Indo muito além do sistema de cotas na Universidade: quais outras estratégias são necessárias para superação da discriminação institucional?

Isabel CF da Cruz

Resumo


Resumo. Problema. Ação das forças motoras obscuras que visam manter inalteradas as estruturas discriminatórias nas instituições universitárias, neutralizando todo o potencial que o sistema de cotas, em especial as raciais, oferece no sentido de fazer docentes e estudantes vivenciarem a Educação como a mais profunda experiência humana. Método: Uma busca na base Scielo utilizando os descritores cotas e política afirmativa nos deu como resultado 16 artigos publicados entre 2002 e 2010. Selecionei para análise os artigos publicados entre 2012 e 2008, totalizando 6 artigos. Resultados. As pesquisas revelam que os estudantes oriundos do sistema de cotas desempenham de maneira similar aos demais da instituição, todavia há uma nova forma operacionalização do racismo à medida em que o estudante é discriminado ou se percebe inferior não por ser “negro ou negra”, mas por ser “cotista”. Conclusão. Se e quando a universidade e todo o seu corpo social trabalharem efetivamente pela plena realização de uma política que o movimento social conquistou para toda a sociedade pelas vias democráticas estarão educando pelo exemplo. 

Palavras-chave


Cotas Raciais; Política Afirmativa; Racismo Institucional; Universidade; Educação; Racial Quotes; Affirmative Action; Institutional Racism; University; Education

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Referências


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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).