O ensino na enfermagem: Relato de experiência sobre a construção de uma videoaula.

Patrícia Marques Fonseca, Isabel CF da Cruz

Resumo


A enfermagem como profissão do cuidado em saúde lança mão da educação, esta não entendida somente como transmissão de conteúdo, mas também como a adoção de práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos em se tratando da condução de suas vidas. Os métodos pedagógicos devem ter o potencial de conduzir o ensino para alcançar a devida finalidade. Ao se refletir na abordagem do tema a ser ensinado, o educador deve focar-se mais na maneira de como passar o conteúdo devido; assim a ministração de uma aula pode tornar-se mais produtiva especialmente no tocante ao ensino enfermeiro-paciente. Este estudo trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem do oitavo período. O objetivo é descrever a construção de um método didático para adultos e idosos com nível de escolaridade até a quarta série ou quinto ano do ensino fundamental. A atividade foi proposta através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. 

 


Palavras-chave


Enfermagem, Educação em saúde, Métodos pedagógicos, Idoso

Texto completo:

HTML

Referências


Referências

- Pereira AL. Educação em saúde. In: Ensinando a cuidar em Saúde Pública.

Difusão, 2003. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf > Acesso em 20 de março de 2013.

- Góes FGB, Cava AML. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no cuidado à criança hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(4):932-41. Disponível em < http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v11/n4/pdf/v11n4a19.pdf > Acesso em 20 de março de 2013.

– Vialli A, Motta RAM, Oliveira AS, et al. Gestão do Enriquecimento da Elaboração de Vídeo-aulas: uma Proposta de Aumento da Interatividade Entre Professor e Estudante. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – 2011. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf > Acesso em 21 de março de 2013.

Recomendado

Morán JM. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicacão e Educacão, São Paulo, (2): 27 a 35, .jan./abr. 1995. Disponível em; http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685. Acessado em 20 de Março de 2013.

Vídeos recomendados

Meditação em um instante. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ.

Vídeo Aula – Criando uma video aula. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bAFEY7uvCZo. Acessado em 3 de fevereiro de 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).