Journal of Specialized Nursing Care

Nursing with Bladder Catheter in Intensive Care Patients - literature review

Cuidados de Enfermagem com o Cateter Vesical em pacientes de Terapia Intensiva: Revisão Sistematizada da Literatura

Lauana Carneiro Madureira Todesco, Enfermeira. Pós-graduando em Enfermagem em Cuidados Intensivos Adulto e Idoso pela Universidade Federal Fluminense (UFF). enf.lauana@yahoo.com.br

Isabel Cruz, Doutora em Enfermagem. Titular na Universidade Federal Fluminense. isabelcruz@uol.com.br

Abstract: The Center for Intensive care unit (ICU) is an important focus when it comes to healthcare practices. In the United States , patients hospitalized in an ICU have 3 to 5 times more hospital infection rates. Some results indicated that urinary tract infection can be reduced by avoiding nursing intervention unnecessary insertion of the device and limiting the time of catheter use. The evidence describing the nursing care that must be performed by health care professionals, including: caution during the procedure; frequency of catheterization; material suitable for the procedure, use of sterile equipment, sterile technique during installation and handling catheter, avoiding unnecessary catheterization in the patient; limiting the time of catheter along with the medical staff, hand hygiene before and after handling the catheter; proper hygiene from meatus and replacing the drainage system if it is violated. This study allowed the preparation of a summary of care that must be performed by the nursing staff for the care practices are more effective and safer for the patient.

Key-words: Urinary Catheterization; Urinary Tract Infections; Nursing Care

Resumo: O Centro de Terapia intensiva (CTI) é um importante foco quando se fala em práticas assistenciais. Nos Estados Unidos, os pacientes hospitalizados em um CTI apresentam 3 a 5 vezes mais taxas de infecção hospitalar. Alguns resultados indicaram que a infecção do trato urinário pode ser reduzida através da intervenção de enfermagem evitando a inserção desnecessária do dispositivo e limitando o tempo de uso do cateter. As evidências encontradas descrevem os cuidados de enfermagem que devem ser executados pelos profissionais de saúde, incluindo: cuidado durante a execução do procedimento; periodicidade de cateterização; material adequado para a realização do procedimento; utilização de equipamento estéril; técnica asséptica durante a instalação e manuseio do cateter; evitar cateterização desnecessário no paciente; limitar o tempo de uso do cateter juntamente com a equipe médica; higiene das mãos antes e após a manipulação do cateter; higiene adequada do meato uretral e substituição do sistema de drenagem caso este seja violado. A realização deste estudo permitiu a elaboração de uma síntese de cuidados que devem ser realizados pela equipe de enfermagem para que as práticas assistenciais sejam mais eficazes e seguras para o paciente.  

Palavras-chave: Cateteres de demora; Cuidados de Enfermagem; Infecções relacionadas a cateter

Problema:
        

O Centro de Terapia intensiva (CTI) é um importante foco quando se fala em práticas assistenciais. Nos Estados Unidos, os pacientes hospitalizados em um centro de terapia intensiva apresentam 3 a 5 vezes mais taxas de infecção hospitalar do que pacientes internados em outra unidade de tratamento1.

Vários fatores podem estar envolvidos na ocorrência de infecções hospitalares, incluindo a fonte de infecção, o agente infeccioso, a via de transmissão, a susceptibilidade do hospedeiro e o meio ambiente2.

As infecções mais frequentes e com maior gravidade potencial são aquelas relacionadas à inserção de dispositivos invasivos incluindo a infecção do trato urinário em pacientes cateterizados entre outros3. A infecção do trato urinário é responsável por 40% das infecções hospitalares e constitui um indicador clínico de qualidade de atendimento considerando que existem medidas preventivas conhecidas para diminuir sua ocorrência4.

O paciente submetido a uma única cateterização tem um risco de 1 a 2% de desenvolver infecção do trato urinário, sendo este risco aumentado para 5% ao dia5.

O cateter urinário é rotineiramente utilizado para monitorar a função urinária do paciente, visto a debilidade do mesmo em realizar suas necessidades fisiológicas, seja por incontinência urinária seja por retenção urinária, necessitando então de mecanismos invasivos e suporte assistencial para realizá-las. Constituem indicação para o uso do cateter vesical as seguintes condições: incontinência e retenção urinária; pacientes com restrições pós-operatórias; cirurgias urológicas; para a coleta de amostras urinárias e até mesmo para irrigação da bexiga5-6.

O cateterismo vesical divide-se em 3 modalidades: o cateterismo de alívio e cateterismo intermitente, onde os dispositivos são retirados logo após o esvaziamento da bexiga. Tais modalidades representam pequenas taxas de infecção do trato urinário enquanto o cateterismo vesical de demora representa uma maior taxa de infecção, que aumenta progressivamente se o dispositivo permanecer por mais de 72 horas nas vias urinárias do paciente4.

Esse tipo de infecção está incluído na lista de danos evitáveis, exceto se no momento de admissão hospitalar o paciente já apresentar a mesma6.

Para reduzir a ocorrência de infecções do trato urinário associado ao cateter, algumas medidas vêm sendo sugeridas tais como: tipo de cateter; técnica de inserção do cateter; sistema coletor e os cuidados diários relacionados a manutenção5.

De acordo com o grande número de infecções do trato urinário, faz-se necessário uma intervenção adequada e baseada em saberes técnico-científicos que incluem anatomia da região genital; técnicas de assepsia no local de inserção do cateter e manutenção do mesmo7.

         De acordo com o exposto e mediante a realização deste estudo, buscaram-se evidências científicas na literatura sobre os cuidados de enfermagem frente à instalação e manuseio do cateter vesical com a finalidade de reduzir o potencial de infecção.  

Significância/Justificativa:  

É de extrema importância que o enfermeiro saiba quais são os cuidados de enfermagem que podem ser realizados durante a instalação e manuseio do cateter vesical para diminuir os riscos de infecção e consequentemente diminuírem o tempo de hospitalização desses pacientes no centro de terapia intensiva. Sabendo que o enfermeiro é o profissional que passa mais tempo com o paciente e que é o responsável pela instalação do dispositivo, é crucial que este desenvolva atividades de assistência em relação às eliminações urinárias e desenvolva ações que vão desde a promoção da saúde aos cuidados agudos.  

Questão Clínica:  

No cliente de alta complexidade, quais são os cuidados de enfermagem que podem ser desenvolvidos para reduzir o potencial de infecção do trato urinário?

Com o estudo pretendeu-se identificar na produção científica de enfermagem, utilizando a estratégia PICO a melhor evidência disponível para o cuidado do cliente de alta complexidade em uso de cateter vesical a fim de reduzir o potencial de infecção do trato urinário.

Foram utilizados operadores booleanos (AND e OR) e combinação dos componentes da estratégia PICO: (P) AND (I) AND (C) AND (O). Sendo (P), referente à Cliente de alta complexidade (I) cuidados de Enfermagem com o cateter vesical; (C) não há controle e; (O) Redução do potencial de infecção do trato urinário, conforme tabela 1.

A busca de evidências disponíveis acerca da temática objetivou em última instância prestar um melhor atendimento ao paciente, que não só correspondam as determinações éticas e legais, mas que, contribuam, para a melhora do estado geral do paciente.  

Acrômio

Definição

Descrição

P

Paciente ou diagnóstico de enfermagem

Cliente de alta complexidade

I

Prescrição

Cuidados de Enfermagem com o cateter vesical

C

Controle ou comparação

Não há controle

O

Resultado

Redução do potencial de infecção do trato urinário

 

 

 

 

Metodologia:  

Pesquisa bibliográfica computadorizada nas bases de dados On Line Brasilian Journal of Nursing; Texto Contexto de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem da USP; Acta Paulista de Enfermagem e American Journal Of Critical Care, utilizando os descritores extraídos do DeCS/MeSH da Bireme.Utilizado o Descritor Inglês: Urinary Tract Infections; Descritor Português: Infecções urinárias. Os artigos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: artigos publicados de 2007 a 2012 com texto completo disponível e abordagem em cateterismo vesical e infecção urinária. Foi realizada leitura interpretativa e a análise dos resultados foi feita através do Microsoft Office Excel 2007 através de dados compilados em planilhas que continham informações referentes à cateterização vesical. Após análise das planilhas os resultados foram expostos de forma que não houvesse repetição dos dados.

A combinação dos componentes da estratégia PICO também foi utilizada, sendo P (caracterizado por cliente de alta complexidade); I (cuidados de enfermagem com o cateter vesical); C (não há controle) e O (redução do potencial de infecção do trato urinário).  

Discussão

 

Autor (es), Data e País

Objetivo da pesquisa

Força da evidência

Tipo do estudo e instrumentos

Principais achados

Conclusões do autor

Mazzo AM, Godoy S, Alves LM, Mendes IAC, Trevizan MA, Rangel EML.
Abril / 2011.

Brasil

Verificar a existência de fatores relacionados à padronização do cateterismo urinário e caracterizar as instituições que a utilizam.

Tipo IV

Estudo descritivo de abordagem quantitativa

Dados relacionados as facilidades e dificuldades relacionadas a padronização do procedimento.

Necessidade de reavaliar a padronização e quais estratégias de treinamento são passíveis de aplicação na prática clínica.

Oliveira ACO, Horta B, Martinho GH, Dantas LV, Ribeiro MM. 2007

Brasil

Determinar a incidência de infecção hospitalar, sua possível relação com a ocorrência da colonização por microorganismos resistentes, os principais agentes dessa colonização e a taxa de mortalidade nesta unidade.

Tipo IV

Estudo epidemiológico prospectivo e descritivo

Detectou altas taxas de infecção hospitalar no Centro de terapia intensiva. Detectou a prevalência de patógenos resistentes como a Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii. Alta taxa global de mortalidade também foi observada.

Os resultados reafirmaram a necessidade de esforços para o controle de infecção e resistência bacteriana refletindo sobre a adoção de medidas tais como o uso de equipamentos de proteção individual, procedimentos invasivos, higienização das mãos e educação permanente da equipe assistencial.

Conterno LO, Lobo JÁ, Masson W. Janeiro / 2011. Brasil.

 

Avaliar o uso do cateter vesical nos pacientes adultos internados nas enfermarias de hospital universitário

 

Tipo II

 

Revisão Sistemática de estudos de Coorte

 

Maiores taxas de infecção do trato urinário em pacientes que permaneceram com o  cateter vesical por tempo prolongado.

 

Identificou falhas no processo assistencial potencialmente modificáveis e importantes para prevenção da infecção do trato urinário por cateter vesical .

 

 

 

Fernandes MVL, Lacerda RA, Hallage NM.

Março / 2006.
Brasil

Contribuir com novas práticas de controle e prevenção de infecção hospitalar

Tipo IV

Pesquisa Bibliográfica

Unanimidade sobre a relação entre a redução do cateter vesical e seu tempo de permanência e a diminuição de incidência e prevalência de infecção do trato urinário. Outro fator é a prática adequada de sua inserção e manutenção.

 

A validação de práticas mostrou-se eficaz. Concluiu que a importância dada a uma prática não é condição suficiente para sua avaliação, se sua construção não for validada.

 

Elpern EH, Killeen K, Ketchem A, Wiley A,      Patel G,    Lateef O.
Abril / 2012

Colombia

Avaliar a eficácia de intervenção para reduzir infecção do trato urinário associado ao cateter em uma unidade de terapia intensiva.

Tipo II

Estudo experimental, comparativo.

Grande número de pacientes em uso de cateter vesical sem indicação e uso considerado impróprio.

A implementação de uma intervenção para julgar a adequação de cateteres urinários pode resultar em reduções significativas na duração da cateterização e ocorrência de infecção do trato urinário.

Oliveira R, Azevedo N, Cruz ICF, Andrade M, Santo FHE.

Identificar a melhor evidência disponível para o cuidado de enfermagem ao ciente e família face aos riscos de ocorrência de infecção do trato urinário.

Tipo IV

Revisão Sistemática de Literatura

Alto percentual de infecção do trato urinário; maior incidência em pessoas do sexo feminino e E. Coli o patógeno mais comum nesse tipo de infecção.

O cuidado relacionado à execução do procedimento consiste em: periodicidade, material adequado e técnica asséptica; tais condutas reduzem a incidência das Infecções e constituem a melhor forma de evitá-las seja nos cateterismo intermitente e de demora.

Gallagher DK, Blegen MA.

Março / 2009

Filadélfia

Explorar a relação entre a proporção de enfermeiros certificados em uma unidade e risco de dano aos pacientes.

Tipo IV

Estudo não experimental, correlacional, transversal.

Certificação de especialidade e competência dos enfermeiros está relacionada à segurança dos pacientes. 

A especialização de enfermeiros está associada com a prática assistencial. Quer ou não o percentual de enfermeiros especialistas em uma unidade torna uma característica aditiva.

Broek PVD,
Wille JC, Benthem HBBV, Perenboom RJM, Marle MEVDAV, Weise BSN. 
Maio / 2011
Holanda

Avaliar a eficácia de um programa de intervenção para melhorar a adesão às recomendações para reduzir o uso de cateteres uretrais.

Tipo II

Estudo Experimental comparativo

Grande utilização de cateteres uretrais em pacientes por um logo período de tempo.

A implementação de um guia de recomendações podem levar a uma melhor aderência à orientação e redução de custos. Os hospitais que utilizam muitos cateteres uretrais podem esperar uma redução do uso do dispositivo.

Guggenbichler JP, Assadian O, Boeswald M, Kramer A.

Dezembro /2011

Germania

Revisar as causas, freqüência e medidas preventivas contra infecções associadas aos dispositivos intravasculares.

Tipo IV

Revisão de Literatura

A presença de dispositivos implantáveis em qualquer local do corpo é um risco e encoraja a residência persistente do microorganismo no trato urinário.

Sensibilizar os profissionais com ênfase no ensino e formação de habilidades, estabelecimento de sistemas de vigilância e monitoramento parecem ser as principais estratégias utilizadas para alcançar a redução e prevenção de infecções.

Conway LJ, Larson EL.

Setembro / 2011

Colômbia

Analisar e comparar as orientações para evitar infecção do trato urinário associada ao cateter; examinar a associação entre iniciativas federais e diretrizes e recomendar práticas para prevenção de infecção do trato urinário associada ao cateter.

Tipo IV

Revisão de Literatura

A necessidade de seguir rigorosamente os processos de cateterização através de diretrizes para minimizar o risco de infecção ao paciente.

Priorização do uso apropriado do cateter e remoção precoce, inserção asséptica e manutenção de um sistema fechado de drenagem urinária reduzem o risco de infecção do trato urinário.

Aguiar DF, Lima ABG, Santos RB.
Setembro / 2008
Brasil

Analisar as publicações científicas e técnicas sobre os procedimentos de precauções-padrão em periódicos nacionais e internacionais e destacar aspectos importantes dos artigos no que se refere ao papel da enfermeira na prevenção e controle da infecção hospitalar.

Tipo IV

Revisão de literatura

Os profissionais de saúde que prestam assistência direta devem saber quais são as infecções que afetam mais freqüentemente seus pacientes. Isso possibilita que eles fiquem mais alerta aos primeiros sinais e/ou sintomas de infecção e intervenham imediatamente, se necessário.

Deve ser desenvolvido um manual compilado com instruções e práticas recomendas para o cuidado dos pacientes. Deve ser desenvolvido e atualizado pela equipe de controle de infecção hospitalar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Síntese das evidências científicas:

Discussão dos resultados sobre as evidências científicas:

Neste estudo foram identificados os cuidados de enfermagem ao paciente em uso de cateter vesical com potencial de risco para infecção, explicitando os cuidados que devem ser tomados com este dispositivo em um centro de terapia intensiva

Oliveira1 (2007) realizou um estudo buscando identificar a melhor evidência para o cuidado de enfermagem ao cliente frente aos riscos de infecção do trato urinário. O autor afirma que a infecção do trato urinário associado ao cateter tem como ação prioritária o cuidado relacionado à execução do procedimento. A periodicidade, material adequado, equipamento estéril e técnica asséptica são pontos que devem ser avaliados no ato da cateterização.

Elpern6 (2012) apresentou resultados que indicaram que a infecção do trato urinário pode ser reduzida através da intervenção de enfermagem evitando a inserção desnecessária do dispositivo e limitando o tempo de uso do cateter. A higienização das mãos antes e após a manipulação do dispositivo também foi citada pelo autor como medida eficaz para redução do potencial de infecção. Elpern destacou também a importância da higiene do meato uretral. Outra questão comentada pelo autor foi em relação à violação do sistema de drenagem que é citado como ponto de risco para infecção devendo os profissionais responsáveis substituí-los utilizando técnica asséptica.

Fernandes8 (2006) descreve que as condições de manutenção do cateter correspondem à fixação adequada do dispositivo; posicionamento da bolsa coletora baixo do nível da bexiga e o fluxo urinário desobstruído.

Mazzo4 (2011) relata a necessidade de uma técnica padrão baseada na literatura para a realização do procedimento. As diferentes formas de conduta profissional são uma problemática para o autor, visto que os profissionais não são capazes de reproduzir a mesma técnica uma vez que são executados por profissionais diferentes.

Mediante a realização deste estudo, o enfermeiro desempenha importante papel frente à prevenção de infecção do trato urinário relacionado ao cateterismo vesical. A literatura fornece técnicas que auxiliam o profissional no seu cotidiano e direcionam o trabalho para a segurança do paciente. Os métodos de prevenção de infecção devem ser praticados em todas as unidades de saúde, contudo, na terapia intensiva este cuidado deve ser intensificado visto o quadro clínico do paciente que é mais vulnerável.

A compreensão dessa realidade é de suma importância para o profissional de enfermagem, tanto na mensuração da qualidade dos cuidados prestados quanto nos custos deste procedimento para a instituição.

Ao término deste estudo verifica-se que o assunto necessita ser mais bem explorado, ficando como sugestão a utilização de check lists para garantir que todos os passos da cateterização vesical foram respeitados, bem como uma avaliação do procedimento e estratégias de treinamento para atualizar o conhecimento.

De acordo com os dados evidenciados observa-se a necessidade de uma intervenção de enfermagem eficaz principalmente quando o paciente encontra-se hospitalizado em um centro de terapia intensiva estando vulnerável a infecções devidas aos dispositivos nele instalados.

Este estudo apresentou diversas formas de cuidado de enfermagem voltado para a cateterização vesical. Entre todos os cuidados apresentados evidenciou-se que, o tempo de permanência do cateter vesical foi o mais significante sendo citado pela maioria dos autores como fator crucial a ser considerado pela equipe de enfermagem.

Percebeu-se a necessidade dos profissionais em buscar evidências científicas para prestar cuidados ao paciente identificando condutas que auxiliem na tomada de decisões.

 Resposta à pergunta clínica baseada em Evidência Científica:

 As evidências encontradas descrevem os cuidados de enfermagem que devem ser executados pelos profissionais de saúde, incluindo: cuidado durante a execução do procedimento; periodicidade de cateterização; material adequado para a realização do procedimento; utilização de equipamento estéril; técnica asséptica durante a instalação e manuseio do cateter; evitar cateterização desnecessário no paciente; limitar o tempo de uso do cateter juntamente com a equipe médica; higiene das mãos antes e após a manipulação do cateter; higiene adequada do meato uretral e substituição do sistema de drenagem caso este seja violado.

Segundo Conterno5, é imprescindível que os profissionais de enfermagem tenham conhecimento suficiente que lhes assegurem segurança e atitude pró-ativa em relação aos pacientes em uso de cateter vesical, incluindo na rotina diária dos cuidados a estes pacientes, o questionamento sobre as necessidades de manutenção do cateter vesical como uma das medidas comprovadamente efetivas de redução do seu tempo de uso.

Para Oliveira9-10-11, o papel do enfermeiro é fundamental para a prevenção de infecção do trato urinário cabendo a este profissional a elaboração de protocolos de ação objetivando prevenir e/ou reduzir a ocorrência de infecção associada ao uso do cateter além de acompanhamento adequado como estratégia de prevenção.

 Conclusões:

         Conforme dito no decorrer do trabalho, vários podem ser os motivos para que o paciente faça uso do cateter vesical. Os pacientes em uso de dispositivo apresentam um risco elevado de desenvolver infecção do trato urinário, principalmente os hospitalizados em um centro de terapia intensiva, uma vez que seu quadro clínico é crítico e necessita de monitorização contínua por parte da equipe de enfermagem.

A realização deste estudo permitiu a elaboração de uma síntese de cuidados que devem ser realizados pela equipe de enfermagem ou pela equipe que vai realizar a cateterização para que as práticas assistenciais sejam mais eficazes e seguras para o paciente. A realização de um procedimento com base nas melhores evidências torna o cuidado mais centrado no paciente e contribui para uma redução das complicações.

Portanto, o enfermeiro deve avaliar criticamente junto com sua equipe a necessidade de cateterizar um paciente analisando o custo-benefício e que riscos o procedimento oferece ao paciente. Logo, a prática baseada em evidências é uma forma de respaldar o profissional de saúde em suas atividades e manter um nível de conhecimento atualizado a respeito do assunto pesquisado.  

Referências:  

1.     Oliveira AC, Horta B, Martinho GH, Dantas LV, Ribeiro MM. Infecção Hospitalar e Resistência Bacteriana em Pacientes de um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário. OBJ Nursing [periódico na internet]. 2007 Abr [acesso em 2012 Aug 23]. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2007.837/208

2.     Aguiar DF, Lima ABG, Santos RB. Uso das precauções-padrão na assistência de enfermagem: um estudo retrospectivo. Esc Anna Nery Rev Enferm [periódico na internet] 2008 set. [acesso em 2012 Aug 25]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452008000300027&script=sci_arttext

3.     Guggenbichler JP, Assadian O, Boeswald M, Kramer A. Incidence and Clinical Implication of Nosocomial Infections Associated with Implantable biomaterials – Catheters, Ventilator-Associated Pneumonia, Urinary Tract Infections. American Journal of Critical Care [periodico na internet] 2011. [acesso em 2012 set 21]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3252661/

4.     Mazzo A, Godoy S, Alves LM, Mendes IAC, Trevizan MA, Rangel EML. Cateterismo Urinário: Facilidades e Dificuldades relacionadas à sua Padronização. Texto Contexto Enferm [periódico na internet]. 2011 Jun [acesso em 2012 Aug 23]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000200016&lng=pt&nrm=iso

5.     Conterno LO, Lobo JA, Masson W. Uso Excessivo de Cateter Vesical em Pacientes Internados em Enfermarias de Hospital Universitário. Rev Esc Enferm USP [periódico na internet]. 2011 Jan [acesso em 2012 Aug 24]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n5/v45n5a09.pdf

6.     Elpern EH, Killeen K, Ketchem A, Wiley A, Patel G, Lateef O. Reducing Use of Indwelling Urinary Catheters and Associated Urinary Tract Infections. American Journal of Critical Care [periódico na internet] 2009 Nov. [acesso em 2012 Aug 24]. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/18/6/535.full.pdf

7.     Conway LJ, Larson EL. Guidelines to prevent catheter-associated urinary tract infection: 1980 to 2012. American Journal of Critical Care [periodico na internet] 2012 mai. [acesso em 2012 nov 5]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3362394/

8.     Fernandes MVL, Lacerda RA, Hallage NM. Construção e Validação de Indicadores de Práticas de Controle e Prevenção de Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter. Acta Paul Enferm [periódico na internet] 2005. [acesso em 2012 Aug 24]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n2/a09v19n2.pdf

9.     Oliveira R, Azevedo N, Cruz ICF, Andrade M, Santo FHE. Infecção do Trato Urinário: Pesquisando Evidências para o Cuidado de Enfermagem. OBJ Nursing [periódico na internet] 2008. [acesso em 2012 Aug 28]. Disponível em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2008.1825/438

10. Kendall-Gallagher D, Blegen MA. Competence and Certification of Registered Nurses and Safety of Patients is Intensive Care Units. American Journal of Critical Care [periódico na internet] 2009. [acesso em 2012 Aug 24]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2717746/

11. Broek PJVD, Willw JC, Benthem HBBV, Perenboom RJM, Marle MEVDAV, Niel-Weise BSN. Urethral Catheters: Can We Reduce Use?  American Journal of Critical Care [periodic na internet] 2011. [acesso em 2012 set 17]. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/18/6/535.full.pdf+html



 

 





JSNCARE
Share |