What is the best digital technology for nursing intervention in the risk of infection after surgery in the ICU - Integrative Literature Review

 

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem no risco de infecção após cirurgia em UTI  - Revisão Integrativa da Literatura

Claudinier Francisco Alves Neto 1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

Enfermeiro, aluno do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

ABSTRACT
Objective: to search the professional scientific literature with experience in implementing the referred digital technologies in the nurse's work with the person with the nursing diagnosis Risk for Infection (10015133 ICNP®), as well as their treatment and therapeutic results in high complexity.

Methodology: This study is an integrative review, respecting its 6 (six) construction phases. For the survey of articles in the literature, a search was carried out in the following databases: MEDLINE, CINAHL and EMBASE. The descriptors and their combinations in Portuguese and English applied were: (digital technology) OR (technology applied to health care) AND (treatment) AND (surgical infection). Results: 258 articles were found, 184 articles found with the descriptor: (digital technology) OR (technology applied to health care) AND (treatment) AND (surgical infection) and 74 articles with the descriptor Technology AND Surgical Wound Infection. Discussion: The technology applied to hospital care in the ICU enables the prolonged survival of the patient in critical situations, however, this is one of the risk factors for the acquisition of Hospital Infection (HI) in these critical patients. Conclusion: The use of technologies in nursing consists of using creative alternatives with the aim of overcoming difficulties and guaranteeing the quality of care.

 

Key words: Digital technology; Technology applied to health care; Nursing; Surgical infection.

RESUMO
Objetivo: Buscar na literatura científica profissional com experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da (o) enfermeira (o) junto à pessoa com o diagnóstico de enfermagem Risco de Infecção (10015133 CIPE®), bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos na alta complexidade. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa, respeitando suas 6 (seis) fases de construção. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados: MEDLINE, CINAHL e EMBASE. Os descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa aplicados foram: (tecnologia digital) OR (tecnologia aplicada à assistência à saúde) AND (tratamento) AND (infecção cirúrgica). Resultados: Foram encontrados 258 artigos, sendo 184 artigos encontrados com o descritor: (tecnologia digital) OR (tecnologia aplicada à assistência à saúde) AND (tratamento) AND (infecção cirúrgica) e 74 artigos com o descritor Technology AND Surgical Wound Infection. Discussão: A tecnologia aplicada à assistência hospitalar em UTI viabiliza a sobrevida prolongada do paciente em situações críticas, entretanto, este é um dos fatores de risco para a aquisição de Infecção Hospitalar (IH) nestes pacientes críticos. Conclusão: O emprego de tecnologias na enfermagem consiste em usar alternativas criativas com o objetivo de superar as dificuldades e garantir a qualidade do cuidado.

 

Palavras-chave: Tecnologia digital; Tecnologia aplicada à assistência à saúde; Enfermagem; Infecção cirúrgica. 

 

INTRODUÇÃO E SITUAÇÃO PROBLEMA

As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um evento adverso mais frequente, que afeta pacientes internados, cujo desfecho é representado pelo aumento da morbidade e da mortalidade, do tempo de internação hospitalar e de sequelas1. Como uma das fontes mais comuns de danos evitáveis, as infecções relacionadas à assistência à saúde representam a maior ameaça à segurança do paciente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 25% das mortes ocorridas no mundo são causadas por infecções. Devido à dificuldade em se relacionar um microrganismo a determinada doença, o diagnóstico tardio e até mesmo a incerteza diagnóstica levam à utilização de terapias errôneas, o que ocasiona uma terapêutica ineficaz e uma utilização desnecessária de medicamentos2.

Em adiante, podemos dizer que, estudos têm mostrado que o risco de adquirir infecções relacionadas à assistência à saúde é, especialmente significativo, em unidades de terapia intensiva comparado com outros setores hospitalares. Neste ambiente o paciente está muito mais exposto ao risco de infecção, que é proporcional às condições nutricionais, à gravidade da doença, ao tempo de internação, entre outros fatores. A cateterização urinária e intravascular, a intubação traqueal e a ventilação mecânica (VM), são alguns dos métodos invasivos responsáveis por grande número das infecções, assim como cirurgias complexas, drogas imunossupressoras, contato com a equipe de saúde e os fômites3. 

O enfermeiro é o profissional que supervisiona a equipe de enfermagem. Em relação aos procedimentos, ele acompanha diretamente a evolução clínica do paciente durante 24 horas, e também é o responsável por manter cuidados de enfermagem de alta complexidade técnica, que possuem risco para a incidência das infecções hospitalares (IHs). Sendo assim, o profissional de enfermagem assume grande importância no processo de identificação e notificação dos casos de IH3. Para tal, destaca-se a importância da produção de tecnologia para as inovações na área da saúde e enfermagem, pois auxilia a organização do serviço, as formas de cuidados, fundamenta e inova a prática do exercício profissional4. 

As tecnologias do cuidado são divididas em dura, leve-dura e leve. Tecnologia dura ou trabalho morto refere-se ao instrumental complexo em seu conjunto, englobando todos os equipamentos para tratamentos, exames e a organização das informações; a leve-dura refere-se aos saberes profissionais, bem estruturados com a clínica, a epidemiologia e os demais profissionais que compõem a equipe.  As tecnologias leves são aquelas utilizadas nas relações humanas, como a produção de vínculo, autonomização, acolhimento, no encontro entre o profissional e o usuário/paciente5.

Diante da responsabilidade do enfermeiro junto aos pacientes em cuidados críticos e conhecendo-se a complexidade e especificidades do atendimento a esses indivíduos, que necessitam cada vez mais de uma maior atenção do enfermeiro, despertou-se acerca da busca de publicações de enfermagem que envolvam o uso de tecnologias de cuidado. 

A seguir no quadro 01, para melhor elucidar a evidência e elaboração da pergunta da pesquisa, foi utilizado a Estratégia PICO no desenvolvimento dentro da Prática Baseada em Evidência (PBE).

 

Quadro 1 - Estratégia de PICOT. Niterói, 2022.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P

Paciente de alta complexidade & adulto/idoso com a intervenção no risco de infecção após cirurgia.

Apresentar evidências que comprovem qual a melhor tecnologia aplicada na intervenção de enfermagem sobre o risco de infecção após cirurgia em paciente adulto/idoso em Unidade de Terapia Intensiva.

I

Intervenção

Trocar cobertura de feridas (ou curativo).

C

Comparação e controle

Não se aplica.

O

Desfecho ou Outcome

Melhores tecnologias aplicadas à intervenção no risco de infecção após cirurgia em pacientes sob cuidados intensivos.

T

Tempo

Percurso crítico: 7 dias.

Fonte: Neto & Cruz, 2022.

 

Por conseguinte, a questão norteadora acerca desta temática é: Com base em evidência, como cada TDIC pode contribuir para o diagnóstico e tratamento da pessoa com Risco de Infecção (10015133 CIPE®) na unidade de cuidados intensivos? Para responder à questão norteadora, o presente trabalho teve como objetivo buscar na literatura científica profissional com experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da (o) enfermeira (o) junto à pessoa com o diagnóstico de enfermagem Risco de Infecção (10015133 CIPE®), bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos na alta complexidade. 

 

METODOLOGIA 

Este estudo trata-se de uma revisão integrativa, respeitando suas 6 (seis) fases de construção: 1º - elaboração da pergunta norteadora; 2º - busca ou amostragem na literatura; 3º - coleta de dados; 4º - análise crítica dos estudos incluídos; 5º - discussão dos resultados e 6º - apresentação da revisão integrativa6. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados: MEDLINE, CINAHL e EMBASE. Os descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa aplicados foram: (tecnologia digital) OR (tecnologia aplicada à assistência à saúde) AND (tratamento) AND (infecção cirúrgica).

Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos cinco anos (de 2017 a 2022), com texto completo, que retratavam a temática e estudos que exprime a pessoa adulta/idoso.

 

RESULTADOS

As buscas nas bases de dados foram no período de março/novembro de 2022. Foram encontrados 258 artigos, sendo 184 artigos encontrados com o descritor: (tecnologia digital) OR (tecnologia aplicada à assistência à saúde) AND (tratamento) AND (infecção cirúrgica) e 74 artigos com o descritor Technology AND Surgical Wound Infection. Foram excluídos artigos duplicados, que não retratavam a temática, estudos com criança e com tempo maior do que cinco anos de publicação. A amostra final desta revisão foi constituída por dez artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. 

A seguir, os resultados da busca científica foram organizados e classificados no quadro 02 conforme a Prática Baseada em Evidência (PBE), onde se alinha a análise e classificação das publicações localizadas nas bases de dados virtuais de acordo com Oxford (16). Niterói, 2022.

 

 

 

Quadro 2: Análise e classificação do nível de evidência científica dos estudos:

Autores, Ano e País.

Objetivo da Pesquisa

População

/amostra

Tipo de Estudo

Principal (is) recomendação (ões)

Nível de evidência

Norman G, Shi C, Goh EL, Murphy EMA, Reid A, Chiverton L, Stankiewicz M, Dumville JC. 

Avaliar os efeitos da NPWT para prevenir SSI na cicatrização de feridas por meio do fechamento primário e avaliar o custo-efetividade da NPWT

na cicatrização de feridas por meio de fechamento primário.

Incluímos estudos envolvendo pessoas de qualquer idade e em qualquer cuidado

ambiente que avaliou o uso de NPWT para procedimentos cirúrgicos não infectados

cicatrização de feridas por fechamento primário em todos os grupos de intervenção.

Meta-análise de estudos randomizados ou não randomizados controlados.

A NPWT para cicatrização de feridas cirúrgicas por fechamento primário provavelmente reduz a taxa de SSI em comparação com curativos de feridas padrão, mas provavelmente não altera a incidência de deiscência da ferida.

1B

Oliveira LP, Lucato ALS, Fernandes DR, Vieira LG, Santos BN, Silveira RCCP.

Sintetizar o conhecimento sobre tecnologia para o autocuidado na vigilância de infecção da ferida cirúrgica.

Pacientes adultos submetidos a procedimento cirúrgico;

Revisão Integrativa.

Tais tecnologias são eficazes na vigilância da infecção da ferida operatória, pois permitem aproximação com a equipe de saúde.

1A

Tallamini I, Marques LPS,

Investigar o uso da laserterapia como tratamento complementar pela enfermagem no tratamento de feridas.

Enfermeiros

Revisão Integrativa.

A enfermagem possui um papel primordial no uso de laser de baixa potência, pois a enfermagem cuida regularmente de uma variedade de lesões na pele, entre elas abrasões, queimaduras, incisões cirúrgicas, pé diabético e ulcerações.

1A

Couto JF, Machado WCA, Costa EM, Tyrrel MAR, Calegaro KMS, Oliveira LS, et al.

O objetivo deste artigo é refletir sobre as contribuições do legado deixado por Florence Nightingale, através de sua teoria ambientalista, discutindo enfoques conceituais, teóricos e práticos para as políticas de prevenção e controle das infecções cirúrgicas no Brasil e no empoderamento do Enfermeiro, através da testagem de uma tecnologia de desinfecção de ambiente. 

Enfermeiros

Trata-se de uma reflexão teórica, baseada em uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, com abordagem qualitativa.

O enfermeiro é peça fundamental do cuidado; com isso, é indiscutível e relevante a realização de pesquisas científicas abordando aspectos teórico-práticos. Reforçando essa ideia, foi criado um protótipo de tecnologia para desinfecção de ambiente cirúrgico à base de radiação ultravioleta-c.

5

Poehnert D, Hadeler N, Schrem H, Kaltenborn A, Klempnauer J, Winny M.

Investigar o impacto

da terapia de feridas por pressão negativa incisional nos processos de cicatrização de feridas e sua

potência para prevenir infecções superficiais do sítio cirúrgico (SSSI) após a reversão de um duplo

ileostomia em alça.

Pacientes tratados com ferida de pressão negativa incisional

 

Este estudo observacional prospectivo controlado de centro único.

 

Pacientes tratados com pressão negativa incisional

terapia de feridas teve uma melhora superior de uma variedade de itens subjetivos.

 

2C

Franco VQ, Souza NVDO, Pires AS, Rafael RMR, Nascimento DC, Nunes MLG.

O objetivo da pesquisa é descrever o processo cicatricial de feridas cirúrgicas infectadas com a utilização de espuma de poliuretano com prata iônica e sulfadiazina de prata.

Pacientes que possuíam infecção de ferida operatória.

Trata-se de estudo observacional, descritivo, prospectivo do tipo série de dados.

 A espuma apresentou melhores resultados por apresentar todas as propriedades de um curativo ideal. 

2C

Sandy-Hodgetts K, Norman R, Edmondston S, Haywood Z, Davies L, Hulsdunk K, et al.

Identificação precoce de uma complicação da ferida através da vigilância pós-alta usando um

curativo transparente e tecnologia de smartphone.

 

Pacientes submetidos a  artroplastia total de quadril ou joelho.

 

Estudo de ensaio clínico com uma amostra de conveniência pragmática não randomizada.

 

Um novo caminho usando um totalmente transparente

curativos e tecnologias digitais para a prevenção de reinternações agudas.

 

1B

McLean KA, Mountain KE, Shaw CA, Drake TM, Ots R, Knight SR, et al.

Objetivo é investigar se um smartphone entregue

ferramenta de avaliação de feridas resulta em tratamento precoce.

Pacientes com mais de 16 anos submetidos a cirurgias abdominais de emergência.

 

Este é um estudo randomizado controlado.

 

O uso do smartphone como ferramenta para avaliação da ferida e facilitar a avaliação de infecção de sítio cirúrgico.

1B

Kumin M, Harper CM, Reed M, Bremner S, Perry N, Scarborough M.

O objetivo do estudo  foi comparar a influência de

ar forçado versus aquecimento de tecido resistivo

tecnologias em infecção pós-operatória.

Pacientes com fratura de quadril com mais de 60 anos de idade que

estão passando por hemiartroplastia

Um estudo piloto para um estudo randomizado

ensaio controlado.

Intervenção capaz de reduzir as taxas de infecção pós-operatória provavelmente levaria a uma mudança na prática,

economias significativas para a economia da saúde, reduzir a exposição geral a antibióticos e melhorar os resultados após

fratura em idosos.

1B

Lindblom RPF, Lytsy B, Sandström C, Ligata N, Larsson B, Ransjö U, et al.

Avaliar a incidência de infecção da ferida esternal

30 dias após a cirurgia.

 

Todos os pacientes operados com CRM isolada entre o início de 2006 e o ​​final de 2012 foram incluídos no estudo.

Este é um estudo randomizado controlado.

Resultados da implementação do programa de intervenção são positivos na medida em que reduzem o número de infecções de sítio cirúrgico.

1B

Fonte: Neto & Cruz, 2022.

 

DISCUSSÃO

A tecnologia aplicada à assistência hospitalar em UTI viabiliza a sobrevida prolongada do paciente em situações críticas, entretanto, este é um dos fatores de risco para a aquisição de Infecção Hospitalar (IH) nestes pacientes críticos3. Com o avanço da tecnologia, os antimicrobianos vêm sendo aperfeiçoados, as técnicas de assistência vêm sendo modernizadas e o tratamento das doenças assumiu alta complexidade. Entretanto, a invasão de bactérias multirresistentes e a luta contra essa resistência surgiram nesse contexto, fragilizando o ambiente do cuidado e desafiando as ações dos profissionais da saúde, no quesito prevenção das IHs3.

Para tanto, a enfermagem vem acompanhando os avanços tecnológicos e implementando tecnologias no seu processo de cuidado, a fim de facilitar e diminuir danos ao paciente durante a implementação de uma determinada intervenção, sendo a tecnologia um pilar para a segurança do paciente.

Ressalta-se que, apesar dos avanços tecnológicos, como exemplo, o uso de coberturas para evitar as infecções de sítio cirúrgico, percebe-se que há uma luta incansável em busca da prevenção e controle de infecções nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), em especial as infecções cirúrgicas, visto que, os desafios perpassam a conscientização dos profissionais de saúde, na realização de medidas básicas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, como a realização da higienização das mãos9

A maioria dos estudos encontrados abordaram sobre as Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) e as respectivas tecnologias desenvolvidas para diminuir os índices durante o período de internação dos indivíduos. Embora, devemos destacar que, os indivíduos submetidos a internação intensiva após cirurgia, estão sujeitos a vários riscos de infecções, como exemplo, infecção da corrente sanguínea, infecção de trato respiratório e dentre outras. Dentre as tecnologias trazidas aqui neste estudo, destacam-se a utilização de espuma de poliuretano com prata iônica e sulfadiazina de prata, o impacto da terapia de feridas por pressão negativa incisional nos processos de cicatrização de feridas e sua potência para prevenir infecções superficiais do sítio cirúrgico, o uso da laserterapia, e além disso, o uso de smartphones como uma ferramenta para  avaliação de feridas após a alta hospitalar, no que resulta em tratamento precoce e evita novas reinternações por parte dos pacientes. 

As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. As ISC são consideradas eventos adversos frequentes, decorrente da assistência à saúde dos pacientes que pode resultar em dano físico, social e/ou psicológico do indivíduo, sendo uma ameaça à segurança do paciente9.

Entretanto, o enfermeiro tem um papel fundamental na prevenção e controle de infecções cirúrgicas, que envolve conhecimentos científicos teóricos e habilidades práticas, para a obtenção de uma assistência livre de danos aos pacientes. Contudo, assim como é necessário atualizar-se sobre os avanços tecnológicos para tratamento e diagnóstico das diferentes patologias tratadas nos hospitais, também se faz imprescindível a educação continuada dos profissionais que atuam nesses locais3. Deve-se tratar adequadamente da formação profissional no tocante às medidas preventivas e de controle das infecções, com o intuito de que estes percebam a relevância das medidas que privilegiam a prevenção e/ou a amenização das IHs3.

 

CONCLUSÃO 

A infecção é a manifestação frequente no paciente grave, internado na Unidade de Terapia Intensiva, tendo uma ligação direta no tempo de internação e as sequelas que podem gerar nos pacientes, mas, sendo um dano evitável. Quando identificados precocemente a equipe multiprofissional ganha tempo na elaboração do plano assistencial proporcionando mais segurança e minimizando os danos como a mortalidade, tempo de internação e gastos adicionais.

Entretanto, com o andamento das pesquisas levantadas e com base nos artigos selecionados, foi visto que há uma lacuna científicas sobre estudos que abordam tecnologias aplicadas à assistência de saúde, sobressaltando tecnologias que possam contribuir especificamente com a prática do enfermeiro. É necessário que, os profissionais da enfermagem possam explorar mais dessa área, afim de facilitar os processos gerenciais e as ações práticas em enfermagem e saúde. Portanto, o emprego de tecnologias na enfermagem consiste em usar alternativas criativas com o objetivo de superar as dificuldades e garantir a qualidade do cuidado. 

Contudo, é fundamental que a enfermagem identifique os benefícios quanto ao uso das tecnologias digitais na sua área de atuação, em especial, no monitoramento do paciente crítico com risco de infeção, desenvolvendo habilidades inovadoras e proporcionando segurança, bem-estar e uma assistência de qualidade.

 

REFERÊNCIAS

1. Sinésio MCT, Magro MCS, Carneiro TA, Silva KGN. Fatores de risco às infecções relacionadas à assitência em unidades de terapia intensiva. Cogitare Enferm. [Internet] 2018 [Cited 2022 nov 22];23(2):e53826. Available from:  https://www.redalyc.org/journal/4836/483660205013/html /  

2. Basso ME, Pulcinelli RSR, Aquino ARC, Santos KF. Prevalência de infecções bacterianas em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Rev Bras An Clin. [Internet] 2016 [Cited 2022 nov 22];48(4):383-8. Available from: https://www.rbac.org.br/wp-content/uploads/2017/04/RBAC-vol-48-4-2016-ref.-307.pdf 

3. Ferreira JV. Infecção hospitalar na unidade de terapia intensiva: revisão bibliográfica.  II Congresso Brasileiro em Ciências da Saúde (CONBRACIS). Unidade de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conbracis/2017/TRABALHO_EV071_MD1_SA4_ID1591_15052017153412.pdf  

4. Cestari VFR, Sampaio LRL, Barbosa IV, Studart RMB, Moura BBF, Araújo ARC. Tecnologias do cuidado utilizadas pela enfermagem na assistência ao paciente politraumatizado: revisão integrativa. Cogitare Enferm. [Internet] 2017 [Cited 2022 nov 22];20(4): 701-710. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40819/26632     

5. Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. [Internet] 2010 [Cited 2022 nov 22];8(1Pt1):102-6. Available from: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt    

6. Norman G, Shi C, Goh EL, Murphy EMA, Reid A, Chiverton L, et al. Negative pressure wound therapy for surgical wounds healing by primary closure. Cochrane Database Systematic Reviews. [Internet] 2022 [Cited 2022 nov 22];(4)Available from: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009261.pub7/full  

7. Oliveira LP, Lucato ALS, Fernandes DR, Vieira LG, Santos BN, Silveira RCCP. Use of technology for self-care in surgical wound infection surveillance: integrative review. Rev Bras Enferm. [Internet] 2022 [Cited 2022 nov 22];75(3):e20210208. Available fromhttps://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0208   

8. Tallamini I, Marques LPS, Processo de cicatrização e efeito da laserterapia de baixa potência: revisão integrativa. RECHHC. [Internet] 2021 [Cited 2022 nov 22];1(1):123-137. Available from: https://rechhc.com.br/index.php/rechhc/article/view/22 

9. Couto JF, Machado WCA, Costa EM, Tyrrel MAR, Calegaro KMS, Oliveira LS, et al. A teoria Nightingaleana e seu legado na prevenção das infecções cirúrgicas no Brasil: testando tecnologia. Research Society Development. [Internet] 2021 [Cited 2022 nov 22];10(1):e13710111587. Available fromhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11587  

10. Franco VQ, Souza NVDO, Pires AS, Rafael RMR, Nascimento DC, Nunes MLG. Polyurethane foam technology with ionic silver and silver sulfadiazine: applicability in infected surgical wounds. Rev Fund Care Online. [Internet] 2018 [Cited 2022 nov 22]; 10(2):441-449. Available from:  http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.441-449 

11. Poehnert D, Hadeler N, Schrem H, Kaltenborn A, Klempnauer J, Winny M. Decreased superficial surgical site infections, shortened hospital stay, and improved quality of life due to incisional negative pressure wound therapy after reversal of double loop ileostomy. Wound Repair Regen. [Internet] 2017 [Cited 2022 nov 22];25(6): 994-1001.  Available fromhttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29356190/  

12.Sandy-Hodgetts K, Norman R, Edmondston S, Haywood Z, Davies L, Hulsdunk K, et al. A non-randomised pragmatic trial for the early detection and prevention of surgical wound complications using an advanced hydropolymer wound dressing and smartphone technology: The EDISON trial protocol. Int Wound J.[Internet]2022 [Cited 2022 nov 22];19:2174–2182. Available fromhttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/iwj.13823 

13. McLean KA, Mountain KE, Shaw CA, Drake TM, Ots R, Knight SR, et al. Can a smartphone-delivered tool facilitate the assessment of surgical site infection and result in earlier treatment? Tracking wound infection with smartphone technology (TWIST): protocol for a randomised controlled trial in emergency surgery patients. BMJ Open [Internet]2019 [Cited 2022 nov 22];9:e029620. Available from: http://crossmark.crossref.org/dialog/?doi=10.1136/bmjopen-2019-029620&domain=pdf&date_stamp=2019-010-03 

14. Kumin M, Harper CM, Reed M, Bremner S, Perry N, Scarborough M. Reducing Implant Infection in Orthopaedics (RIIiO): a pilot study for a randomised controlled trial comparing the influence of forced air versus resistive fabric warming technologies on postoperative infection rates following orthopaedic implant surgery in adults. Trials. [Internet] 2018 [Cited 2022 nov 22];19:(640). Available from:https://trialsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13063-018-3011-y 

15. Lindblom RPF, Lytsy B, Sandström C, Ligata N, Larsson B, Ransjö U, et al. Outcomes following the implementation of a quality control campaign to decrease sternal wound infections after coronary artery by-pass grafting. BMC Cardio Disorders. [Internet] 2015 [Cited 2022 nov 22]; 15(154): 1-9. Available from: https://bmccardiovascdisord.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12872-015-0148-4

16. Oxford Centre for Evidence-based Medicine – Levels of Evidence (March 2009). CEBM [Internet]. 2009 [cited 2021 dez 12]. Available from: https://www.cebm.net/2009/06/oxford-centre-evidence-based-medicine-levelsevidence-march-2009/ 

 





JSNCARE
Share |