The nurse's challenges regarding patient safety in preventing pressure injuries in intensive care unit patients.- Systematized Literature Review.

 

Os desafios do enfermeiro frente a segurança do paciente na prevenção de lesão por pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva.- Revisão Sistematizada de Literatura.

 

Daiana Cordeiro Nascimento. Enfermeira . Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos

Universidade Federal Fluminense(UFF). Daianacn02@gmail.com

Profa. Dra. Isabel Cruz. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

Abstract:

Problem: lack of information about the practice based on scientific evidence and its guidelines for the resolution of the nursing diagnosis Pressure Ulcer / Pressure sore (disorder) for the highly complex patient under intensive care in a maximum of 7 days. hospitalization. Objective: To identify the importance of nurses in the prevention of pressure injuries aiming at patient safety in an intensive care unit (ICU). Method: This study is a systematic review of the literature, from which ten articles were selected through the bibliographic databases Medline, Lilacs and Bdenf, publications from 2012 to 2019. Result: the studies pointed to the importance of using protocols and scales for the best assessment of the patient with a view to preventing pressure injuries. Conclusion: it was concluded that despite the existing resources, pressure injuries are still a challenge for the professional practice of nurses.

Key-words: Pressure Injury, Intensive Care Units and Patient Safety

Resumo:

Problema: escassez de informação sobre a prática com base evidências científicas e suas diretrizes para a resolução do diagnóstico de enfermagem Pressure Ulcer/  Pressure sore (disorder) para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação. Objetivo: Identificar a importância do enfermeiro na  prevenção da lesão por pressão visando a segurança do paciente em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Método: Este estudo é uma revisão sistemática da literatura, do qual,  foram selecionados dez artigos através das bases Medline, Lilacs e BDenf, publicações no período de 2012 a 2019. Resultado: os estudos apontaram para a importância da utilização de protocolos e escalas para a melhor avaliação do paciente visando a prevenção da lesão por pressão. Conclusão: concluiu-se que apesar dos recursos existentes, a lesão por pressão ainda é um desafio para a prática profissional do enfermeiro.

Palavras-chave: lesão por pressão, unidades de terapia intensiva e segurança do paciente.

 

 

 

INTRODUÇÃO

      A Segurança do paciente tem como definição pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando há  redução de riscos de danos desnecessários a um mínimo aceitável, sendo um componente relacionado ao atendimento ao paciente.1

     Em 2013, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Segurança do paciente (PNSP), que tem como objetivo a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente e gestão de risco, nas instituições de saúde, para que sejam implementadas medidas assistências e educativa, voltadas a segurança do paciente em diferentes áreas de atenção.²

     A lesão por pressão (LP) possui uma incidência alta , principalmente em Unidades de Terapia Intensiva.3 É considerada um Evento Adverso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica como um incidente que acabou resultando em dano à saúde. Assim, a LP Caracteriza-se por um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente, sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou artefato. Pode também ser afetada por fatores como o microclima, nutrição, perfusão periférica, comorbidades e pela sua condição. 4

Situação-problema: escassez de informação sobre a prática com base evidências científicas e suas diretrizes para a resolução do diagnóstico de enfermagem Pressure Ulcer/  Pressure sore (disorder) para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação.

Objetivo:  Identificar a importância do enfermeiro na  prevenção da lesão por pressão visando a segurança do paciente em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Questão prática: Utilizou-se a estratégia PICOT (Paciente, Intervenção, Comparação, Outcomes e Tempo) para a elaboração da questão da pesquisa, que foi: Quais intervenções são adotadas pela equipe de enfermagem para a prevenção de lesão por pressão?

 

Imagem 1

 

 

METODOLOGIA

Nesse estudo, realizou-se uma revisão sistematizada da literatura utilizando as bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem Online (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e a Base de Dados de Enfermagem (BDenf).

As buscas foram realizadas no período de setembro e outubro de 2020 e os estudos foram escolhidos diante dos seguintes critérios de inclusão: artigos científicos, teses ou dissertações; textos completos disponíveis; idioma inglês, português ou espanhol; e publicados nos períodos anuais de 2012 a 2019. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados ou que não abordavam o tema.

Os descritores utilizados na pesquisa, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), foram: Lesão por Pressão, Úlcera por Presión, Pressure Ulcer ,Segurança do Paciente,  Seguridad del Paciente, Patient Safety, Unidades de Terapia Intensiva, Unidades de Cuidados Intensivos e Intensive Care Units. Com a utilização das seguintes estratégias de buscas: (“Lesão por Pressão” OR  “Úlcera por Presión” OR “Pressure Ulcer”) AND (“Segurança do Paciente” OR “Seguridad del Paciente” OR  “Patient Safety”) AND (“Unidades de Terapia Intensiva” ORUnidades de Cuidados Intensivos” ORIntensive Care Units”).

 

 

 

RESULTADOS

 

      Na busca, verificou-se dezoito estudos nas bases Medline, Lilacs e BDenf, de acordo com os critérios de inclusão. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos cinco estudos, entre os duplicados e os não abordavam o tema. Assim, foram selecionados treze estudos, para a leitura completa visando responder à questão norteadora. E no fim, foram selecionados dez estudos.(Quadro 1)

 

 

Quadro 1- Publicações localizadas nas bases Medline, Lilacs e BDenf – autor (es), data e país, objetivo da pesquisa, população amostra e tipo do estudo, principais recomendações. Niterói, 2020.  

 

Autor(es), data & país

Objetivo da pesquisa

População/ amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação (ões)

Barreto, Renata Michelle Dos SantosSantos, Renata Lopes do NascimentoMelo, Edluza Maria Viana Bezerra de. 2019. BRASIL

 

 

Identificar o perfil das pessoas com

Lesões por pressão internadas em unidades de terapia intensiva de um hospital universitário de Recife, PE

83 pacientes

Descritivo com um

Abordagem quantitativa

Com este estudo é possível focar na elaboração e implementação de estratégias para

Medidas preventivas no atendimento ao paciente crítico, baixo custo e atendimento diário.

Manganelli, Rigielli Ribeiro; Kirchhof, Raquel Soares; pieszaki, Greice Machado; Dornelles, Carla da Silveira. 2019. BRASIL

Caracterizar a população estudada e descrever as intervenções dos enfermeiros para a prevenção de lesão por pressão em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto.

13 enfermeiros

Pesquisa transversal descritiva

Os enfermeiros utilizam intervenções significativas na prevenção de lesão por pressão, porém, ainda existem lacunas na assistência prestada.


Sanches, bruna oliveira; contrin, ligia márcia; beccaria, lucia marinilza; frutuoso, isabela shumaher; silveira, ana maria; werneck, alexandre lins. 2018. Brasil

Verificara adesão da equipe de enfermagem a o protocolo de lesão por pressão e segurança do paciente em unidades de terapia intensiva.

945 pacientes internados

Descritivo quantitativo

Constatou-se adesão da equipe de enfermagem ao protocolo, demonstrada pelo baixo índice de lesão, quando comparado com a literatura, sendo que os pacientes do sexo masculino foram os que mais apresentaram lesões.


Mendonça, Paula Knoch; Loureiro, Marisa Dias Rolan; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Souza, Albert Schiaveto de. 2018. BRASIL

Descrever a frequência e os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões por pressão em clientes de Centros de Terapia Intensiva.

104 clientes

Estudo quantitativo, transversal

Os fatores de risco identificados como significativos para a ocorrência de LP podem ser prevenidos, portanto, o envolvimento da equipe de enfermagem é fundamental na prevenção dessas lesões.


Siman, andréia guerra; brito, maria josé menezes. 2017 . Brasil

Identificar mudanças na prática de enfermagem para melhorar a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

31 profissionais

Estudo de caso

Observaram-se mudanças na prática de enfermagem, principalmente com foco no gerenciamento de riscos.


Edger, melinda. 2017. Estados unidos da américa

Determinar a taxa de lesão por pressão adquirida em hospital antes e depois da introdução de um dispositivo de reposicionamento, medir o nível de esforço percebido pela equipe com o uso do dispositivo e avaliar o retorno sobre o investimento

717 pacientes

Estudo de caso

O uso de um dispositivo de reposicionamento resultou em uma redução significativa de lesão por pressão.

Clay, alison s; chudgar, saumil m; turner, kathleen m; vaughn, jacqueline; knudsen, nancy w; farnan, jeanne m; arora, vineet m; molloy, margory a. 2017. Estados unidos da américa

Determinar se estudantes de medicina e enfermagem podem identificar riscos de hospitalização que podem resultar em danos aos pacientes e detectar diferenças entre as profissões nos tipos de riscos identificados.

Estudantes de graduação em enfermagem (n = 51) e medicina (n = 93)

Estudo observacional

Os graduandos de enfermagem e medicina perderam diversos riscos da hospitalização, principalmente aqueles relacionados à unidade de terapia intensiva.


Toffoletto, Maria Cecilia; Barbosa, Ricardo Luis; Andolhe, Rafaela; Oliveira, Elaine Machado de; Janzantte Ducci, Adriana; Padilha, Katia Grillo. 2016. BRASIL

Identificar os fatores relacionados à ocorrência de eventos adversos em pacientes idosos críticos internados em Unidade de Terapia Intensiva segundo características demográficas e clínicas.

Os dados foram coletados dos prontuários 9 hospitais diferentes

Estudo de coorte retrospectivo

A identificação dos eventos e fatores associados no idoso subsidiam a prevenção dessas ocorrências perante as vulnerabilidades dessa faixa etária.

Thomas, a n; taylor, r j.2012. Estados  unidos da américa

Categorizar e estabelecer  as taxas de incidentes de segurança do paciente relatados durante 2009 e 2010 em unidades de cuidados intensivos

12 hospitais

Revisão integrativa de literatura

. A ampla gama de taxas de úlceras de pressão relatadas sugere que sua incidência pode ser reduzida.

Mcgahan, Matthew; Kucharski, Geraldine; Coyer, Fiona. 2012. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Revisar a literatura publicada nos últimos 10 anos que examina a relação entre os níveis de pessoal de enfermagem e a incidência de mortalidade e morbidade em pacientes adultos em unidades de terapia intensiva.

19 artigos

Revisão integrativa de literatura

Embora uma associação estatística geral entre o aumento dos níveis de pessoal de enfermagem e a diminuição dos resultados adversos do paciente não tenha sido encontrada nesta revisão

 fonte: as autoras (2020)

 

 

DISCUSSÃO

 

Da análise dos artigos emergiram duas categorias: perfil de incidência da lesão por pressão e prevenção da lesão por pressão.

 

Perfil de Incidência da Lesão por Pressão

 

Nesta categoria, analisou-se o perfil dos pacientes internada na Unidade de Terapia Intensiva em que há maior incidência de lesão por pressão. Assim, foram enquadrados 4 artigos, sendo que um foi publicado em 2019, dois em 2018 e um em 2016.

Todos os artigos citam que há uma maior incidência de surgimento de LP em pacientes idosos. Segundo Barreto et al(5), isso ocorre pois há um retardo no processo de vascularização com o envelhecimento da pele e também, redução na produção e função do colágeno tornando a pele mais fragilizada e suscetível para o início das lesões. Com isso, os idosos predispõe os maior risco de lesões (6).

 

Sabe-se que o setor de Unidade de Terapia Intensiva tem maior probabilidade do paciente desenvolver LP, pois ocorre um tempo maior de internação, além , como por exemplo, utilização do ventilador mecânico, infusão de drogas vasoativas, cateter urinário, cateteres intravenosos e a percepção sensorial diminuída causada por relaxantes musculares, analgésicos e sedativos(7).

 

Outro fato importante, que dois artigos demonstram que ambos os sexos apresentam ocorrência de LP mas que há uma predominância no sexo masculino, chegando a 52, 9% e no sexo feminino 47,1% (8). Nenhum artigo explicou e nem discutiu o porquê  do predomínio do sexo masculino.

 

 

 

Prevenção de Lesão Por Pressão

 

Nesta categoria foram enquadrados 6 artigos. Dos quais, um foi publicado em 2019, três em 2017 e dois em 2012.

 

Para uma equipe de enfermagem, é desafiador a prevenção de LP pois exige qualificação para haver uma identificação dos fatores de riscos e com isso, o planejamento e implementação de intervenções corretas para que haja a prevenção e o tratamento. Destaca-se que o desenvolvimento das LP, além de impactar o paciente, sua qualidade de vida e seus familiares, pode acarretar em processos judiciais tanto para o profissional de saúde quanto a instituição(8).

 

Segundo Clay et al (9), é importante a orientação dos enfermeiros desde da graduação, principalmente ao riscos relacionados com o paciente em UTI, assim possibilitando profissionais mais qualificados no mercado de trabalho.

 

Precisa-se que o enfermeiro realize um diagnóstico de enfermagem coerente  e que sua intervenção tenha embasamento científico e que se baseie em recomendações da literatura como medidas preventivas, como mudança de decúbito em 2/2h, uso de colchão pneumático, medidas higiênicas, cremes de barreiras e a elaboração/implementação  de protocolos e escalas, como a de Braden (10).

 

 

CONCLUSÃO

 

 

         Conclui-se que  prevenção da lesão por pressão é de extrema importância na atuação do enfermeiro frente ao paciente internado na unidade de terapia intensiva, ressalta-se  que ainda apresenta  dificuldades em ser alcançada na aplicação prática dos enfermeiros e com isso, precisa-se de profissionais mais qualificados assim, a importância do tema durante  a formação do profissional para melhor avaliação do risco.

 

 

REFERÊNCIAS

1.World Health Organization. Organização PanAmericana de Saúde. Aliança Mundial para Segurança do Paciente, 2017 [cited 2020 Nov 30]. Available from: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=931&Itemid=

2. Ministério da saúde (BR). Portaria n. 529, de 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da República Federativa do Brasil; 2013. [cited 2020 Nov30 ]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

3. Andrade CCD, Almeida CFSC, Pereira WE, Alemão WE, Brandão CMR, Borges EL. Costs of topical treatment of pressure ulcer patients. Rev Esc Enferm USP. 2016; 50(2):292-8.

4. MA, Oliveira DST, BRITO SS. Risco para úlceras por pressão em idosos hospitalizados: aplicação da escala de Waterlow. Rev Enferm UERJ. 2012; 20(1):56-60.

5. Barreto, Renata Michelle Dos Santos; Santos, Renata Lopes do Nascimento; Melo, Edluza Maria Viana Bezerra de. Profile of people with pressure injuries admitted to the intensive care unit. Mundo saúde (Impr.) ; 43(4): [1030-1043], set., 2019. Tab

6. offoletto Maria Cecilia, Barbosa Ricardo Luis, Andolhe Rafaela, Oliveira Elaine Machado de, Janzantte Ducci Adriana, Padilha Katia Grillo. Fatores relacionados à ocorrência de eventos adversos em pacientes idosos críticos. Rev. Bras. Enferm.  [Internet]. 2016  Dec [cited  2020  Dec  27] ;  69( 6 ): 1039-1045. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601039&lng=en

7. Sanches, Bruna Oliveira; Contrin, Ligia Márcia; Beccaria, Lucia Marinilza; Frutuoso, Isabela Shumaher; Silveira, Ana Maria; Werneck, Alexandre Lins. Adesão da enfermagem ao protocolo de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva. Arch. Health Sci. (Online) ; 25(3): 27-31, 21/12/2018.

8. Mendonça, Paula Knoch; Loureiro, Marisa Dias Rolan; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Souza, Albert Schiaveto de. Ocorrência e fatores de risco para lesões por pressão em centros de terapia intensiva / Occurrence and risk factors for pressure injuries in intensive care centers. Rev. enferm. UFPE on line ; 12(2): 303-311, fev.2018. ilus, tab

9. Clay, Alison S; Chudgar, Saumil M; Turner, Kathleen M; Vaughn, Jacqueline; Knudsen, Nancy W; Farnan, Jeanne M; Arora, Vineet M; Molloy, Margory A. How Prepared Are Medical and Nursing Students to Identify Common Hazards in the Intensive Care Unit? Ann Am Thorac Soc ; 14(4): 543-549, 2017 Apr.

10. Siman, Andréia Guerra; Brito, Maria José Menezes. Mudanças na prática de enfermagem para melhorar a segurança do paciente. Rev Gaucha Enferm ; 37(spe): e68271, 2017 Apr 27.





JSNCARE
Share |