bnnRE01

Produção de uma vídeoaula por acadêmicas de enfermagem: Relato de experiência / Production of a video classes for nursing students: Experience report / Producción de un video-clases para los estudiantes de enfermería: relato de experiencia.
 

Alves, A.C.[1]; Gaspar, A. C. 2; Costa, M.B.3

________________________________________________________

 
[1],2,3 Acadêmicas de Enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. 

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem conta com diversos recursos, dentre eles a educação à distância (EAD). Uma das modalidades da EAD é a utilização de vídeo-aula, uma estratégia que permite a definição de objetivos específicos para o aprendizado. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de uma vídeoaula proposta pela disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. A elaboração da vídeoaula contou com quatro momentos distintos: Leitura de artigos e análise de vídeoaulas no ambiente virtual da disciplina de PPE III; Confecção de um roteiro de filmagem; Gravação das falas e cenas contidas na vídeoaula; E por fim a edição da vídeoaula. Através desta nova experiência foi possível desenvolvermos um olhar diferenciado para o processo de ensino. Mesmo após as dificuldades encontradas, julgamos esta atividade bastante enriquecedora para nossa licenciatura em enfermagem.

Descritores: Enfermagem, Gravação em Vídeo, educação à distância. 

Abstract

The teaching-learning process has several features, including distance education (DE). One of the modalities of distance learning is the use of instructional video, a strategy that allows you to set specific goals for learning. This article deals with is an experience report on developing a video classes proposed by the discipline of Research and Practice III, Universidade Federal Fluminense. The development of video classes had four different times: Read articles and analysis of video classes in the virtual environment of the discipline of PPE III Preparation of a shooting script, recording the speeches and scenes contained in the video classes, and finally editing the video classes. Through this new experience could develop a different view to the teaching process. Even after the difficulties encountered, we believe this activity very enriching for our degree in nursing

Keywords: Nursing, Video Recording, distance education.

Resumen

El proceso de enseñanza-aprendizaje tiene varias características, incluyendo la educación a distancia (DE). Una de las modalidades de educación a distancia es el uso de video instructivo, una estrategia que le permite establecer metas específicas para el aprendizaje. En este artículo se trata de una experiencia en el desarrollo de algunas clases de video propuesto por la disciplina de la Investigación y la Práctica III, la Universidad Federal Fluminense. El desarrollo de las clases de vídeo tuvo cuatro momentos distintos: artículos de lectura y análisis de las clases de vídeo en el entorno virtual de la disciplina de los EPI III Elaboración de un guión de rodaje, la grabación de edición de los discursos y las escenas que figuran en las clases de vídeo y, finalmente, las clases de vídeo. A través de esta nueva experiencia podría desarrollar un punto de vista diferente al proceso de enseñanza. Incluso después de las dificultades, creemos que esta actividad muy enriquecedora para nuestra licenciatura en enfermería.

Palabras clave: Enfermería, Grabación en Video, la educación a distancia.
 

Introdução

Atualmente, para que aconteça a transmissão de conhecimento de um professor para seu aluno não é mais necessário que ocorra um encontro presencial entre estes. O processo de ensino-aprendizagem conta com diversos recursos, dentre eles a educação à distância (EAD).

Uma das modalidades da EAD é a utilização de vídeo-aula, uma estratégia que permite a definição de objetivos específicos para o aprendizado. Esta se mostra didaticamente eficaz quando desempenha uma função informativa exclusiva, na qual se almeja transmitir informações que precisam ser ouvidas ou visualizadas 1.  

A partir da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III (PPE III), cursada por acadêmicas de enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, tivemos a oportunidade de entrar em contato com a modalidade de EAD e como produto final da disciplina produzir uma vídeoaula direcionada à educação de técnicos de enfermagem, tendo como tema a técnica de aferição de pressão arterial pelo método aneróide.

 

Objetivo

            Relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem na elaboração da vídeoaula proposta pela disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III.

Metodologia

            Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração da vídeoaula, que teve como cenário o setor de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói.

A elaboração da vídeoaula contou com quatro momentos distintos: Leitura de artigos e análise de vídeoaulas no ambiente virtual da disciplina de PPE III; Confecção de um roteiro de filmagem; Gravação das falas e cenas contidas na vídeoaula; E por fim a edição da vídeoaula.

 

Resultados

A leitura de artigos e a análise de vídeoaulas. 

         A disciplina de PPE III exige de seus alunos um compromisso semanal com atividades diversificadas, para que o aluno torne-se capaz de produzir um vídeo educativo.

         Portanto, durante algumas semanas foram realizadas tarefas de leitura de artigos, e de avaliação de vídeoaulas, desenvolvendo uma capacidade de avaliação crítica por parte do discente. Todas essas atividades são realizadas em um ambiente virtual da própria disciplina.

Desta maneira, o aluno começa a se familiarizar com questões necessárias para a produção de um vídeo adequado para o processo de ensino e aprendizagem a distância, como a definição de um tema e o passo a passo para seu desenvolvimento, a linguagem adequada para o público alvo, a qualidade do áudio e de imagem, a necessidade de recursos como legendas, entre outros fatores essências para a confecção de um material de qualidade.

Estas atividades da disciplina foram realizadas através de um website e são úteis para demonstrar algumas dificuldades que os alunos podem encontrar para realizar tarefas longe de um professor.

Isto nos leva a entender que o conteúdo a ser explicitado em um material de educação a distância deve possuir uma linguagem clara e objetiva, evitando que as dificuldades encontradas pelo aluno sejam fatores desestimulantes, e sim se torne uma situação de desafio que leve o discente a buscar a solução para a atividade proposta.

        

A confecção de um roteiro de filmagem

         Neste momento, os alunos devem se reunir e realizar um planejamento que contenha as etapas que o vídeo irá contemplar com os objetivos específicos, o material a ser utilizado, e o tempo destinado a cada ação, para que não exista a possibilidade de perder o foco do que se pretende realizar.

         Além também de definir as responsabilidades, já que não são todos os alunos que possuem habilidades para atuar e produzir um vídeo. Logo é necessário que seja reservado um momento para o ensaio da dramatização.

         Este planejamento junto com a produção de um cronograma para a realização de atividades é muito importante quando se trata de uma disciplina que não exige encontros presenciais, permitindo aos alunos uma maior organização, evitando então que tarefas essenciais deixem de ser cumpridas.

 

 Gravação das falas e cenas contidas na vídeoaula

Gravar as cenas que compõe a vídeoaula não foi uma tarefa fácil. Deparamos-nos com diversos problemas, como a falta de recursos materiais, já que contávamos apenas com uma câmera digital, com a ausência de um local apropriado, visto que tivemos que gravar as cenas em um espaço do hospital que estava sendo utilizado, logo o barulho foi o principal vilão. Tivemos que repetir diversas vezes as cenas, pois em muitos momentos fomos surpreendidas por barulhos normais de um setor de um hospital em pleno funcionamento. Encontramos também obstáculos pessoais na hora das gravações, afinal entre nosso grupo não existiam alunos com experiências em contracenar.

As falas da vídeoaula foram gravadas após a filmagem das cenas. Isto foi necessário já que o áudio do vídeo contava com muitos ruídos do ambiente, devido à falta de material e espaço adequado.

 

Edição da vídeoaula

         Este último momento foi reservado para a junção das cenas com as falas gravadas e a edição da vídeoaula como um todo. Para tal, utilizamos o programa Windows Live Movie Maker, constituindo uma etapa bastante trabalhosa.

         Encontramos dificuldades em sincronizar as cenas com as falas e as legendas, pois era necessário que todos estes itens iniciassem e terminassem em um mesmo tempo.

         Tivemos a preocupação em acrescentar no decorrer de todo o vídeo legendas como estratégias de reforço ao aprendizado, pois durante as avaliações de vídeoaulas realizadas por cada uma de nós, percebemos que a junção de legendas com o áudio e a imagem permite um maior entendimento por parte do ouvinte. 

Conclusão

         Através desta nova experiência foi possível desenvolvermos um olhar diferenciado para o processo de ensino. Pudemos perceber que a utilização de uma linguagem clara pelo docente, é parte essencial do ato de ensinar, para que então o processo de aprendizado seja realizado com êxito.

         Poder realizar uma disciplina online durante nossa graduação, foi muito importante no que tange a uma vivência diferenciada. Entretanto, ainda mais importante foi à experiência de produzir um material destinado ao ensino a distância.

         Nós, acadêmicas de enfermagem e licenciatura, somos alertadas no decorrer de nossa graduação sobre a importância de mantermos uma postura educativa. Através desta disciplina cursada foi possível desenvolvermos um pouco desta atividade.

Mais importante do que colocarmos em prática nossa atividade de docente, foi à questão de adquirirmos conhecimento hábil para desenvolvermos uma modalidade de ensino atual.

Sobre as dificuldades encontradas para a gravação das imagens e edição do vídeo, atribuímos à falta de estrutura física adequada e acreditamos que isto não teria sido tão complicado se tivéssemos acesso a um programa que oferecesse mais recursos.

Logo, julgamos esta atividade bastante enriquecedora para nossa licenciatura em enfermagem.
 

Referências Bibliográficas

 

1.        Arroio, A.; Giordan, M. O VÍDEO EDUCATIVO: ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Rev.

 

2.        Spanhol, G. K. ; Spanhol, F.J.Processos de Produção de vídeoaula. Novas tecnologias em educação. CINTED-UFRGS. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:kmlpFMqU6BsJ:scholar.google.com/+aprendizado+por+video-aula&hl=pt-BR&as_sdt=2000. Acessado: 26/11/2010.

 

3.        Arroio, A.; Giordan, M. O Vídeo Educativo: Aspectos da Organização do Ensino. Disponível em: http://www.ritla.net/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=154. Acessado: 26/11/2010.

 

4.         Marangoni, R.; Maia, R. Ambiente interativo de aprendizagem: módulos de áudio-conferência e vídeo-aula para o Moodle. Workshop em Informáti ca na Edu cação (sbie ) 200 7XVIII Simpós io B rasileiro de Inf orm ática na Edu c ação - S BIE - Mackenzie – 2007. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/662/648. Acessado: 26/11/2010.

 

5.        Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem - NEPAE e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra. Disponível em: www.uff.br/nepae. Acessado: 26/11/2010.

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).