JSNCARE

Emergency nursing care to the client with orthopedic trauma - evidenced based nursing practice

Assistência de enfermagem ao cliente com trauma ortopédico - prática de enfermagem baseada em evidência 

 

Joselita do Carmo da Silva. Enfermeira. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Emergência. Universidade Federal Fluminense (UFF). jolita_silva@hotmail.com   

Isabel Cruz. Doutora em Enfermagem. Titular da UFF. isabelcruz@uol.com.br  

 

Abstract: The orthopedic trauma is frequently found by nurses whom deal with critical cases in emergency teams. The article aims to present data of current studies referring the nursing assistance to the client with orthopedic trauma. The study was a critical analysis of the last 5 years. Orthopedic trauma is known by all bone injuries, articulate and muscular of traumatic origin. The nurse possesses important role in dealing with relative pain. As direct provider of the care, the nurse possesses crucial role in the preventive aspects, curatives and rehabilitation conditions imposed by the trauma.

Key-words: nursing care, wounds and injuries, traffic accident. 

 

Resumo: O trauma ortopédico costuma ser frequentemente encontrado por enfermeiros que lidam com casos críticos em equipes de emergência. O artigo possui como objetivo apresentar dados de estudos atuais referentes à assistência de enfermagem aos clientes com trauma ortopédico. Foi realizado através de análise crítica de artigos dos últimos 5 anos. Compreende-se trauma ortopédico todas as lesões ósseas, articulares e musculares de origem traumática. O enfermeiro possui papel importante em lidar com a dor relativa. Como provedor direto do cuidado, o enfermeiro possui papel crucial nos aspectos preventivos, curativos e de reabilitação das condições impostas pelo trauma.

Palavras-chave: cuidados de enfermagem, ferimentos e lesões, acidente de trânsito.  

 

Introdução

 

Com os avanços da tecnologia constantes nos dias atuais, a monitorização dos sinais vitais e resposta do cliente ao tratamento tornaram-se uma tarefa mais simplificada, dando ao enfermeiro mais tempo para aprimorar seu modo de assistir no que se refere à qualidade. Desde então, busca-se uma enfermagem baseada nas evidências demonstradas pelo cliente. A prática baseada em evidências é uma abordagem que envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis, implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos.

No caso dos clientes que sofreram trauma, a avaliação das evidências pode ter início no local do acidente/trauma. Todo o ambiente pode afetar o tipo de lesão e gravidade. No caso do trauma ortopédico em acidentes automobilísticos, por exemplo, a velocidade do automóvel, o tipo, o cliente e a via podem revelar a quem observa dados importantes sobre a situação atual dos envolvidos. Além da potencialidade para altas taxas de mortalidade, os acidentes de trânsito têm em comum, a capacidade de provocar às vítimas um padrão de lesão semelhante. Ao observar isso, o enfermeiro pode atuar diretamente e antecipadamente a fim de evitar lesões secundárias.

Esses fatores despertaram em nós questionamentos a respeito da abordagem dada à ao trauma ortopédico no que se refere à assistência de enfermagem. A partir daí, realizou-se uma pesquisa criteriosa de artigos, em forma de revisão de literatura, que se referiam mais adequadamente ao tema proposto, visando uma discussão acerca dos achados.  

 

Desenvolvimento

 

Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica computadorizada, compreendida no período de julho a outubro de 2007, através das palavras-chave/key-words (cuidados de enfermagem, ferimentos e lesões, acidente de trânsito / nursing care, wounds and injuries, traffic accident), nas seguintes bases de dados (Scielo e Lilacs). Refinou-se a pesquisa buscando os artigos que mais se adequavam ao tema proposto. Dos 856 textos identificados, foram selecionados 11 para análise devido às implicações para uma melhor prática de enfermagem em emergência ao cliente com traumatismo ortopédico.

 

Resultados e Discussão 

 

            Após a escolha dos artigos que mais se adequavam ao objetivo proposto, foi realizada uma tabela com os dados (autores, objetivo da pesquisa, tamanho da amostra, principais achados e conclusão dos autores), a fim de expor de forma sintética seus propostos em relação ao tema escolhido. 

 

Tabela 1 - Publicações localizadas, segundo o tema assistência ao cliente com trauma ortopédico mencionados nas bases de dados. Niterói, 2007.

 

Autor(es), data e país

Objetivo da Pesquisa

Tamanho da amostra

Tipo de estudo e instrumentos

Principais achados

Conclusão do autor(es)

Galvão CM, Sawada NO, Mendes IAC.

2003

Brasil

Oferecer subsídios que possibilitem uma melhor compreensão da prática baseada em evidências fundamentados na literatura.

23 referências

Revisão de literatura

Para a

implementação desta abordagem, na enfermagem,

o enfermeiro necessita saber como obter, interpretar

e integrar as evidências oriundas de pesquisas na assistência prestada ao cliente e seu familiares.

prática assistencial tem sido enfocada pelos estudiosos da enfermagem, desde o início da década de 1970; entretanto, consiste em um processo difícil e desafiador pois envolve a disseminação e a aplicação do novo conhecimento científico à prática, bem como

a avaliação deste conhecimento pela equipe de saúde, cliente e familiares, incluindo a relação

custo/benefício.

Malvestio MA, Sousa RMC.

2002

Brasil

Descrever idade, sexo, aspectos do mecanismo e procedimentos realizados em acidentados de trânsito atendidos nas Marginais Tietê e Pinheiros, considerando os valores do Revised Trauma Score (RTS) do período pré-hospitalar.

643 clientes

Pesquisa quantitativa

As vítimas com RTS=12 somaram 90,8%, com RTS=11, 4,0% e RTS<10, 5,2%. No grupo de RTS<10, destacam-se os atropelamentos (36,4%), os impactos frontais (24,2%), as vítimas projetadas (36,4%) ou presas às ferragens (15,1%), e que receberam o maior percentual de procedimentos de suporte avançado.

Espera-se com este estudo, fornecer subsídios para a melhora da assistência

às vítimas de acidente de trânsito.

Sampaio, FAA ; Lopes, MV de O.

2005

Brasil.

Analisar os diagnósticos de enfermagem presentes em pacientes traumatológicos no pós-operatório de cirurgias em membros inferiores.

37 clientes.

Abordagem quantitativa do tipo descritiva e exploratória.

Obtivemos uma predominância masculina com 83,8% com idade média de 33,8 anos. Profissões ligadas ao transporte apresentaram maior proporção de ocorrência de trauma 16,7%.

O processo de enfermagem, ainda, é pouco utilizado atualmente e isso contribui para que pesquisas sejam pouco realizadas nesta temática, sobretudo em pacientes traumatológicos.

Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC.

2007

Brasil

Descreve o uso da estratégia PICO (paciente, internação, comparação e outcome) para a construção da pergunta de

pesquisa e busca bibliográfica.

16 referências

Revisão bibliográfica

Prática baseada em evidências é a utilização da melhor evidência científica para subsidiar a tomada de

decisão clínica.

Ter acesso ao

conhecimento produzido sobre determinado assunto é

fundamental para o desenvolvimento de boas pesquisas

e adequada atuação clínica.

Soares L, Mancussi J, Faro AC 2003,

Brasil

Identificar as publicações científicas sobre trauma ortopédico em idosos, durante o período de janeiro de 1999 a novembro de 2004.

10 artigos

Pesquisa bibliográfica, retrospectiva, de natureza exploratória, descritiva com abordagem quantitativa.

Do total de 2806 artigos, 45 publicações eram relacionadas ao trauma ortopédico em idosos. Houve 67% de publicações internacionais e 33% de artigos nacionais.

Os resultados desse estudo, apontam para a necessidade de se continuar investindo no

desenvolvimento de pesquisas que possam aumentar o conhecimento sobre o problema, de modo a possibilitar intervenções que levem à sua prevenção e, conseqüentemente, melhoria na qualidade da assistência ao idoso portador de trauma ortopédico.

Bongiovanni MS, Bradley SL; Kelley DM.

2005

EUA.

 

Realizar comparações entre os casos relatados e o que se encontra na literatura referente ao assunto trauma ortopédico.

7 casos.

Estudo de caso.

Trauma ortopédico é frequentemente encontrado pelas enfermeiras intensivistas que lidam com clientes seriamente lesionados.

 

O enfermeiro intensivista possui papel fundamental na assistência no reconhecimento de problemas potenciais que podem requerer intervenção imediada.

Hargrove R, Parsons S, Payne R.

2004

Reino Unido.

Apresentar três casos que ocorreram com adolescentes atendidos com lesão na espinha anterior da tíbia.

 

3 casos

Estudo de caso.

São fraturas que passam despercebidas facilmente e geralmente são diagnosticadas como rompimento do ligamento após prática de esporte.

É importante o reconhecimento dessas lesões para que o tratamento apropriado e imediato seja dado.

Knight S, Crouch R.

2005

Reino Unido.

Descrever o caso de uma menina de 15 anos acompanhada de sua mãe. Foi admitida na emergência com uma lesão trivial no dedo da mão esquerda, devido à uma briga de travesseiros.

1 caso

Estudo de caso

A cliente apresentava um econdroma, e não uma fratura simples como se esperava.

Após cirurgia, a cliente apresentou melhora significativa, mas ainda precisa de acompanhamento anual.

Uchoa RB, Fernandes CR.

2003

Brasil.

Descrever um caso de rabdomiólise

fulminante após exercício físico e a correlação do quadro com

hipertermia maligna.

1 caso

Relato de caso

A autópsia revelou edema

agudo de pulmão, coagulação intravascular disseminada e

insuficiência renal aguda conseqüente a rabdomiólise.

É importante pesquisar a susceptibilidade para esta síndrome

em seus familiares a fim de evitar eventos anestésicos com

potencial risco para a vida.

Nairn S, Whotton E, Marshal C, Roberts M, Swann G.

2004

Reino Unido.

Analisar a literatura sobre a esperiência relatada pelo cliente no setor emergencial.

45 referências

Revisão bibliográfica.

Apesar dos níveis de satisfação do cliente serem altos, surgiram alguns problemas durante a revisão, oq eu sugere áreas onde a qualidade do cuidado poderia melhorar.

Foi identificada a natureza  problemática de acessar a experiência do cliente e sugere áreas futuras para que outros pesquisadores possam explorar.

Subbiah N.

2006

 

Reportar alguns pontos importantes sobre a assistência de enfermagem aos clientes com problemas ortopédicos

10 referências

Revisão bibliográfica

É importante que o enfermeiro se mantenha atualizado acerca da assistência ao cliente com problemas ortopédicos.

Através da ênfase nesse tipo de problema, o enfermeiro pode antecipar o surgimento dos problemas e cuidá-los de forma efetiva.

 

Fonte: UFF – Especialização Enfermagem em Emergência. 

 

Nos dias atuais, o aprimoramento da assistência de enfermagem tem ganhado amplo espaço nas discussões acadêmicas e em estudos atuais. A sistematização dessa assistência pode ajudar o enfermeiro a organizar e a atuar de forma mais focal nos problemas do cliente. O processo de enfermagem é primordial as ações de enfermagem em qualquer circunstância, uma vez que se trata de um método eficiente de organização de pensamento para a tomada de decisões e solução de problemas.

Para que isso ocorra, é importante que haja constante observação dos sinais e sintomas demonstrados pelo cliente. Isso demanda tempo e atenção cautelosa às queixas do cliente e às suas reações ao tratamento adotado1. Deste modo, através desses dados, o enfermeiro será capaz de discernir as diversas reações que o cliente possa ter e adotar as condutas adequadas e prioritárias. Trata-se da prática de enfermagem através de evidências, onde há utilização da melhor evidência científica para subsidiar a tomada de decisão clínica2. No caso dos traumas, a prática baseada em evidências ocorre a partir do momento em que o profissional observa as características apresentadas pelo cliente e as compara com outros casos vivenciados ou conhecidos através de estudos e aplica as condutas pertinentes ao caso.

Mais particularmente no trauma ortopédico, o enfermeiro representa papel importante na avaliação do trauma, identificando possíveis problemas que podem ameaçar a vida do cliente. Entende-se que no trauma ortopédico, todas as lesões ósseas, articulares e musculares de origem traumática3. No caso da fratura pélvica, o cliente pode apresentar hemorragia nos órgãos adjacentes, e pode se considerar uma ameaça à vida do cliente4. O objetivo principal deve ser a imobilização, com o intuito de diminuir possíveis lacerações ósseas e consequentemente diminuindo a dor5. O enfermeiro também deve estar atento à hemodinâmica do cliente em caso de hemorragias. 

Em relação à fratura de extremidades, destacam-se dois tipos: a aberta, onde há exposição do osso através de uma lesão aberta. Trata-se de uma lesão que possui riscos potenciais para infecção. Na fratura fechada, não há exposição do osso. Os sintomas apresentados pelo cliente podem ser:

š      Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação;

š      Dificuldade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região;

š      Inchaço e pele arroxeada, acompanhados de uma deformação do membro machucado.
Estudos referem que a fratura tibial anterior pode passar despercebida facilmente. Este tipo de fratura é geralmente diagnosticado como ruptura de ligamento após lesões esportivas6. Certas fraturas nos dedos apresentam fissuras e se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, são preenchidas com tecidos que, ao se expandirem, causam dor intensa além de perda do movimento7. 

Além das fraturas, outro tipo de trauma ortopédico bastante relatado na literatura é a Rabdomiólise. A Rabdomiólise é definida como lesão do músculo esquelético com liberação dos constituintes celulares para o plasma8. A apresentação clínica é extremamente variável. As queixas principais podem ser de sensibilidade, dor, rigidez e cãimbras acompanhadas de debilidade e perda de função.

    Ao ser admitido na emergência, na espera pelo atendimento e com a dor, o cliente pode apresentar piora de seu estado. A dor é um importante indicador para a seriedade nos sintomas do cliente, além de gerar ansiedade durante sua passagem pela emergência9. No que se refere ao trauma ortopédico, o enfermeiro possui papel importante em lidar com a dor relativa. Como provedor direto do cuidado, o enfermeiro possui papel crucial nos aspectos preventivos, curativos e de reabilitação das condições da doença10

 

Conclusão: 

A assistência de enfermagem vem sendo amplamente discutida na literatura atual, refletindo uma preocupação na qualidade da assistência e no bem estar do cliente. Consideramos importante uma ênfase sempre maior na graduação no que se refere à assistência de qualidade ao cliente, independente de sua patologia.

No que se refere ao trauma ortopédico, o “enfermeiro ortopedista” deve possuir conhecimento suficiente para avaliar e identificar fatores de risco para o cliente com trauma e, antecipadamente, atua na assistência evitando complicações. Para tanto, a assistência de enfermagem é essencial em prover informações médicas adicionais, assim como descobertas de uma nova ou anterior lesão traumática que não tenha ainda sido diagnosticada.

A dor é um indicador importante do organismo de que algo não está funcionando adequadamente. Vimos que o relato de dor, ao ser ignorado, pode gerar outros sintomas e até mesmo piorar o estado do cliente. Alguns clientes podem sofrer de traumas múltiplos e, devido à isso, outras lesões podem passar despercebidas ao olhar do profissional. Para tanto, chegamos à conclusão de que uma abordagem rápida com uma equipe bem preparada auxilia no tratamento de lesões traumáticas e norteia a reabilitação funcional do cliente para um resultado positivo

 

Referências Bibliográficas

 

1 – Galvão CM, Sawada NO, Mendes IAC. A busca das melhores evidências. Rev Esc Enferm USP 2003; 37(4):43-50.

2 - Malvestio MA, Sousa RMC. Acidentes de trânsito: caracterização das vítimas segundo o "Revised Trauma Score" medido no período pré-hospitalar. Rev Esc Enferm USP 2002; 36(4): 394-401.

3 - Sampaio, FAA ; Lopes, MV de O  Nursing diagnoses in people with inferior member's trauma Online Braz J. Nurs (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2005 August; 4(2) Available in: www.uff.br/nepae/objn402sampaioetal.htm

4 - Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latino-am Enfermagem 2007 maio-junho; 15(3).

5 – Soares L, Mancussi J, Faro AC. Trauma ortopédico em idosos: Uma revisão de literatura. Rev Paul Enferm 2003 maio; 22(4): 279-81.  

6 - Bongiovanni MS, Bradley SL; Kelley DM. Orthopedic trauma: critical care nursing issues. Crit Car Nurs Quart 2005; 28 (1):60.

7 - Hargrove R, Parsons S, Payne R. Anterior tibial spine fracture – an easy fracture to miss. Accid Emerg Nurs 2004; 12 (3):173-75.

8 - Knight S, Crouch R. From the benign to the ridiculous – A 15-year-old girl with a pathological fracture to left little finger – An interesting case of a pillow fight. Accid Emerg Nurs 2005; 13 (4): 258–260.

9 - Uchoa RB, Fernandes CR - Rabdomiólise Induzida por Exercício e Risco de Hipertermia Maligna. Rev Baian Enf 2003; 13 (1): 63-8.

10 - Nairn S, Whotton E, Marshal C, Roberts M, Swann G. The patient experience in emergency departments: a review of the literature. Accid Emerg Nurs 2004; 12 (3): 159–165.

11 - Subbiah N. Nursing Management of patients with Orthopedic Problems. Nursing J India 2006; 47 (3): 52-8.

 

 

 

 

 

 

 





JSNCARE
Share |