;11(2):74-9.

  5. Greco, JB et al. Tratamento de Pacientes Queimados Internados em Hospital Geral. Revista Soc. Brasileira Cirurgia Plástica. 2010; 22 (4): 228-32.

  6. Canela, AF et al. Monitorização do Paciente Grande Queimado e as Implicações na Assistência de Enfermagem: Relato de Experiência. Revista Brasileira de Queimaduras. 2011; 10(4): 133-145.

  7. Silva, RMA, Castilhos, APL. A identificação de diagnósticos de Enfermagem em paciente considerado Grande Queimado: um facilitador para implementação das ações de enfermagem. Revista Brasileira de Queimaduras. 2010; 9(2): 60-5.

  8. Jardim, DER et al. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Grande Queimado no Ambiente Hospitalar. Projeto de Pesquisa. Belo Horizonte, Centro Universitário UNA, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. 2009, 13p.

  9. Oliveira, MRSS et al. O papel da Enfermagem no Atendimento ás Vítimas de Queimaduras. Revista Pesq. Cuid. Fundam. 2010; 2(Supl.): 754-5.

  10.  Pinho, FM et al. Cuidado de Enfermagem ao Paciente Queimado Adulto: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Queimaduras. 2017; 16(3): 181-7.

  11.  Pinto, E et al. O sentimento e a assistência de enfermagem perante um grande queimado. Revista Brasileira de Queimaduras. 2014; 13(3):127-9.

  12. Carlucci, V et al. A experiência da queimadura na perspectiva do paciente. Revista Escola de Enfermagem USP. 2007; 41(1):21-28.

  13.  Rossi, L et al. A dor da queimadura: Terrível para quem sente, estressante para quem cuida. Revista latino-am. Enfermagem. 2009; 8(3):18-26.

  14. Assis, C. Os Profissionais de Enfermagem Frente À Humanização do Cuidado no Ambiente Hospitalar. FIOCUZ Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde. Porto Alegre, 2008.

  15. Oliveira, TS et al. Assistência de Enfermagem com Pacientes Queimados. Revista Brasileira de Queimaduras. 2012;11(1):31-7.

  16. Soares, N, Tacla, M. Vivência da Equipe de Enfermagem frente à Hospitalização da Criança Queimada. Invest. Educ. Enfermagem. 2014; 32(1).

  17. Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégias. Caderno Humanizasus. Atenção hospitalar. Série B. Textos básicos de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

  18. Lima VX, Brito MEM. Percepções da equipe de enfermagem acerca da prática da educação em saúde em um CTQ. Rev. Brasileira Queimaduras. 2016;15(2):110-5.





JSNCARE
Share |